Despacho nº 9329, de 17 de Agosto de 2015
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior | Processo PERA/2021/1401127 | Aprovado pelo CA da A3ES a 30/03/2022 e por um período de 4 anos
Alteração da estrutura curricular e do plano de estudos aprovada e publicada em Despacho n.º 7381/2022, de 8 de junho 2022

COORDENAÇÃO

Doutora Luísa Araújo

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Nota Biográfica +

    Luísa Araújo, professora coordenadora no ISEC Lisboa, é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Delaware, onde estudou o bilinguismo e o ensino de uma língua materna e de uma segunda língua. É autora de diversas obras de investigação sobre o desenvolvimento da linguagem, didática do ensino da língua Portuguesa e de línguas estrangeiras. Os seus interesses de investigação incidem sobre o desenvolvimento da linguagem em idade pré-escolar. 



Horário de Atendimento:
Terça-feira:  13h00 às 14h00 e das 17h00 às 18h00;
Quarta-feira: 17h00 às 18h00;
Quinta-feira: 14h00 às 15h00.

 

Candidatura Online    Pedido de Informação

 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar: desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante; promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico procura atingir os seguintes objetivos: conhecer os processos de ensino e de aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos; aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças e alunos no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e a manipulação de diversos materiais, de acordo com os interesses das crianças e alunos, respeitando a integração do currículo; desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características, interesses e necessidades das crianças e alunos; planificar e intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Educação Básica

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

+ Docentes na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico

ENTIDADES PARCEIRAS

Instituições de ensino público e privado que ministram a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, durante a prática de ensino supervisionada.

TÍTULO CONFERIDO

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico 

HORÁRIO

Diurno e noturno

PLANO DE ESTUDOS

  • 1º ANO

    1º ANO

    SEMESTRE

    ECTS

    Ética e Deontologia Profissional
    Professional Ethics and Deontology

    1º Semestre

    2

    Integração Curricular e Avaliação
    Curricular Integration and Evaluation

    1º Semestre

    2

    Descoberta da Matemática na Educação Pré -Escolar
    Discovering Mathematics in Preschool Education

    1º Semestre

    6

    Desenvolvimento da Língua Materna na Infância
    Development of the Mother Language in Childhood

    1º Semestre

    6

    Metodologia das Ciências Experimentais
    Methodology of Experimental Sciences

    1º Semestre

    6

    Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
    Initiation to Professional Practice in Preschool Education
    1º Anual 8

    Educação Especial
    Special Education

    2º Semestre

    2

    Métodos e Técnicas de Investigação em Educação 
    Methods and Techniques for Research in Education

    2º Semestre

    3

    Opção / Opcional

    Organização e Gestão Escolar
    School Organization and Management

    Envolvimento Parental na Escola
    Parental Involvement at School

    Tecnologias Digitais em Educação
    Digital Technologies in Education

    Educação para a Cidadania /
    Citizenship Education

    Multiculturalidade e Educação Intercultural
    Multiculturalism and Intercultural Education

    2º Semestre

    2

    Jogos Matemáticos
    Mathematical Games

    2º Semestre

    4

    Práticas Expressivas na Infância 
    Expressive Practices in Childhood

    2º Semestre

    6

    Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
    Initiation to Professional Practice in Preschool Education
    1º Anual 13
  • 2º ANO

    2º ANO

    SEMESTRE

    ECTS

    Práticas em Ciências Experimentais 
    Experimental Science Practices

    1º Semestre

    5

    Metodologia do Ensino da História e Geografia
    Methodology for Teaching History and Geography

    1º Semestre 

    6

    Metodologia do Ensino da Matemática 
    Methodology for Teaching Mathematics

    1º Semestre 

     5

    Metodologia do Ensino do Português 
    Methodology for Teaching Portuguese

    1º Semestre   5
    Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Initiation to Professional Practice in 1st Cycle of Basic Education
    2º Anual 9

    Ensino em Diferentes Contextos Educativos
    Teaching in Different Educational Contexts

    2º Semestre

    5

    Ensino do Português Língua Não Materna
    Teaching Portuguese as a Non-Native Language

    2º Semestre

    4

    Relatório Final
    Final Report

    2º Semestre

    9

    Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Initiation to Professional Practice in 1st Cycle of Basic Education
    2º Anual 12

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

 2 anos (4 Semestres num total de 120 ECTS) 

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Edital do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

PRÉ-REQUISITOS

+ Ser detentor de uma Licenciatura em Educação Básica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
+ Obter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa, nos termos do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

 Sala de estudo, sala de expressão plástica (equipada com sistema multimédia e outro equipamento adequado), sala de música (equipada com sistema multimédia e instrumentos musicais, incluindo 1 piano e quadro de parede com pauta)

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Despacho n.º 9329/2015, de 17 de agosto)
+ Despacho nº 9329/2015 em Diário da República – nº159 – 17 de agosto de 2015


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS