- Nota Biográfica +
Sandrina Esteves é doutorada em Educação Especial e professora adjunta no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.
Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e da Pós-graduação em Educação Especial, no domínio cognitivo e motor, leciona no ensino superior desde 2005.
Desenvolve investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da leitura e escrita, no âmbito da formação de educadores e professores, tendo vindo a coordenar diversos projetos na área.
Autora da obra Fluência na Leitura: da Avaliação à Intervenção – Guia Pedagógico (Psicosoma, 2013), Semana a Rimar (Fábula Educação), Semana a Silabar (Fábula Educação), Desafia-te – Caderno de Escrita Criativa (Fábula Editora), é também da sua autoria a Agenda do Educador de Infância 2022-2023 (Fábula Educação).
Aprovado em Despacho nº 4529/2020 de 14 de abril de 2020.
Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior | Processo CEF/1213/15602
COORDENAÇÃO DO CURSO
Doutora Sandrina Esteves
|
Doutora Ana Paramés
|
Candidatura Online Pedido de Informação
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
A licenciatura em Educação Básica proporciona uma formação abrangente que constitui uma etapa de aprendizagem promotora da aquisição de competências pedagógicas, culturais e científicas para intervir em diversos contextos educativos (ATL, ludotecas, museus, autarquias, bibliotecas, serviços de pediatria, entre outros) e habilitar o licenciado para a candidatura aos 2ºs ciclos de estudos de qualificação para a docência (mestrado).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pretende-se que o licenciado em Educação Básica adquira/desenvolva um conhecimento amplo na área de educação; capacidade de estudo especializado autónomo e em parceria; competências para intervenção em contextos reais de trabalho ou em projetos empreendedores ligados às áreas da docência e das ciências da educação.
DESTINATÁRIOS
Esta licenciatura é dirigida à sociedade no seu todo, nomeadamente: alunos que tenham terminado o ensino secundário; maiores de 23 anos de idade; diplomados de Cursos de Especialização Tecnológica (CET); diplomados de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP); diplomados em outras licenciaturas cuja situação profissional beneficie de conhecimentos aprofundados nesta área.
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
Diversos contextos educativos, nomeadamente:
+ Ateliers de Tempos Livres (ATL)
+ Ludotecas
+ Museus
+ Autarquias
+ Bibliotecas
+ Serviços de Pediatria
+ Associações Culturais
ENTIDADES PARCEIRAS
Instituições de ensino formal e instituições de ensino não formal, públicas e privadas, como locais de estágio e prática profissional; e outros parceiros, como: Câmara Municipal do Entroncamento; Centro Social da Musgueira; Junta de Freguesia do Lumiar; Plano Nacional de Leitura; Escola Profissional Gustavo Eiffel.
TÍTULO CONFERIDO
Licenciado em Educação Básica.
HORÁRIO
Diurno e noturno (atualmente em vigor)
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.
PLANO DE ESTUDOS
1º ANO SEMESTRE ECTS Ciências da Terra e da Vida I / 1ºSemestre 6 História e Património de Portugal / 1ºSemestre 5 Introdução à Investigação em Contextos Educativos Research Initiation in Educational Contexts 1ºSemestre 3 Números e Cálculo I / 1ºSemestre 7 Psicologia do Desenvolvimento / 1ºSemestre 3 Comunicação Oral e Escrita / 1ºSemestre 6 Ciências da Terra e da Vida II / 2ºSemestre 6 Psicologia da Educação / 2ºSemestre 3 Geografia de Portugal / 2ºSemestre 5 Língua Portuguesa I / 2ºSemestre 7 Números e Cálculo II / 2ºSemestre 7 Observação e Investigação em Contextos Educativos / Observation and Research in Educational Contexts 2ºSemestre 2 2º ANO SEMESTRE ECTS Expressão Plástica / 1ºSemestre 6 Geometria / 1ºSemestre 6 Língua Portuguesa II / 1ºSemestre 7 Expressão Musical / 1ºSemestre 6 Opção 1 / 1ºSemestre 2 Projetos de Intervenção em Contextos Educativos* / Intervention Projects in educational Contexts* Anual 3 Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem / 2ºSemestre 6 Biologia Humana e Promoção da Saúde / 2ºSemestre 6 Expressão Dramática / 2ºSemestre 6 Matemática e Aplicações / 2ºSemestre 6 Projetos Digitais em Educação / 2ºSemestre 3 Projetos de Intervenção em Contextos Educativos* / Intervention Projects in educational Contexts* Anual 3 * O total de créditos correspondente a esta UC (6) só será atribuído após a avaliação final da mesma no final do 2.º semestre do 2.º ano. 3º ANO SEMESTRE ECTS Desenvolvimento do Pensamento Lógico-Matemático / Development of the Logical-Mathematical Thinking 1ºSemestre 5 Educação para a Sustentabilidade e Património Natural / Education for Sustainability and Natural Heritage 1ºSemestre 5 Expressão Físico-Motora na Infância / Physical-motor expression in childhood 1ºSemestre 6 Oficina de Expressões Artísticas / 1ºSemestre 6 Opção 2 / 1ºSemestre 2 Intervenção em Contextos Educativos** / Intervention in Educational Contexts** Anual 6 Educação Matemática / Mathematics Education 2ºSemestre 6 Literatura para a Infância e Educação Literária / Children's Literature and Literary Education 2ºSemestre 5 Sociologia da Educação e Organizações Educativas / Sociology of Education and Educational Organizations 2ºSemestre 2 Descoberta das Ciências da Terra e da Vida / Discovery of Earth and Life Sciences / 2ºSemestre 7 Ensino e Aprendizagem da Língua Materna / Teaching and Learning of the Mother Language 2ºSemestre 4 Intervenção em Contextos Educativos** / Intervention in Educational Contexts** 2ºSemestre 6 (UC anual/Annual CU) OPÇÃO 1 ANO SEMESTRE ECTS Formação Pessoal e Social / Social and Personal Education 2º ano Multiculturalidade e Educação Intercultural / Multiculturality and Intercultural Education 2º ano Dinâmicas de Grupo e Trabalho em Equipa / Group Dynamics and Team Work 2º ano Ética e Educação para a Cidadania / 2º ano OPÇÃO 2 Intervenção Comunitária / Atividades Lúdicas e Ambientes Educativos / Playing Activities and Educational Environments Animação Sociocultural / Currículo e Dinâmicas Evolutivas /
Earth and Life Sciences I
History and Heritage of Portugal
Numbers and Calculus I
Developmental Psychology
Oral and Written Communication
Earth and Life Sciences II
Educational Psychology
Geography of Portugal
Portuguese Language I
Numbers and Calculus II
Plastic Expression
Geometry
Portuguese Language II
Musical Expression
Option 1
Language Acquisition and Development
Human Biology and Health Promotion
Dramatic Expression
Mathematics and Applications
Digital Projects in Education
(UC anual/annual CU)
Artistic Expression Workshop
Option 2
** O total de créditos correspondente a esta UC (12) só será atribuído após a avaliação final da mesma no final do 2.º semestre do 3.º ano.
1º semestre
2
1º semestre
2
1º semestre
2
Ethics and Education for Citizenship
1º semestre
2
Community Intervention 3º ano
1º semestre
2
3º ano
1º semestre
2
Sociocultural Animation 3º ano
1º semestre
2
Curriculum and Evolutive Dynamics3º ano
1º semestre
2
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
6 semestres (3 anos).
Acedem também os candidatos abrangidos pelos regimes especiais de acesso ao ensino superior previstos pela lei. Pode consultar o regulamento através do link: REGULAMENTO
PRÉ-REQUISITOS
N/A
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
Biblioteca. Sala de leitura equipada com 4 PC’s para uso de utentes, impressora e acesso à Internet. Acervo bibliográfico com mais de 13.700 livros e 166 títulos de periódicos, entre os quais ais de 2.000 livros e 40 periódicos na área da Educação. Family Relation Test, KIDS - Missouri Kindergarten Inventory, ASEBA, Programa Crescer, Escala de Comunicação Pré-verbal, Movement ABC, entrevistas, PEP-R, TICL, Inventários de Avaliação Ecológica. Materiais de Intervenção: PIAF; materiais de estimulação do desenvolvimento; bolas; colchões; arcos; espelhos; materiais de associação, classificação e sequenciação; enfiamentos; cordas; pinos; trave; jogos didáticos; materiais associados ao jogo simbólico; construções; instrumentos musicais. Meios audiovisuais e outros: câmara de filmar, sistema de som, computador, projetor, vídeo, espelho unidirecional, televisão, vídeo, etc. Material Educativo: mapas geográficos, cartas topográficas, jogos, modelos anatómicos, modelos atómicos e moleculares, coleção de rochas e de minerais, sólidos geométricos.
ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO
+ Despacho nº 4473/2015, publicado em Diário da República, 2.ª série - N.º 85 - 4 de Maio de 2015
+ Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior | Processo CEF/1213/15602