CTESP EM APOIO À INFÂNCIA
O CTeSP pretende dar aos seus alunos competências para orientar, apoiar e supervisionar crianças, bem como planear, conceber e implementar atividades e estratégias de apoio a crianças que conduzam à formação integral nos domínios afetivo, cognitivo e psicomotor.
CTESP EM INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA
O Curso permitirá conceber, implementar e avaliar projetos, programas e estratégias de intervenção social adequados aos diversos contextos comunitários, nomeadamente, a inclusão social de pessoas com deficiência, a integração comunitária de minorias étnicas e de populações emigrantes, promover um desenvolvimento saudável especialmente na infância, adolescência e terceira idade. Intervir em diversas áreas de trabalho social e contribuir para o desenvolvimento comunitário. Coordenar serviços e recursos sociais e institucionais com estes fins.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA
A Licenciatura em Educação Básica proporciona uma formação abrangente que constitui uma etapa de aprendizagem promotora da aquisição de competências pedagógicas, culturais e científicas para intervir em diversos contextos educativos (ATL, Ludotecas, Museus, Autarquias, Bibliotecas, Serviços de Pediatria, entre outros) e habilitar o licenciado para a candidatura aos 2º ciclos de estudos de qualificação para a docência (Mestrado).
MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar desenvolva, não só um conjunto de competências específicas que lhe permita a intervenção directa com crianças nas funções de planeamento, planificação, concretização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, bem como competências mais alargadas que potenciem uma participação activa na vida institucional, por exemplo, na gestão escolar e na relação com os diversos actores sócio-educativos.
MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO
Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico desenvolva, não só um conjunto de competências específicas que lhe permita a intervenção directa com crianças nas funções de planeamento, planificação, concretização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, como também um conjunto de competências mais alargadas que potenciem uma participação activa na vida institucional, por exemplo, na gestão escolar e na relação com os diversos actores sócio-educativos.
MESTRADO EM ENSINO DO INGLÊS NO 1º CICLO
Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre esteja apto para a docência da Língua Inglesa no 1º ciclo do ensino básico em Escolas que ministrem o ensino básico, públicas ou privadas, ATL’s e outras organizações Educativas.