Aprovado em Aviso n.º 5459/2018

 

Doutor Bruno Ferreira 
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  • Nota Biográfica +

    Doutor Europeu em Estudos Culturais, professor especialista em provas públicas (DL 206/2009) em Ciências da Educação, domínio de Educação Social. Mestre em Ciências da Saúde, na especialização em intervenção para o envelhecimento ativo. Pós-Graduado em Gerontologia Social, Geriatria Clínica e licenciado em Educação Social. Professor do ensino superior politécnico desde 2008 e universitário desde 2014. Possui uma vasta experiência em projetos de intervenção comunitária em contextos intergeracionais. É ainda, autor de diversos artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, ligados às suas áreas de investigação: educação/pedagogia social, gerontologia educativa, territórios e patrimónios.

Horário de Atendimento:
Segunda-feira - 18:00 às 20:00;
Quinta-feira - 17:00 às 19:00.

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QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Conhecer a evolução da intervenção social e comunitária no contexto sociopolítico nacional e europeu. Analisar e compreender a natureza das teorias, metodologias e áreas de intervenção.  Entender os quadros teóricos e metodológicos que permitam caracterizar a população alvo e contextos, de modo a sustentar uma intervenção diferenciada e o respeito pelas diretrizes éticas e deontológicas. Elaborar, planificar, implementar, gerir e avaliar planos, programas, projetos e atividades adequadas à intervenção social, comunitária e educativa com públicos intergeracionais diferenciados (infância, juventude, adultez e velhice). Promover a capacitação de sujeitos em situação de risco, exclusão, fragilidade social e das minorias para a autonomia e integração social e comunitária. Fortalecer uma cultura de cidadania e de inclusão dos sujeitos, grupos e populações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar problemáticas sociais e comunitárias, elaborando projetos de vida e de intervenção adequados a situações específicas e diversificadas. Compreender e responder aos desafios de vulnerabilidade de pessoas, grupos e comunidades (exclusão e risco social). Incrementar competências de participação social e comunitária em todos os ciclos de vida dos sujeitos, em grupos de pertença e em contextos de intervenção diversificados. Integrar equipas pluridisciplinares, articulando diferentes áreas de intervenção, junto de indivíduos e populações que evidenciem a necessidade de promoção de estratégias, com vista ao desenvolvimento comunitário local.

DESTINATÁRIOS

+ Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
+ Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
+ Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
+ Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Integração em organismos destinados à intervenção social e comunitária:

  • Administração Pública (central, local e regional);
  • Terceiro setor (instituições particulares de solidariedade social, misericórdias, fundações, cooperativas, etc.);
  • Associações de desenvolvimento local (cultura, desporto, recreio);
  • Elaboração, implementação, gestão e avaliação de planos, programas e projetos de intervenção social e comunitária;
  • Intervenção junto de indivíduos, grupos e territórios vulneráveis;
  • Intervenção multidisciplinar em organismos sociais, comunitários, educativos, desportivos e culturais.

ENTIDADES PARCEIRAS

Centro Social Paroquial Nossa Senhora do Cabo - Linda-a-Velha - Cuidado de Idosos - Centro de Dia e Lar; Associação Juvenil Ponte Rio de Mouro - Componente de apoio à família; Raízes, Associação de apoio à criança e ao jovem Lumiar Apoio comunitário aos jovens; Associação de Solidariedade SUBUD Alfragide Apoio comunitária a crianças e jovens; Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Dr. António Torrado e JI Cacém n.º 2 – Cacém - Componente de apoio à família e apoio comunitário a crianças e jovens; Casa Seis - Associação para o Desenvolvimento Comunitário Mira Sintra Apoio e desenvolvimento comunitário; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sintra Oriental Cacém Proteção menores; Associação de Pais e Encarregados de Educação Da Escola Básica Mário Cunha Brito – Belas Prevenção primária e componente de apoio à família; Centro Social e Paroquial de Barcarena.

TÍTULO CONFERIDO

Técnico Superior Profissional em Intervenção Social e Comunitária

HORÁRIO

Diurno e/ou noturno.
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

PLANO DE ESTUDOS

  • 1º ANO

    1º ANO

    HORAS

    ECTS

    Expressão e Comunicação / Expression and Communication

    60

    6

    Noções de Sociologia / Fundamentals of Sociology

    45

    4

    Psicologia Social / Social Psychology

    60

    6

    Práticas de Animação Social e Comunitária I / Practices of Social and Community Animation I

    45

    5

    Cidadania e Multiculturalidade / Citizenship and Multiculturality

    45

    5

    Comunidade, Saúde e Educação / Community, Health and Education

    45

    4

    Biologia e Comportamento / Biology and Behavior

    45

    4

    Intervenção Social e Comunitária na Infância e na Adolescência / Social and Community Intervention in Childhood and Adolescence

    45

    5

    Intervenção Social e Comunitária na População Idosa / Social and Community Intervention in the Elderly Population

    45

    5

    Introdução às Populações em Risco Social / Introduction to Populations at Social Risk

    60

    6

    Análise de Dados em Ciências Sociais / Data Analysis in Social Sciences

    45

    4

    Práticas de Animação Social e Comunitária II / Practices of Social and Community Animation II

    60

    6

  • 2º ANO
    2º ANO HORAS ECTS

    Inclusão Social e Desenvolvimento Comunitário / Social Inclusion and Community Development

    45

    5

    Direito e Legislação Social / Law and Social Legislation

    45

    4

    Ética e Deontologia Profissional / Professional Ethics and Deontology

    45

    4

    Psicologia das Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo / Psychology of Interpersonal Relationships and Group Dynamics

    60

    6

    Práticas de Intervenção Social e Comunitária III / Practices of Social and Community Animation II

    60

    6

    Projetos em Intervenção Social e Comunitária / Social and Community Intervention Projects

    45

    5

    Estágio / Internship

    795

    30

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Estudante Internacional
Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores

PRÉ-REQUISITOS

N/A

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Biblioteca com acervo bibliográfico: mais de 13 700 livros e 166 títulos de periódicos; ginásio com equipamentos: kit multiactividades SC2006E; kit de equilíbrio SC835E; lote de 48 peças de marcação U1002E; túnel azul SC637E (10); paraquedas SC283E; kit de paraquedas 551750E; sacofantasma 531330E (10); cestos metálico de bolas U790E; suporte de arcos mural U792E; mala gigante de 42 instrumentos SC985E; conjunto de 8 sinetes 407041E; bola insuflável palha SC116E (10); campo de jogos; edifício J – área multiusos e galeria de exposições (273 m2).

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Aviso n.º 5459/2018, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 79 — 23 de abril de 2018 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS