Docente |
Luís Filipe Ferreira Marques Santos |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
Pretende-se que no final desta unidade curricular que os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam:
- Compreender com facilidade as organizações relacionadas com a aeronáutica e que adotaram como objetivo estratégico a Gestão pela Qualidade Total;
- Analisar e avaliar com outros Sistemas de Gestão (Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social das Organizações), qual perspectiva globalizante e empreendedora.
Compreenderem a diferença entre Gestão da Qualidade numa entidade da Aviação e a Gestão da Compliance, esta última regulamentada e nível das autoridades aeronáuticas nacionais e regionais. Aplicar às áreas de exploração do negócio aeronáutico os conhecimentos adquiridos, nomeadamente nas áreas das Operações de Voo, Aeroportos, Assistência em Escala, Manutenção e Formação e Treino.
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Conteúdos Programáticos |
Conceito, Definições e Características da Qualidade, Custos da Qualidade.
Evolução da Gestão pela Qualidade total (GQT).
Modelos clássicos da Qualidade.
Matriz de Gestão da Qualidade.
Importância das ferramentas e técnicas da Qualidade na resolução estruturada de problemas.
Ferramentas clássicas da Qualidade (Fluxograma; Folhas de Recolha de Dados, Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Dispersão. Cartas de Controlo).
Ferramentas e Técnicas de avaliação da Qualidade Programas de Qualidade Total Qualidade e Compliance no ecossistema da aviação
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Metodologias de ensino e avaliação |
O processo de aprendizagem da unidade curricular assenta aulas síncronas e assíncronas. Nas aulas assíncronas, são usadas metodologias de aprendizagem ativas. Das diversas metodologias existentes, a unidade curricular assenta sobretudo em metodologias de flipped classroom e gamificação dos diversos conteúdos programáticos. Os discentes nas sessões assíncronas, são convidados a interagir com os vários conteúdos, que permitem a cimentar o processo de aprendizagem, bem como na validação da sua compreensão. Dentro destas metodologias, os discentes são motivados a participar em fóruns de discussão, submissão de trabalhos escritos bem como o peer assessment como processo de validação pelos pares. Como forma a consolidar os conhecimentos, as aulas síncronas validam e clarificam os conhecimentos adquiridos.
Das horas da unidade curricular 23 horas serão assíncronas nas atividades descritas anteriormente, e 7 horas serão em regime síncronas para um processo de clarificação de dúvidas e validação de conhecimentos. Promoção de Webinars com a participação de empresas do setor onde a implementação da inovação dentro da sustentabilidade é uma realidade e que tem protocolo com o ISEC Lisboa como CEIIA - Centro de engenharia e desenvolvimento, Hyfly, TAP Portugal, FLYWAY - AIRCRAFT MANAGEMENT, OGMA.
O processo de avaliação predominantemente será realizado online, de uma forma contínua, permitindo a apresentação oral pelo aluno numa sessão online síncrona através de uma plataforma de webconferência que exigirá sempre a identidade do estudante. Todas as tarefas solicitadas aos estudantes que careçam de avaliação serão inseridas no campus virtual onde os estudantes submeterão os documentos/reflexões solicitadas e o professor dará o seu feedback. Para além da avaliação continua, o aluno terá a oportunidade de realizar, presencialmente nas instalações do ISEC Lisboa, uma prova escrita na época de exames no final do semestre (100%).
Avaliação continua: Realização de trabalhos individuais com apresentação e discussão oral em grupo (síncrona) (50%); Resolução de testes de perguntas aleatórias (assíncrona) (50%).
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Abukay, ltay (2017). lso 9001:2015 - A Complete Guide to Quality Management Systems, Editor: TAYLOR & FRANCIS INC.
- Abudd, Lucy; Ison, Stephen (2016). Air Transport Management, Editor: TAYLOR & FRANCIS LTD.
- Carpiretti, Luiz (2016). Gestão da Qualidade Conceitos e Técnicas (7ª Edição), Editora Atlas.
- Pires, António (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade, Edições Sílabo.
- Wensveen, John (2012). Air Transportation: A Management Perspective (7.ª Edição), Ashgale Publishing.
- Norma Portuguesa NP EN ISO 9001:2008-Requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade.
- Doutrina explícita nos anexos, documentos e circulares que estao anexas a convenção da aviação civil internacional - lCAO (Internacional.
- Civil Aviation Organization) nomeadamente ANEXO 11-Air Traffic Services, thirteen edition. ]uly 2.
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