Aprovado em Aviso n.º 12870/2016. Declaração de Retificação n.º 450/2020.

COORDENAÇÃO E COORDENAÇÃO FCT

 

 
Doutora Ana Pereira Neto
  • Nota Biográfica +

    Ana Pereira Neto é Doutorada em Estudos Portugueses - Cultura. Docente do Ensino Superior Politécnico desde 1984, Investigadora integrada no CHAM NOVA FCSH-UAc e no CEIA do ISEC Lisboa. Faz parte da equipa pioneira do Ensino Superior da Gestão Hoteleira em Portugal, pioneira no ensino e investigação da Antropologia do Turismo e na investigação em Portugal na área da Antropologia do Consumo. É Presidente da Secção Profissional de Turismo da Sociedade de Geografia de Lisboa. As suas áreas de interesse são Cultura; Comunicação, Turismo, Hotelaria, Enogastronomia, Estudos de Património, Dialética e Semiótica do espaço/cultura de consumo turístico.


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QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

O curso visa qualificar os alunos para a chefia dos sectores de alimentos e bebidas, de alojamento, de vendas de empresas hoteleiras, de restauração e similares, de receção/portaria, de andares/limpezas e de lavandaria/roupa, estando habilitados a planificar, programar, coordenar, organizar, executar, controlar e avaliar as atividades desenvolvidas nestes sectores, com recurso a métodos e a técnicas inovadoras de gestão integrada. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Planificar, programar, coordenar e controlar os serviços de aprovisionamento, de cozinha, de pastelaria, de restaurante, bar, cafetaria, cave do dia, serviço de quartos e de banquetes de estabelecimentos de restauração, integrados ou não em unidades hoteleiras; planificar, programar, coordenar e controlar as atividades de receção/portaria, de andares/limpezas e de lavandaria/roupa de estabelecimentos hoteleiros; aplicar e acompanhar a implementação das políticas de marketing e vendas da empresa; planificar, programar, gerir e supervisionar comunicações escritas e orais, realizadas no âmbito da gestão hoteleira. 

DESTINATÁRIOS

+ Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
+ Alunos do regime de acesso para Maiores de 23 Anos
+ Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica) 
+ Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Técnico de Gestão Hoteleira com competências para: aplicar os principais procedimentos operacionais de sistemas nos diversos departamentos da unidade hoteleira; aplicar as leis da oferta e da procura no desenvolvimento da atividade hoteleira; aplicar corretamente a legislação em vigor para o setor; coordenar a implementação de estratégias de marketing e de técnicas de negociação e de vendas; implementar e supervisionar o cumprimento de medidas de segurança no trabalho e de higiene e segurança alimentar; coordenar a preparação de ementas saudáveis aplicando o conceito de equilíbrio nutricional. 

ENTIDADES PARCEIRAS

Platinsoft; Kapainvest; Trivalor; Telepizza; Hotéis Altis; Fundação INATEL; Hotel Le Meridien Ra; Hotéis Vila Galé; Pestana Hotels; Lisbon Marriot Hotel; Hotel Júpiter Albufeira; Hotéis Continental; El Corte Inglés; JJWE Hotels; Sana Hotels; Gertal; Mello Saúde; Cenintel; Food4Kings; Hard Rock Café Portugal; Penha Longa Resort; HDP Lisboa (Sheraton Lisboa); Hotti Oriente Hotéis; Hotti Aeroporto Hotel; Versailles; Giroluta – Residência Inglesa e Turismo; InterContinental Hotel Lisboa; Sociedade Hoteleira S. Lourenço; Sociedade Turística da Penina; Lusotel- Hotel Dona Filipa; JJW Hotels Pinheiros Altos; ADHP; ACPP (Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal); APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia)

TÍTULO CONFERIDO

Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira

HORÁRIO

Diurno (atualmente em vigor)
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

PLANO DE ESTUDOS

  • 1º ANO

    1º ANO

    HORAS

    ECTS

    Técnicas de Expressão e Comunicação / Expression and Communication Techniques

    45

    5

    Tecnologias de Informação e Comunicação / Information and Communication Technologies

    45

    5

    Inglês / English

    45

    5

    Economia e Gestão / Economy and Management

    45

    5

    Ética e Deontologia / Ethics and Deontology

    20

    2

    Métodos Quantitativos / Quantitative Methods

    45

    5

    Gestão de Eventos / Event Management

    45

    5

    Segurança no Trabalho / Occupational Safety

    45

    5

    Introdução à Gestão Turística / Introduction to Tourism Management

    45

    5

    Gestão de Comida e Bebida / Food and Beverage Management

    45

    5

    Gestão de Compras / Purchase Management

    45

    5

    Marketing e Vendas / Marketing and Sales

    30

    4

    Legislação Hoteleira / Hotel Legislation

    30

    4

  • 2º ANO

    2º ANO

    HORAS

    ECTS

    Espanhol / Spanish

    30

    4

    Francês / French

    30

    4

    Contabilidade / Accounting

    45

    5

    Gestão de Alojamento / Accommodation Management

    45

    5

    Nutrição e Dietética / Nutrition and Dietetics

    30

    4

    Higiene e Segurança Alimentar / Food Safety and Hygiene

    30

    4

    Gestão de Recursos Humanos / Human Resources Management

    30

    4

    Estágio / Internship

    -

    30

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Estudante Internacional
Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores

PRÉ-REQUISITOS

N/A

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Cozinha de aplicação; restaurante/bar de aplicação; gabinete de prática de Alojamento; software de gestão hoteleira

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Aviso nº 10163/2017, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 170 — 4 de setembro de 2017 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS