- 1º ANO
1.º ANO
SEMESTRE
HORAS
ECTS Business Intelligence para Hospitalidade
1º Semestre
22,5 5 Gestão Avançada do Capital Humano
1º Semestre
22,5 6 Gestão da Sustentabilidade aplicada à Hospitalidade
1º Semestre
22,5 5 Gestão Estratégica de Marketing
1º Semestre
22,5 6 Gestão Operacional Avançada de Alimentos e Bebidas
1º Semestre
22,5 4 Gestão Operacional Avançada de Alojamentos
1º Semestre
22,5 4 Projeto / Estágio
2º Semestre
62 + Estágio 30
Aprovado em Despacho nº 1161/2024 de 30 de janeiro de 2024.
Aprovado com o Registo: R/A-Cr 63/2023
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
COORDENAÇÃO DO CURSO
Doutora Paula Tavares de Carvalho
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Candidatura Online Pedido de Informação
A hospitalidade é transversal aos mercados e fundamental em alguns sectores de atividade como o da hotelaria e do turismo mas, é um facto que a hospitalidade está presente não só nestes setores, mas também noutras áreas de atividade e em empresas que queiram criar uma cultura que privilegie um serviço de excelência e bem-estar.
Este Mestrado foca-se na interdisciplinaridade da Gestão, Hospitalidade e Inovação com objetivo de formar mestres aptos a darem resposta de uma forma autónoma relativamente às necessidades e exigências dos mercados, através de uma visão transversal, multidisciplinar e integrada na área da gestão empresarial no âmbito da hospitalidade, dotando-os de uma sólida formação executiva de caráter técnico e intelectual altamente especializada nos domínios de gestão e liderança, planeamento e controlo.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Visão global e estratégica do negócio gerindo-o de forma mais sustentável, contribuindo para a saúde e o para o bem-estar das organizações através da hospitalidade;
- Capacidade de liderança e trabalho em equipa;
- Desenvolver o espírito critico positivo, criando um ambiente de melhoria contínua;
- Resolução de problemas e conflitos;
- Gestão emocional e capacidade de empatia;
- Visão 360º que proporcione aos clientes o melhor serviço e uma experiência excecional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenhar e operacionalizar novos modelos de gestão, estratégia e inovação da hospitalidade;
- Identificar, planificar e acompanhar processos operacionais da gestão da hospitalidade;
- Desenvolver e consolidar conhecimentos e competências-chave, técnicas e ferramentas de matérias nucleares no âmbito da gestão da hospitalidade, i.e., em áreas de gestão de operações, inovação de processos e produtos, gestão da sustentabilidade, recursos humanos, marketing estratégico, entre outras, tendo em vista a maximização da rentabilidade de negócio;
- Desenvolver a capacidade de liderança e trabalho de equipa na gestão de projetos com elevado grau de excelência;
- Estruturar planos de ação inovadores, de alto nível, segmentados e ajustados a cada setor operacional da indústria da hospitalidade.
DESTINATÁRIOS
O público-alvo são profissionais com experiência nas áreas da hospitalidade em geral, licenciados preferencialmente em gestão hoteleira, turismo, gestão e administração de diversas áreas, ciências económicas ou áreas relacionadas.
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Cargos de Direção e Gestão
- Executivos de Estratégia
- Diretor de Hotel
- Diretor de Operações
- Diretor de Restauração
- Diretor de Eventos
- Gestores de Hospitalidade e Bem-Estar
- Consultores na Área de Negócio
PROJECTO / ESTÁGIO PROFISSIONAL
O ensino presencial alicerçado no método construtivista potencia uma troca de experiências dinâmicas mais aprofundada através da combinação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem mais diversificadas, como o Team Based Learning, o Project Based Learning e o Challenge Based Learning, entre outras, contribuindo assim para uma reflexão e aprendizagem dos estudantes, tanto individual como conjunta mais ampla e multidisciplinar relativamente à hospitalidade nos tempos atuais.
O mestrado integra o desenvolvimento de um projeto / estágio que possibilita ao aluno aplicar, em contexto profissional os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. É também uma oportunidade para fomentar relações profissionais e posicionar-se no setor, potenciada pela forma tripartida: estudante, empresa e instituição.
ENTIDADES PARCEIRAS
Alditurismo, Alfa Investimentos (Corinthia Hotéis), Ceaser Park Hotéis, Falésia Guaraná (3HB Hotéis), Flying Decades organização de viagens, Fundação Inatel, Grupo Minor, Grupo Pestana, Grupo Sublime, Grupo Sushi Café, RJRI-A casa das Viagens, Six Investimentos Turisticos (Quinta da Marinha).
TÍTULO CONFERIDO
Mestre em Gestão da Hospitalidade.
HORÁRIO:
Pós-Laboral.
PLANO DE ESTUDOS:
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
1 ano.
CONDIÇÕES DE ACESSO
+ Edital do Mestrado em Gestão da Hospitalidade
PRÉ-REQUISITOS
Profissionais com pelo menos 5 anos de experiência nas áreas da hospitalidade em geral, preferencialmente licenciados em gestão hoteleira, turismo, gestão e administração de diversas áreas, ciências económicas ou áreas relacionadas.
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
O material de apoio é diverso e conta com meios audiovisuais, equipamento informático, acesso à biblioteca e ao simulador. Serão analisados estudos de caso, palestras com profissionais de referência do setor e lecionados os programas mais adequados e atuais para dotar os alunos de competências pessoais e técnicas, que garantam o seu sucesso profissional.
ESPECIALIDADE
Gestão