• Lic_CG
Aprovado com o Registo: R/A-Cr 29/2024.
Aprovado em Despacho nº 2601/2024 de 12 de março de 2024.
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

COORDENAÇÃO DO CURSO

 
Mestre Ana Coelho
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Doutora Maria Inês Lourenço
  • Nota Biográfica +

    Maria Inês Lourenço é professora (em várias unidades curriculares nas áreas do Design e da Educação) no ISEC Lisboa -, investigadora no CIAUD da FAUL e no TGRAF do ISEC Lisboa.

    É Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, mestre em Artes Visuais pelo IADE, mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE, licenciada em Design - Produção Visual pelo IADE. Ensina e investiga na área das Artes e Humanidades, com enfoque no Design.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

Candidatura Online      Pedido de Informação    

 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

A Licenciatura em Comunicação Global permite aos estudantes deste ciclo de estudos compreender os desafios da comunicação no século XXI, garantindo-lhes autonomia, capacidade de produção e de edição de conteúdos de comunicação visual, conferindo-lhes conhecimentos transversais a diversas áreas de atividade, tais como a área económica, incluindo a da informação e comunicação, onde são necessários conhecimentos e competências transdisciplinares, capacidade de gestão de projetos e produtos de comunicação desde o briefing à publicação, independentemente do meio a utilizar.

A estrutura curricular baseia-se num conjunto de competências fundamentais e comuns, nas áreas da comunicação escrita e visual, como eixo onde se cruzam conhecimentos, competências e comportamentos nos domínios do design, da produção audiovisual e da multimédia. O resultado da conjugação destas áreas - que se reforçam ao longo da progressão curricular - urge como necessário ao perfil profissional de autonomia global no campo da produção, edição e gestão de conteúdos. Esta relação torna-se evidente em projetos integrados que vão agregando saberes das várias áreas, concedendo oportunidades de consolidação das aprendizagens e da compreensão da sua inter-relação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A Licenciatura em Comunicação Global tem como principal objetivo dotar os estudantes de conhecimentos transversais às áreas da Comunicação e das plataformas digitais através do Design e da Multimédia, bem como procura assegurar a autonomia para a edição de conteúdos e da comunicação escrita, através do desenvolvimento de competências práticas e teóricas que são necessárias para o exercício de atividades profissionais das diversas áreas dos novos media.

Os alunos ficarão aptos a desenvolver:

  • Desenvolvimento, planeamento e implementação de estratégias de comunicação integradas;
  • Identificação de públicos e adaptação de mensagens para diferentes culturas;
  • Design e gestão global de presenças online, nas plataformas digitais e redes sociais, de produtos, serviços e organizações;
  • Cobertura e edição de notícias e eventos;
  • Criação de conteúdos e materialização de objetos gráficos informativos;
  • Adaptação de estratégias de comunicação a multisuportes, e projeção e implementação de projetos de comunicação.

DESTINATÁRIOS

Esta licenciatura é dirigida à sociedade no seu todo, nomeadamente a alunos que tenham terminado o ensino secundário; maiores de 23 anos; diplomados de Cursos de Especialização Tecnológica (CET); diplomados de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP); diplomados com outras licenciaturas cuja situação profissional beneficie com os conhecimentos aprofundados nesta área.

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os alunos ficarão com uma visão global das necessidades de comunicação de uma PME, seja através da definição de estratégias, do desenvolvimento de recursos ou da implementação de soluções.

O caráter transversal da licenciatura permitirá aos alunos exercerem atividades profissionais nas áreas:

  • Agências de comunicação e de publicidade;
  • Assessoria de imprensa;
  • Comunicação social;
  • E-commerce;
  • Editoras;
  • Entretenimento;
  • Eventos digitais e ativação de marca;
  • Indústrias criativas;
  • Produção web;
  • Produtoras;
  • Relações públicas;

ENTIDADES PARCEIRAS

TÍTULO CONFERIDO

Licenciado em Comunicação Global

HORÁRIO:

Diurno e noturno (atualmente em vigor).
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime diurno/noturno, dependendo do número de estudantes matriculados e das respetivas preferências.

PLANO DE ESTUDOS:

  • 1º ANO

    1.º ANO / 1st YEAR

    SEMESTRE / SEMESTER

    ECTS

    HORAS / HOURS

    Ergonomia da Informação / Information Ergonomics

    1.º

    5

    30

    Fundamentos da Comunicação / Communication Fundamentals

    1.º

    5

    45

    Fundamentos do Design / Design Fundamentals

    1.º

    5

    45

    Fundamentos do Jornalismo / Journalism Fundamentals

    1.º

    5

    45

    História dos Media / Media History

    1.º

    5

     45

    Storytelling e Modelos Narrativos / Storytelling and Narrative Models

    1.º

    5

     45
           

    Comunicação e Novos Media / Communication and New Media

    2.º

    5

    45

    Design Gráfico / Graphic Design

    2.º

    5

    45

    Técnicas Redatoriais Multiplataforma / Multiplatform Writing Techniques

    2.º

    5

    45

    Edição de Imagem e Conteúdos Visuais / Image Editing and Visual Content

    2.º

    5

    45

    Ilustração Digital / Digital Illustration

    2.º

    5

    45

    Laboratório TIC e Produção Digital / IT Lab and Digital Production

    2.º

    5

    45
  • 2º ANO

    2.º ANO / 2nd YEAR

    SEMESTRE / SEMESTER

    ECTS

    HORAS / HOURS

    Comunicação e Linguagem / Communication and Language

    1.º

    5

    45

    Design Editorial / Editorial Design

    1.º

    5

    45

    Edição e Paginação de Texto / Text Editing and Layout

    1.º

    5

    45

    Infografia e Visualização de Informação / Infographics and Information Visualization

    1.º

    5

    45

    Marketing e Publicidade / Marketing and Advertising

    1.º

    5

     45

    Técnicas de Gestão de Conteúdos e de Informação / Content and Information Management Techniques

    1.º

    5

    45
           

    Comunicação 360 / Communication 360

    2.º

    5

     45

    Design de Informação / Information Design

    2.º

    6

    60

    Projeto de Informação / Information Project

    2.º

    8

    60

    Social Media e Community Management Social Media and Community Management

    2.º

    5

    45

    Tendências da Comunicação / Communication Trends

    2.º

    6

     45
  • 3º ANO

    3.º ANO / 3rd YEAR

    SEMESTRE / SEMESTER

    ECTS

    HORAS /HOURS

    Comunicação Estratégica / Strategic Communication 1.º  5 45
    Laboratório Web e Multimédia / Web and Multimedia Laboratory 1.º 5 45

    Legislação web, direitos de autor e privacidade / Web Legislation, Copyright, and Privacy

    1.º 4 30

    Projeto de Design de Informação / Information Design Project

    1.º 6 60

    Tecnologia e Desenvolvimento Web 3 / Web Technology and Development 3

    1.º  5 45 

    Usabilidade e Interactividade / Usability and Interactivity

    1.º

    5

    45
              

    Empreendedorismo digital / Digital Entrepreneurship

    2.º

    4

     30

    Opção 1 / Option 1

    2.º

    4

    30

    Opção 2 / Option 2

    2.º

    4

    30

    Projeto de Comunicação Global / Global Communication Project

    2.º

    14

    60

    Seminários de Comunicação / Communication Seminars

    2.º

    4

    45

    Opções: Assessoria de Imprensa; Comunicação em Ciência; Comunicação Institucional; Comunicação Interna; Comunicação Política.

    Options:  Press Office; Science Communication; Institutional Communication; Internal Communication; Political Communication.

PRÉ-REQUISITOS

N/A.

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Vários laboratórios informáticos equipados com Apple iMac 21" e com HP All-in-one 24". Os equipamentos estão dotados de vários softwares [Adobe e Office] indicados para a edição e gestão de conteúdos (texto e imagem). Laboratório de fotografia e estúdio insonorizado, com capacidade e com características de captação, edição e produção áudio e vídeo.