- Nota Biográfica +
Sandrina Esteves é doutorada em Educação Especial e professora adjunta no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.
Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e da Pós-graduação em Educação Especial, no domínio cognitivo e motor, leciona no ensino superior desde 2005.
Desenvolve investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da leitura e escrita, no âmbito da formação de educadores e professores, tendo vindo a coordenar diversos projetos na área.
Autora da obra Fluência na Leitura: da Avaliação à Intervenção – Guia Pedagógico (Psicosoma, 2013), Semana a Rimar (Fábula Educação), Semana a Silabar (Fábula Educação), Desafia-te – Caderno de Escrita Criativa (Fábula Editora), é também da sua autoria a Agenda do Educador de Infância 2022-2023 (Fábula Educação).
Curso creditado pelo CCPFC com o registo nº CCPFC/CFE-3773/24.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Doutora Sandrina EstevesEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
Pré-Inscrições e Candidaturas
>> Candidaturas ano letivo 2024_25*
*Nota Prévia: O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Pré-inscrições estão abertos ao longo de todo o ano letivo.
Pré-inscrições Candidatura Online
2ª EDIÇÃO: 25 OUTUBRO 2024
OBJETIVOS
A Pós-Graduação visa qualificar para o exercício de funções de organização/dinamização de atividades na Biblioteca Escolar, nomeadamente no âmbito das atuais funções do Professor Bibliotecário.
Competências a adquirir
O Curso tem como finalidades o desenvolvimento de competências de análise crítica, investigação, intervenção, formação, organização e avaliação relacionados com a Biblioteca Escolar, entre as quais:
- Domínio dos fundamentos sociológicos, pedagógicos e psicológicos da ação educativa global e da ação docente, em particular.
- Domínio dos fundamentos científicos e pedagógicos relacionados com a área.
- Estreitar o convívio necessário entre professor e novas tecnologias de informação e comunicação.
- Fomentar os hábitos de leitura e o prazer de ler junto das crianças e jovens.
- Promover a autonomia dos utilizadores no recurso à informação e às tecnologias.
- Estimular o enriquecimento da comunidade educativa em termos culturais, tecnológicos, artísticos e cívicos.
DESTINATÁRIOS
- Professores/as bibliotecários/a;
- Membros de equipas de Bibliotecas escolares;
- Professores/as com interesses na área das Bibliotecas Escolares;
- Licenciados/as de qualquer área disciplinar.
REGIME
B-learning
HORÁRIO DAS SESSÕES PRESENCIAIS
- Sextas das 18h30 às 21h30
- Sábados das 9h30 às 13h30
Duração: 10 meses
Total: 250 h
PLANO DE ESTUDOS
UNIDADE CURRICULAR |
ÁREA CIENTÍFICA |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
Políticas do Livro e da Leitura |
FG |
25H | 5 |
Leitura e Literacias |
FG |
25H | 5 |
Literatura para a Infância e Juventude | FE | 25H | 6 |
Mediação do Livro e da Leitura | FE | 25H | 6 |
Dinamização da Leitura pela Arte | FE | 25H | 6 |
Implementação, Organização e Gestão da Biblioteca Escolar | FE | 25H | 6 |
Tecnologias Educativas na Dinamização da Biblioteca Escolar | FE | 25H | 6 |
Biblioteca Escolar e Sala de Aula: dinâmicas de trabalho | FE | 25H | 6 |
Metodologia de Investigação e Educação | FOP | 25H | 6 |
Projeto de Intervenção em Bibliotecas Escolares | FOP | 25H | 8 |
TOTAL | 250H | 60 |
PROPINA
- Valor: 1350€
- Inscrição: 50€