- Nota Biográfica +
Rita Brito é educadora de infância de formação inicial, doutorada em tecnologias educativas, com pós-doutoramento sobre o uso de tecnologias por famílias e crianças até aos 6 anos de idade. Exerceu atividade como educadora de infância e nos últimos anos tem-se dedicado à formação inicial de educadores de infância. A sua investigação foca-se na utilização de tecnologias digitais em ambiente pedagógico, com crianças até 6 anos, na formação inicial de educadores de infância e professores do 1º CEB e na área da pedagogia da infância. Tem artigos publicados em revistas e capítulos de livros nacionais e internacionais. Participa em várias conferências nacionais e internacionais assim como em vários projetos de investigação.
Despacho nº 9834, de 28 de Agosto de 2015
Processo PERA/2021/1401122 | Aprovado pelo CA da A3ES a 18/03/2022 e por um período de 4 anos
Alteração da estrutura curricular e do plano de estudos aprovada e publicada em Despacho n.º 7381/2022, de 8 de junho 2022
COORDENAÇÃO
Doutora Rita Brito
|
Candidatura Online Pedido de Informação
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Devem corresponder as seguintes competências fundamentais: possuir conhecimentos aprofundados na área da educação de infância, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais; capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, seja para a prática da investigação, seja para o exercício de uma atividade profissional especializada; capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem; ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades; competências que lhes permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar desenvolva, não só um conjunto de competências específicas que lhe permita a intervenção direta com crianças nas funções de planeamento, planificação, concretização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, bem como competências mais alargadas que potenciem uma participação ativa na vida institucional, por exemplo, na gestão escolar e na relação com os diversos atores socioeducativos. Constituem objetivos deste ciclo de estudos: desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante; promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar. Foram igualmente estabelecidos vários objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes neste curso:
Conhecer os processos de ensino-aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos; aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e manipulação de diversos materiais de acordo com os interesses das crianças e respeitando a integração do currículo; desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características do grupo e aos interesses e necessidades das crianças; planificar e intervém intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.
DESTINATÁRIOS
Licenciados em Educação Básica
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
+ Docência em educação na infância
ENTIDADES PARCEIRAS
Casa das Abelhinhas; Centro Cooperação Familiar – Creche e Jardim de Infância “O Botãozinho”; Colégio Cesário Verde; Colégio Colibri; Colégio Monte Flor;Colégio Os Arcos; Colégio Planalto; Colégio Verde Água – Berçário, Creche e Jardim de Infância; Colinho das Tias, Lda; Creche do Lumiar; Creche Golfinho Saltitão; Externato «O Poeta»; Externato Marista de Lisboa.
TÍTULO CONFERIDO
Mestre em Educação Pré-Escolar
HORÁRIO
Diurno/Pós-laboral
PLANO DE ESTUDOS
1º ANO SEMESTRE ECTS Jogos Matemáticos Organização e Gestão Escolar Envolvimento Parental na Escola Tecnologias Digitais em Educação Educação para a Cidadania Multiculturalidade e Educação Intercultural 2º ANO SEMESTRE ECTS Intervenção e Avaliação em Creche 1º Semestre 5 Relatório Final 1º Semestre 9 Iniciação à Prática Profissional em Creche 1º Semestre 16
Ética e Deontologia Profissional
Professional Ethics and Deontology1º Semestre
2
Integração Curricular e Avaliação
Curricular Integration and Evaluation1º Semestre
2
Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar
Discovering Mathematics in Preschool Education1º Semestre
6
Desenvolvimento da Língua Materna na Infância
Development of the Mother Language in Childhood1º Semestre
6
Conhecimento do Mundo na Educação Pré-Escolar
World Knowledge in Preschool Education1º Semestre
6
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Initiation to Professional Practice in Preschool Education1 º Anual
8
Educação Especial
Special Education2º Semestre
2
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação
Methods and Techniques for Research in Education2º Semestre
3
Práticas Expressivas na Infância
Expressive Practices in Childhood2º Semestre
6
Mathematical Games2º Semestre
4
Opção / Opcional:
School Organization and Management
Parental Involvement at School
Digital Technologies in Education
Citizenship Education
Multiculturalism and Intercultural Education2º Semestre
2
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Initiation to Professional Practice in Preschool Education1º Anual
13
Intervention and Evaluation in Nursery
Final Report
Initiation to Professional Practice in Nursery
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
3 Semestres num total de 90 ECTS
CONDIÇÕES DE ACESSO
+ Edital do Mestrado em Educação Pré-Escolar
PRÉ-REQUISITOS
+ Detentores de um curso de licenciatura em Educação Básica
+ Nos termos do art. 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, os candidatos devem ter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC.
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
Sala de estudo, sala de expressão plástica (equipada com sistema multimédia e outro equipamento adequado), sala de música (equipada com sistema multimédia e instrumentos musicais, incluindo 1 piano e quadro de parede com pauta)
ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO
+ Despacho nº 9834/2015, 2ª série, nº168 de 28 de agosto de 2015
+ RFC Relatório Final CAE
+ DF Decisão Final A3ES