- Nota Biográfica +
Doutorada em Biomedicina e Ciências da Saúde pela Universidade Europeia de Madrid. Graduada em Ótica e Optometria pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Investigação em Ciências da Visão pela Universidade de Alcalá, Mestre em Optometria Clínica e Hospitalar pelo Centro Boston de Optometria, Mestre em Últimos Avanços em Terapia Visual, Mestre em Cuidados Optométricos para Pacientes com Patologia Ocular e Mestre em Adaptação Avançada de Lentes de Contato pela Universidade de Valência.
Atualmente exerce a sua atividade profissional como docente e coordenadora da Licenciatura de Ótica e Optometria do ISEC Lisboa
COORDENAÇÃO DO CURSO
Doutora Clara Pérez
|
Doutor Miguel Ángel Sánchez Tena
|
Pré-Inscrições e Candidaturas
>> Candidaturas ano letivo 2024_25*
*Nota Prévia: O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. estão abertos ao longo de todo o ano letivo.
Pré-inscrições Candidatura Online
INÍCIO: OUTUBRO 2024
Os estabelecimentos óticos representam um serviço de atenção primária à população. Por isso, o ótico-optometrista necessita de uma formação sanitária, assim como de comunicação e gestão.
Este curso de pós-graduação oferece técnicas, métodos e exemplos de gestão de estabelecimentos óticos e de como conciliar a função de prestação de serviços óticos com a necessária projeção de negócios que se deve ter.
Por sua vez, este curso de pós-graduação oferece um módulo sobre investigação em ciências da saúde, que permitirá ao estudante obter conhecimentos sobre a qualidade da investigação e da cooperação científica. Assim como, promover a colaboração com empresas para melhorar os serviços à sociedade.
Os estudantes poderão fazer módulos independentes, obtendo um certificado após a conclusão e superação, ou fazer todos os módulos para obter o título de "Pós-Graduação em Gestão e Investigação de Serviços Ótico-Optométricos".
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
A Pós-Graduação em Gestão e Investigação dos Serviços Óticos-Optométricos desenvolve as competências de gestão, planeamento e coordenação, que proporcionem aos estudantes os conhecimentos necessários à introdução na gestão de serviços óticos. Paralelamente, adquirirão os conhecimentos necessários para realizar a gestão da ótica desde o ponto de vista económico, financeiro, de recursos humanos, etc.; e permitirá que iniciem no marketing por meio de políticas de preço, produto, distribuição e comunicação. Esta pós-graduação permitirá aos alunos o acesso a cargos de gestão e liderança em estabelecimentos ou cadeias óticas e laboratórios óticos
DESTINATÁRIOS
Profissionais da indústria ótica que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os atuais requisitos de gestão, para um sistema de qualidade e melhoria contínua em seu negócio / empresa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Módulo “Gestão empresarial de estabelecimentos óticos”
- Conhecer e aplicar as principais competências sociais a desenvolver na área da saúde;
- Desenvolver aptidões de comunicação e sociais que garantam o sucesso na abordagem profissional;
- Conhecer e aplicar os aspetos técnicos, económicos, ergonómicos, psicológicos, sanitários e jurídicos da prevenção de riscos ocupacionais;
- Aconselhar e orientar, a nível técnico, sobre recursos humanos;
- Aplicar adequadamente os conceitos jurídicos e económicos básicos associados à função de recursos humanos. - Módulo “Gestão comercial”
- Executar e gerir a organização comercial da empresa;
- Capacidade de analisar e avaliar os benefícios económico-financeiros de cada ação comercial, a médio e longo prazo;
- Capacidade de ter uma ótima relação comercial com os diversos canais de distribuição;
- Domínio do conhecimento técnico dos diferentes produtos de inovação. - Módulo "Marketing"
- Capacidade de dominar as técnicas mais relevantes em processos de vendas;
- Determinar técnicas e estratégias de marketing com base nas diferentes áreas de atividade e circunstâncias do ambiente e do mercado;
- Competências no uso de ferramentas e estratégias de marketing digital;
- Conhecer e aplicar os fundamentos do marketing de saúde. - Investigação em Ciências da Saúde
- Capacidade de desenhar e executar projetos de investigação;
- Capacidade de selecionar o método de análise apropriado;
- Capacidade de trabalhar com o programa estatístico SPSS para análise de dados;
- Capacidade de redação de um artigo científico e sua divulgação.
PREÇÁRIO
- Inscrição: 100 €
- Curso completo: 990 €
- Módulos considerados individualmente:
- Módulo 1 – 365 €
- Módulo 2 – 290 €
- Módulo 3 – 290 €
- Módulo 4 – 290 €
- Exame de recurso: 250 €
- Os descontos não são acumuláveis.
REGIME
E-learning
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
102 horas.
HORÁRIO
Sextas-feiras (18h00-22h00) e/ou sábados (10h00-14h00).
PLANO DE ESTUDOS
UNIDADES CURRICULARES |
DOCENTES |
HORAS |
HORAS/CONTATO |
ECTS |
Gestão empresarial de estabelecimentos óticos | Direção de equipa de trabalho |
25h |
6h | 5 |
Habilidades no relacionamento com os pacientes |
25h |
6h | ||
Recursos humanos em estabelecimentos óticos |
25h |
6h | ||
Prevenção do risco ocupacional |
25h |
6h | ||
Gestão comercial | Distribuição comercial e logística |
20h |
4h | 4 |
Relacionamento com fornecedores e conhecimento dos produtos |
20h |
5h | ||
Margens comerciais |
20h |
5h | ||
Ferramentas de gestão para relacionamento com o cliente |
20h |
5h | ||
Técnicas de negociação |
20h |
5h | ||
Marketing | Marketing na área empresarial e no setor ótico |
20h |
5h | 4 |
Planeamento |
20h |
5h | ||
Técnicas de vendas |
20h |
5h | ||
Gestão de publicidade |
20h |
5h | ||
Comunicação e publicidade no meio online |
20h |
4h | ||
Investigação em ciências da saúde | Estatísticas para a ciências da saúde |
20h |
5h | 4 |
Armazenamento de dados e iniciação ao SPSS |
20h |
5h | ||
Estatística descritiva |
20h |
5h | ||
Análise paramétrica e não paramétrica |
20h |
5h | ||
Análise de variáveis quantitativas e qualitativas |
20h |
4h | ||
TOTAIS | 425h | 102h | 17 |