- Nota Biográfica +
Luísa Araújo, professora coordenadora no ISEC Lisboa, é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Delaware, onde estudou o bilinguismo e o ensino de uma língua materna e de uma segunda língua. É autora de diversas obras de investigação sobre o desenvolvimento da linguagem, didática do ensino da língua Portuguesa e de línguas estrangeiras. Os seus interesses de investigação incidem sobre o desenvolvimento da linguagem em idade pré-escolar.
Despacho nº 9329, de 17 de Agosto de 2015
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior | Processo PERA/2021/1401127 | Aprovado pelo CA da A3ES a 30/03/2022 e por um período de 4 anos
Alteração da estrutura curricular e do plano de estudos aprovada e publicada em Despacho n.º 7381/2022, de 8 de junho 2022
COORDENAÇÃO
Doutora Luísa Araújo
|
Candidatura Online Pedido de Informação
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar: desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante; promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico procura atingir os seguintes objetivos: conhecer os processos de ensino e de aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos; aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças e alunos no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e a manipulação de diversos materiais, de acordo com os interesses das crianças e alunos, respeitando a integração do currículo; desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características, interesses e necessidades das crianças e alunos; planificar e intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.
DESTINATÁRIOS
Licenciados em Educação Básica
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
+ Docentes na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
ENTIDADES PARCEIRAS
Instituições de ensino público e privado que ministram a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, durante a prática de ensino supervisionada.
TÍTULO CONFERIDO
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
HORÁRIO
Diurno e noturno
PLANO DE ESTUDOS
1º ANO SEMESTRE ECTS Ética e Deontologia Profissional 1º Semestre 2 Integração Curricular e Avaliação 1º Semestre 2 Descoberta da Matemática na Educação Pré -Escolar 1º Semestre 6 Desenvolvimento da Língua Materna na Infância 1º Semestre 6 Metodologia das Ciências Experimentais 1º Semestre 6 Educação Especial 2º Semestre 2 Métodos e Técnicas de Investigação em Educação 2º Semestre 3 Organização e Gestão Escolar Envolvimento Parental na Escola Tecnologias Digitais em Educação Educação para a Cidadania / Multiculturalidade e Educação Intercultural 2º Semestre 2 Jogos Matemáticos 2º Semestre 4 Práticas Expressivas na Infância 2º Semestre 6 2º ANO SEMESTRE ECTS Práticas em Ciências Experimentais 1º Semestre 5 Metodologia do Ensino da História e Geografia 1º Semestre 6 Metodologia do Ensino da Matemática 1º Semestre Metodologia do Ensino do Português Ensino em Diferentes Contextos Educativos 2º Semestre 5 Ensino do Português Língua Não Materna 2º Semestre 4 Relatório Final 2º Semestre 9
Professional Ethics and Deontology
Curricular Integration and Evaluation
Discovering Mathematics in Preschool Education
Development of the Mother Language in Childhood
Methodology of Experimental Sciences
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Initiation to Professional Practice in Preschool Education1º Anual
8
Special Education
Methods and Techniques for Research in Education
Opção / Opcional:
School Organization and Management
Parental Involvement at School
Digital Technologies in Education
Citizenship Education
Multiculturalism and Intercultural Education
Mathematical Games
Expressive Practices in Childhood
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Initiation to Professional Practice in Preschool Education1º Anual
13
Experimental Science Practices
Methodology for Teaching History and Geography
Methodology for Teaching Mathematics
5
Methodology for Teaching Portuguese1º Semestre
5
Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Initiation to Professional Practice in 1st Cycle of Basic Education2º Anual
9
Teaching in Different Educational Contexts
Teaching Portuguese as a Non-Native Language
Final Report
Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Initiation to Professional Practice in 1st Cycle of Basic Education2º Anual
12
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
2 anos (4 Semestres num total de 120 ECTS)
CONDIÇÕES DE ACESSO
+ Edital do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
PRÉ-REQUISITOS
+ Ser detentor de uma Licenciatura em Educação Básica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
+ Obter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa, nos termos do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
Sala de estudo, sala de expressão plástica (equipada com sistema multimédia e outro equipamento adequado), sala de música (equipada com sistema multimédia e instrumentos musicais, incluindo 1 piano e quadro de parede com pauta)
ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO
+ Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Despacho n.º 9329/2015, de 17 de agosto)
+ Despacho nº 9329/2015 em Diário da República – nº159 – 17 de agosto de 2015