- Nota Biográfica +
Luísa Araújo, professora coordenadora no ISEC Lisboa, é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Delaware, onde estudou o bilinguismo e o ensino de uma língua materna e de uma segunda língua. É autora de diversas obras de investigação sobre o desenvolvimento da linguagem, didática do ensino da língua Portuguesa e de línguas estrangeiras. Os seus interesses de investigação incidem sobre o desenvolvimento da linguagem em idade pré-escolar.
Despacho nº 9329, de 17 de Agosto de 2015
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior | Processo PERA/2021/1401127 | Aprovado pelo CA da A3ES a 30/03/2022 e por um período de 4 anos
Alteração da estrutura curricular e do plano de estudos aprovada e publicada em Despacho n.º 7381/2022, de 8 de junho 2022
COORDENAÇÃO
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Doutora Luísa Araújo
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Candidatura Online Pedido de Informação
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar: desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante; promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico procura atingir os seguintes objetivos: conhecer os processos de ensino e de aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos; aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças e alunos no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e a manipulação de diversos materiais, de acordo com os interesses das crianças e alunos, respeitando a integração do currículo; desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características, interesses e necessidades das crianças e alunos; planificar e intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.
DESTINATÁRIOS
Detentores de Licenciatura em Educação Básica ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:
a) Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos;
b) Área educacional geral: 10 a 20 créditos.
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
+ Docentes na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
ENTIDADES PARCEIRAS
Instituições de ensino público e privado que ministram a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, durante a prática de ensino supervisionada.
TÍTULO CONFERIDO
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
HORÁRIO
Diurno e noturno
PLANO DE ESTUDOS
1º ANO SEMESTRE ECTS Ética e Deontologia Profissional 1º Semestre 2 Integração Curricular e Avaliação 1º Semestre 2 Descoberta da Matemática na Educação Pré -Escolar 1º Semestre 6 Desenvolvimento da Língua Materna na Infância 1º Semestre 6 Metodologia das Ciências Experimentais 1º Semestre 6 Educação Especial 2º Semestre 2 Métodos e Técnicas de Investigação em Educação 2º Semestre 3 Organização e Gestão Escolar Envolvimento Parental na Escola Tecnologias Digitais em Educação Educação para a Cidadania / Multiculturalidade e Educação Intercultural 2º Semestre 2 Jogos Matemáticos 2º Semestre 4 Práticas Expressivas na Infância 2º Semestre 6 2º ANO SEMESTRE ECTS Práticas em Ciências Experimentais 1º Semestre 5 Metodologia do Ensino da História e Geografia 1º Semestre 6 Metodologia do Ensino da Matemática 1º Semestre Metodologia do Ensino do Português Ensino em Diferentes Contextos Educativos 2º Semestre 5 Ensino do Português Língua Não Materna 2º Semestre 4 Relatório Final 2º Semestre 9
Professional Ethics and Deontology
Curricular Integration and Evaluation
Discovering Mathematics in Preschool Education
Development of the Mother Language in Childhood
Methodology of Experimental Sciences
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Initiation to Professional Practice in Preschool Education1º Anual
8
Special Education
Methods and Techniques for Research in Education
Opção / Opcional:
School Organization and Management
Parental Involvement at School
Digital Technologies in Education
Citizenship Education
Multiculturalism and Intercultural Education
Mathematical Games
Expressive Practices in Childhood
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Initiation to Professional Practice in Preschool Education1º Anual
13
Experimental Science Practices
Methodology for Teaching History and Geography
Methodology for Teaching Mathematics
5
Methodology for Teaching Portuguese1º Semestre
5
Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Initiation to Professional Practice in 1st Cycle of Basic Education2º Anual
9
Teaching in Different Educational Contexts
Teaching Portuguese as a Non-Native Language
Final Report
Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Initiation to Professional Practice in 1st Cycle of Basic Education2º Anual
12
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
2 anos (4 Semestres num total de 120 ECTS)
CONDIÇÕES DE ACESSO
+ Edital do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
PRÉ-REQUISITOS
+ Detentores de Licenciatura em Educação Básica ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:
a) Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos;
b) Área educacional geral: 10 a 20 créditos.
Os créditos relativos às componentes de formação na área de docência distribuem-se nos seguintes termos:
a) 20 a 30 créditos em Português;
b) 20 a 30 créditos em Matemática;
c) 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal;
d) 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física.
Indivíduos que tenham obtido 75 % dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados para a respetiva especialidade. Nesta situação, a inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, pode ocorrer, sempre que possível, em simultâneo com a obtenção dos créditos em falta, cabendo ao órgão legal e estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior decidir sobre quais as unidades curriculares das componentes de formação previstas nas alíneas a), b) e c) do n.º 1 do artigo 15.º a frequentar pelos candidatos, para a obtenção dos créditos necessários à atribuição do grau de mestre na especialidade considerada.
Nos termos do art. 17º do Decreto-Lei nº.79/2014, de 14 de maio, os candidatos devem ter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa.
+ Obter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa, nos termos do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
Sala de estudo, sala de expressão plástica (equipada com sistema multimédia e outro equipamento adequado), sala de música (equipada com sistema multimédia e instrumentos musicais, incluindo 1 piano e quadro de parede com pauta)
ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO
+ Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Despacho n.º 9329/2015, de 17 de agosto)
+ Despacho nº 9329/2015 em Diário da República – nº159 – 17 de agosto de 2015