- Quem se pode candidatar com o ENEM?
Estudantes titulares do diploma de conclusão do Ensino Médio Brasileiro que tenham realizado o ENEM nos últimos 4 anos, nas áreas exigidas para cada curso ao qual se pretenda candidatar.
- Qual a nota de corte do ENEM?
A nota de corte aplica-se apenas sobre a nota de candidatura, resultante da ponderação das áreas do ENEM exigidas para cada curso e é de 500.
A nota de candidatura será apresentada na escala de 0 a 200, sendo, por conseguinte, 100 pontos a classificação mínima necessária. - Como posso saber se as minhas notas do ENEM são suficientes para me candidatar?
Para te candidatares a estudar no ISEC Lisboa basta que tenha terminado, com nota positiva, o ciclo de estudos anterior. Podes saber mais e ver quais são as provas de ingresso necessárias à candidatura no ano letivo em apreço e os valores de ponderação e número de vagas disponíveis AQUI.
- Posso candidatar-me com o ENEM caso tenha dupla nacionalidade, brasileira e de um país da União Europeia?
Os candidatos que sejam cidadãos de um Estado Membro da União Europeia não são considerados candidatos internacionais, pelo que não poderão utilizar esta via de acesso ao ensino superior.
- O meu ENEM já foi realizado há mais de quatro anos. Posso candidatar-me por esta via ainda assim?
Se já frequenta o ensino superior, pode apresentar candidatura na 2ª fase do Concurso Especial do Estudante Internacional, pois a 1ª fase é destinada exclusivamente a quem tenha realizado o ENEM nos últimos 4 anos.
- O ISEC Lisboa tem alojamento para estudantes?
Sim, nas nossas instalações dispomos de uma residência para estudantes, a Recall. Podes saber mais sobre estes assunto AQUI.
GUIA DE CANDIDATURA ESTUDANTE BRASILEIRO
O Regime de Acesso para Estudantes Brasileiros é destinado a todos os candidatos de nacionalidade brasileira. O regime não se aplica a estudantes que sejam nacionais de um Estado-membro da União Europeia ou que, não sendo nacionais de um Estado-membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta.
O ingresso através deste regime está sujeito a:
- Prova ENEM com as ponderações da nota de corte;
Ou
- Exame escrito, em português, sobre as matérias das provas de ingresso fixadas para o ciclo de estudos (sem ENEM) - de acordo com o guia da candidatura do regime geral;
Para ambos os tipos de verificação será sempre realizada uma entrevista.
Candidatura – Documentos a apresentar:
- Curriculum Vitae;
- Fotocópia simples do documento de identificação, que pode ser passaporte e carteira de identidade;
- CPF;
- Documento comprovativo da conclusão de ensino médio brasileiro;
- Comprovativo do resultado do ENEM com informação da nota de corte;
- Declaração de Honra de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa, nem está abrangido por nenhuma das condições que impedem a candidatura ao concurso, e de que está na posse dos pré-requisitos, caso sejam exigidos;
- Pré-requisito exigido para a Licenciatura em Design e Produção Gráfica: GRUPO D - Capacidade de visão adequada às exigências do curso. A forma de comprovação através de auto declaração (capacidade para percecionar formas e cores);
- Preenchimento do formulário online (selecionando a opção "4. Estudante Internacional").
A Taxa de Candidatura não é reembolsada por desistência do candidato, independentemente do seu motivo, ou por não colocação.
Que custos implica ser aluno brasileiro no ISEC Lisboa?
O valor da candidatura é de 260 euros, o da Matrícula é de 135 euros e o para o Dossier Escolar, 40 euros. Como aluno admitido, junta-se o valor da taxa que pode ser paga anualmente, por semestre ou mensalmente. Podes verificar quais os valores referentes ao curso a que te queres candidatar AQUI.
GUIA DE CANDIDATURA - LICENCIATURAS
Perguntas Frequentes