Aprovado em Aviso n.º 13924/2015
Alteração ao registo do Curso Técnico Superior de Comunicação e Marketing do ISEC Lisboa

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO FCT

Doutora Manuela Maia
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mestre Hélder Andrade
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário de atendimento:
Segunda-feira: 10h00 às 11h00;
Terça-feira: 14h00 às 15h00.

Candidatura Online Pedido de Informação

 

QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]


DESCRIÇÃO

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Comunicação e Marketing capacita os futuros profissionais com conhecimentos, competências técnicas e capacidades que lhes permitem colaborar em processos de comunicação em empresas e organizações, visando o cumprimento de planos de marketing. Neste curso os estudantes aprendem em ambiente focado no desenvolvimento de soluções sustentáveis e que criem valor para todos os stakeholders.

É um curso que promove não só o desenvolvimento de competências técnicas na área da comunicação no contexto de marketing, mas também a reflexão e discussão sobre desafios e tendências da atualidade, por via da transformação digital e dos novos paradigmas da comunicação e interação com parceiros, fornecedores, clientes.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Conhecer, compreender e implementar técnicas de gestão de comunicação e marketing contribuindo para o desenvolvimento sustentável de empresas e outras organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender o que é um plano de Marketing e colaborar na sua conceção e operacionalização; Analisar necessidades e condicionantes para a conceção e operacionalização do plano de comunicação e de marketing; Colaborar no planeamento e realização de ações de comunicação em ambiente digital e ou internet; Implementar ações no âmbito de planos operacionais de marketing, na promoção de produtos e de marcas, utilizando os canais de comunicação adequados; Planear e conceber conteúdos multimédia e audiovisual para a world wide web, nomeadamente para as redes sociais; Monitorizar os resultados da aplicação de ações de comunicação, de acordo com as estratégias de marketing e de comunicação definidas; Pesquisar, recolher, tratar e analisar a informação relevante sobre o mercado; Identificar novas tendências dos consumidores, movimentações dos concorrentes e alterações das variáveis ambientais em geral; Gerir a inserção em equipas de venda contribuindo para a sua organizar e motivação; Implementar as medidas consideradas adequadas para uma contínua melhoria dos processos de comunicação; Procurar, selecionar, organizar, analisar e publicitar informação. 

DESTINATÁRIOS

Este curso tem como público-alvo todos os estudantes e profissionais que procuram uma profissão abrangente na área empresarial e na área criativa, com interesse particular na área da comunicação no contexto do Marketing, e que procuram desenvolver conhecimentos e práticas inovadoras sobre comunicação nas organizações.

  • Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
  • Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
  • Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
  • Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

O Técnico Superior Profissional em Comunicação e Marketing é um profissional que, de forma autónoma, integrado em equipa ou sob orientação, participa no desenvolvimento da mais eficaz forma de comunicação com os clientes, intervindo na área comercial através da promoção de produtos e serviços de forma a captar novos clientes e a fidelizar e acompanhar, de forma personalizada, os clientes atuais.

O/a profissional estará dotado de um conjunto de conhecimentos, competências e capacidades que lhe permitirão participar na gestão de técnicas de comunicação no contexto de Marketing, nomeadamente ao nível do desenho e implementação de políticas e ações de comunicação, de estudos de mercado, de planos de marketing e de marketing internacional. 

O Técnico Superior de Comunicação e Marketing com competências para colaborar em:

  • Agências de Publicidade e Comunicação
  • Agências de Produção de Conteúdos e Redes Sociais
  • Agências de Organização e Gestão de Eventos
  • Empresas de Estudo de Mercado

Em contexto de empresa com competências concretas para colaborar em:

  • Departamentos de Marketing e Comunicação
  • Departamentos de Relação com o Cliente e de Cliente Experience
  • Unidades de Gestão de Comunicação de Marca e Produto/Serviço
  • Serviços Comerciais / Serviços de Venda e Pós-Venda

ENTIDADES PARCEIRAS

Accademia di Belle Arti dell’ Aquila: Aquila, Itália; Beykent University: Istambul, Turquia; ELISAVA – Escola superior de Disseny: Barcelona, Espanha; Escola D`Art I Superior de Disseny de Castello: Castelló, Espanha; Obuda - University: Budapest, Hungria; Escola Salesians de Sarrià – Barcelona; Materfad - Centro de Materiales de Barcelona; Escola Nacional de Administração e Politicas Publicas – Angola; Università degli Studi di Sassari - Sardenha, Itália; International Circle of Educational Institutes for Graphic Arts, Technology and Management  (IC); AFCI - Association for Creative Industries; ARS Graphica -  International Network for the Promotion of the Graphic Arts;  European Collaboration Platform; Culture Action Europe - European Network of Cultural Organization Artists, Activists, Academics & Policy-Makers – EU; ECREA - European Communication Research and Education Association; NEEM Initiative - New European Media Initiative – EU; REDE - Rede Nacional de Escolas de Design; Observatório de Industrias Criativas; European Creative Business network – EU; Creative Tracks Organization; Florida Universitária (Universidade de Valencia) – Espanha; PrintPromotion - Frankfurt / Training Center Printing Industry, Ausbildungzentrum Polygrafie AZP - Chemnitz – Alemanha.

TÍTULO CONFERIDO

Técnico Superior Profissional em Comunicação e Marketing

HORÁRIO

Diurno (atualmente em vigor)
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

PLANO DE ESTUDOS

  • 1º ANO

    1º ANO

    HORAS

    ECTS

    Inglês / English

    50

    5

    Tratamento Digital de Imagem / Digital Image Processing

    45

    5

    Economia e Gestão / Economy and Management

    50

    5

    Matemática Aplicada / Applied Mathematics

    50

    5

    Elementos de Linguagem Audiovisual e Multimédia / Audiovisual and Multimedia Language Elements

    45

    5

    Marketing Operacional / Operational Marketing

    50

    5

    Informática / Computing

    50

    5

    Marketing Estratégico / Strategic Marketing

    60

    6

    Gestão de Marcas / Brand Management

    40

    4

    Comportamento do Consumidor / Consumer Behavior

    50

    5

    Técnicas de Expressão e Comunicação / Expression and Communication Techniques

    50

    5

    Design de Comunicação / Communication Design

    50

    5

     

  • 2º ANO

    2º ANO

    HORAS

    ECTS

    Comunicação em Marketing / Marketing Communication

    60

    6

    Legislação Comercial / Commercial Legislation

    40 

    4

    Negócios Digitais / Digital Business

    60

    6

    Marketing Internacional / International Marketing

    40

    4

    Motivação e Chefia de Equipas Comerciais / Motivation and Leadership of Commercial Teams

    30

    3

    Ética e Deontologia / Ethics and Deontology

    20

    2

    Publicações Digitais / Digital Publications

    45

    5

    Estágio / Internship

    -

    30

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Estudante Internacional
Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores;

PRÉ-REQUISITOS

N/A

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Computadores HP 24''; televisor móvel Samsung (UE75NU7172U); computador MAC G5 com placa de som e vídeo PRO; kit de som surround (colunas); mesa de mistura áudio; projetor de teto 3D videomapping; chaves de software - Protools; kit de microfone Sennheiser; perches para microfones; tripés de vídeo e foto; mesa de captação e edição de som; filmadora Herkules Pro +; espectro densitómetro XRite; espectrofotómetro; filmadora ECRM Mako+ RIP ECRM; máquinas fotográficas/vídeo (Objetivas 18-55mm + 50mm) CANON EOS4000D; cartões de memória SD (32GB); máquinas fotográficas Pentax MZ6; máquinas fotográficas Pentaz 67 (Objetivas 135mm + 55mm); biblioteca.

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Aviso n.º 13924/2015, publicado em Diário da República, 2.ª série, n.º 234 de 30 de novembro 2015


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS