• Mest_GH
Aprovado em Despacho nº 1161/2024 de 30 de janeiro de 2024.
Aprovado com o Registo: R/A-Cr 63/2023
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

COORDENAÇÃO DO CURSO

 

Doutora Paula Tavares de Carvalho
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Candidatura Online      Pedido de Informação    

 

A hospitalidade é transversal aos mercados e fundamental em alguns sectores de atividade como o da hotelaria e do turismo mas, é um facto que a hospitalidade está presente não só nestes setores, mas também noutras áreas de atividade e em empresas que queiram criar uma cultura que privilegie um serviço de excelência e bem-estar.

Este Mestrado foca-se na interdisciplinaridade da Gestão, Hospitalidade e Inovação com objetivo de formar mestres aptos a darem resposta de uma forma autónoma relativamente às necessidades e exigências dos mercados, através de uma visão transversal, multidisciplinar e integrada na área da gestão empresarial no âmbito da hospitalidade, dotando-os de uma sólida formação executiva de caráter técnico e intelectual altamente especializada nos domínios de gestão e liderança, planeamento e controlo.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Visão global e estratégica do negócio gerindo-o de forma mais sustentável, contribuindo para a saúde e o para o bem-estar das organizações através da hospitalidade;
  • Capacidade de liderança e trabalho em equipa;
  • Desenvolver o espírito critico positivo, criando um ambiente de melhoria contínua;
  • Resolução de problemas e conflitos;
  • Gestão emocional e capacidade de empatia;
  • Visão 360º que proporcione aos clientes o melhor serviço e uma experiência excecional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenhar e operacionalizar novos modelos de gestão, estratégia e inovação da hospitalidade;
  • Identificar, planificar e acompanhar processos operacionais da gestão da hospitalidade;
  • Desenvolver e consolidar conhecimentos e competências-chave, técnicas e ferramentas de matérias nucleares no âmbito da gestão da hospitalidade, i.e., em áreas de gestão de operações, inovação de processos e produtos, gestão da sustentabilidade, recursos humanos, marketing estratégico, entre outras, tendo em vista a maximização da rentabilidade de negócio;
  • Desenvolver a capacidade de liderança e trabalho de equipa na gestão de projetos com elevado grau de excelência;
  • Estruturar planos de ação inovadores, de alto nível, segmentados e ajustados a cada setor operacional da indústria da hospitalidade.

DESTINATÁRIOS

O público-alvo são profissionais com experiência nas áreas da hospitalidade em geral, licenciados preferencialmente em gestão hoteleira, turismo, gestão e administração de diversas áreas, ciências económicas ou áreas relacionadas.

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

  • Cargos de Direção e Gestão
  • Executivos de Estratégia
  • Diretor de Hotel
  • Diretor de Operações
  • Diretor de Restauração
  • Diretor de Eventos
  • Gestores de Hospitalidade e Bem-Estar
  • Consultores na Área de Negócio

PROJECTO / ESTÁGIO PROFISSIONAL

O ensino presencial alicerçado no método construtivista potencia uma troca de experiências dinâmicas mais aprofundada através da combinação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem mais diversificadas, como o Team Based Learning, o Project Based Learning e o Challenge Based Learning, entre outras, contribuindo assim para uma reflexão e aprendizagem dos estudantes, tanto individual como conjunta mais ampla e multidisciplinar relativamente à hospitalidade nos tempos atuais.

O mestrado integra o desenvolvimento de um projeto / estágio que possibilita ao aluno aplicar, em contexto profissional os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. É também uma oportunidade para fomentar relações profissionais e posicionar-se no setor, potenciada pela forma tripartida: estudante, empresa e instituição.

ENTIDADES PARCEIRAS

Alditurismo, Alfa Investimentos (Corinthia Hotéis), Ceaser Park Hotéis, Falésia Guaraná (3HB Hotéis), Flying Decades organização de viagens, Fundação Inatel, Grupo Minor, Grupo Pestana, Grupo Sublime, Grupo Sushi Café, RJRI-A casa das Viagens, Six Investimentos Turisticos (Quinta da Marinha).

TÍTULO CONFERIDO

Mestre em Gestão da Hospitalidade.

HORÁRIO:

Pós-Laboral.

PLANO DE ESTUDOS:

  • 1º ANO

    1.º ANO

    SEMESTRE

    HORAS

    ECTS

    Business Intelligence para Hospitalidade

    1º Semestre

    22,5 5

    Gestão Avançada do Capital Humano

    1º Semestre

    22,5 6

    Gestão da Sustentabilidade aplicada à Hospitalidade

    1º Semestre

    22,5 5

    Gestão Estratégica de Marketing

    1º Semestre

    22,5 6

    Gestão Operacional Avançada de Alimentos e Bebidas

    1º Semestre

    22,5 4

    Gestão Operacional Avançada de Alojamentos

    1º Semestre

    22,5  4

    Projeto / Estágio

    2º Semestre

    62 + Estágio  30

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

1 ano.

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Edital do Mestrado em Gestão da Hospitalidade

PRÉ-REQUISITOS

Profissionais com pelo menos 5 anos de experiência nas áreas da hospitalidade em geral, preferencialmente licenciados em gestão hoteleira, turismo, gestão e administração de diversas áreas, ciências económicas ou áreas relacionadas.

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

O material de apoio é diverso e conta com meios audiovisuais, equipamento informático, acesso à biblioteca e ao simulador. Serão analisados estudos de caso, palestras com profissionais de referência do setor e lecionados os programas mais adequados e atuais para dotar os alunos de competências pessoais e técnicas, que garantam o seu sucesso profissional.

ESPECIALIDADE

Gestão