- 1º ANO
1º ANO
HORAS
ECTS
Inglês / English
50
5
Tratamento Digital de Imagem / Digital Image Processing
45
5
Economia e Gestão / Economy and Management
50
5
Matemática Aplicada / Applied Mathematics
50
5
Elementos de Linguagem Audiovisual e Multimédia / Audiovisual and Multimedia Language Elements
45
5
Marketing Operacional / Operational Marketing
50
5
Informática / Computing
50
5
Marketing Estratégico / Strategic Marketing
60
6
Gestão de Marcas / Brand Management
40
4
Comportamento do Consumidor / Consumer Behavior
50
5
Técnicas de Expressão e Comunicação / Expression and Communication Techniques
50
5
Design de Comunicação / Communication Design
50
5
- 2º ANO
2º ANO
HORAS
ECTS
Comunicação em Marketing / Marketing Communication
60
6
Legislação Comercial / Commercial Legislation
40
4
Negócios Digitais / Digital Business
60
6
Marketing Internacional / International Marketing
40
4
Motivação e Chefia de Equipas Comerciais / Motivation and Leadership of Commercial Teams
30
3
Ética e Deontologia / Ethics and Deontology
20
2
Publicações Digitais / Digital Publications
45
5
Estágio / Internship
-
30
Aprovado em Aviso n.º 13924/2015
Alteração ao registo do Curso Técnico Superior de Comunicação e Marketing do ISEC Lisboa
COORDENAÇÃO |
COORDENAÇÃO FCT |
|
|
||
Doutora Manuela Maia
|
Mestre Hélder Andrade
|
|
Horário de atendimento:
|
Candidatura Online Pedido de Informação
QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]
DESCRIÇÃO
O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Comunicação e Marketing capacita os futuros profissionais com conhecimentos, competências técnicas e capacidades que lhes permitem colaborar em processos de comunicação em empresas e organizações, visando o cumprimento de planos de marketing. Neste curso os estudantes aprendem em ambiente focado no desenvolvimento de soluções sustentáveis e que criem valor para todos os stakeholders.
É um curso que promove não só o desenvolvimento de competências técnicas na área da comunicação no contexto de marketing, mas também a reflexão e discussão sobre desafios e tendências da atualidade, por via da transformação digital e dos novos paradigmas da comunicação e interação com parceiros, fornecedores, clientes.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Conhecer, compreender e implementar técnicas de gestão de comunicação e marketing contribuindo para o desenvolvimento sustentável de empresas e outras organizações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender o que é um plano de Marketing e colaborar na sua conceção e operacionalização; Analisar necessidades e condicionantes para a conceção e operacionalização do plano de comunicação e de marketing; Colaborar no planeamento e realização de ações de comunicação em ambiente digital e ou internet; Implementar ações no âmbito de planos operacionais de marketing, na promoção de produtos e de marcas, utilizando os canais de comunicação adequados; Planear e conceber conteúdos multimédia e audiovisual para a world wide web, nomeadamente para as redes sociais; Monitorizar os resultados da aplicação de ações de comunicação, de acordo com as estratégias de marketing e de comunicação definidas; Pesquisar, recolher, tratar e analisar a informação relevante sobre o mercado; Identificar novas tendências dos consumidores, movimentações dos concorrentes e alterações das variáveis ambientais em geral; Gerir a inserção em equipas de venda contribuindo para a sua organizar e motivação; Implementar as medidas consideradas adequadas para uma contínua melhoria dos processos de comunicação; Procurar, selecionar, organizar, analisar e publicitar informação.
DESTINATÁRIOS
Este curso tem como público-alvo todos os estudantes e profissionais que procuram uma profissão abrangente na área empresarial e na área criativa, com interesse particular na área da comunicação no contexto do Marketing, e que procuram desenvolver conhecimentos e práticas inovadoras sobre comunicação nas organizações.
- Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
- Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
- Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
- Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Técnico Superior Profissional em Comunicação e Marketing é um profissional que, de forma autónoma, integrado em equipa ou sob orientação, participa no desenvolvimento da mais eficaz forma de comunicação com os clientes, intervindo na área comercial através da promoção de produtos e serviços de forma a captar novos clientes e a fidelizar e acompanhar, de forma personalizada, os clientes atuais.
O/a profissional estará dotado de um conjunto de conhecimentos, competências e capacidades que lhe permitirão participar na gestão de técnicas de comunicação no contexto de Marketing, nomeadamente ao nível do desenho e implementação de políticas e ações de comunicação, de estudos de mercado, de planos de marketing e de marketing internacional.
O Técnico Superior de Comunicação e Marketing com competências para colaborar em:
- Agências de Publicidade e Comunicação
- Agências de Produção de Conteúdos e Redes Sociais
- Agências de Organização e Gestão de Eventos
- Empresas de Estudo de Mercado
Em contexto de empresa com competências concretas para colaborar em:
- Departamentos de Marketing e Comunicação
- Departamentos de Relação com o Cliente e de Cliente Experience
- Unidades de Gestão de Comunicação de Marca e Produto/Serviço
- Serviços Comerciais / Serviços de Venda e Pós-Venda
ENTIDADES PARCEIRAS
Accademia di Belle Arti dell’ Aquila: Aquila, Itália; Beykent University: Istambul, Turquia; ELISAVA – Escola superior de Disseny: Barcelona, Espanha; Escola D`Art I Superior de Disseny de Castello: Castelló, Espanha; Obuda - University: Budapest, Hungria; Escola Salesians de Sarrià – Barcelona; Materfad - Centro de Materiales de Barcelona; Escola Nacional de Administração e Politicas Publicas – Angola; Università degli Studi di Sassari - Sardenha, Itália; International Circle of Educational Institutes for Graphic Arts, Technology and Management (IC); AFCI - Association for Creative Industries; ARS Graphica - International Network for the Promotion of the Graphic Arts; European Collaboration Platform; Culture Action Europe - European Network of Cultural Organization Artists, Activists, Academics & Policy-Makers – EU; ECREA - European Communication Research and Education Association; NEEM Initiative - New European Media Initiative – EU; REDE - Rede Nacional de Escolas de Design; Observatório de Industrias Criativas; European Creative Business network – EU; Creative Tracks Organization; Florida Universitária (Universidade de Valencia) – Espanha; PrintPromotion - Frankfurt / Training Center Printing Industry, Ausbildungzentrum Polygrafie AZP - Chemnitz – Alemanha.
TÍTULO CONFERIDO
Técnico Superior Profissional em Comunicação e Marketing
HORÁRIO
Diurno (atualmente em vigor)
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.
PLANO DE ESTUDOS
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
2 anos
CONDIÇÕES DE ACESSO
+ Estudante Internacional
+ Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
+ Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
+ Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores
PRÉ-REQUISITOS
N/A
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
Computadores HP 24''; televisor móvel Samsung (UE75NU7172U); computador MAC G5 com placa de som e vídeo PRO; kit de som surround (colunas); mesa de mistura áudio; projetor de teto 3D videomapping; chaves de software - Protools; kit de microfone Sennheiser; perches para microfones; tripés de vídeo e foto; mesa de captação e edição de som; filmadora Herkules Pro +; espectro densitómetro XRite; espectrofotómetro; filmadora ECRM Mako+ RIP ECRM; máquinas fotográficas/vídeo (Objetivas 18-55mm + 50mm) CANON EOS4000D; cartões de memória SD (32GB); máquinas fotográficas Pentax MZ6; máquinas fotográficas Pentaz 67 (Objetivas 135mm + 55mm); biblioteca.
ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO
+ Aviso n.º 13924/2015, publicado em Diário da República, 2.ª série, n.º 234 de 30 de novembro 2015