- Nota Biográfica +
Doutor Europeu em Estudos Culturais, professor especialista em provas públicas (DL 206/2009) em Ciências da Educação, domínio de Educação Social. Mestre em Ciências da Saúde, na especialização em intervenção para o envelhecimento ativo. Pós-Graduado em Gerontologia Social, Geriatria Clínica e licenciado em Educação Social. Professor do ensino superior politécnico desde 2008 e universitário desde 2014. Possui uma vasta experiência em projetos de intervenção comunitária em contextos intergeracionais. É ainda, autor de diversos artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, ligados às suas áreas de investigação: educação/pedagogia social, gerontologia educativa, territórios e patrimónios.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Doutor Bruno FerreiraEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Doutor Rui FonsecaEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Rui Fonseca é Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa. É docente do ensino superior desde 2010. Entre 2000 e 2009 foi bolseiro da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É Doutorado em Sociologia e Mestre em Ciências do Trabalho pelo ISCTE-IUL e licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Lusófona, em Lisboa. Tem larga experiência na administração e gestão em educação É também investigador nas áreas de Comunicação de Ciência, Compreensão Pública da Ciência, Literacia em Saúde e TIC em saúde, entre outros domínios de investigação. É ainda Membro Fundador e Vice-Presidente do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. |
Pré-Inscrições e Candidaturas
>> Candidaturas ano letivo 2024_25*
*Nota Prévia: O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Pré-inscrições estão abertos ao longo de todo o ano letivo.
Pré-inscrições Candidatura Online
INÍCIO: OUTUBRO DE 2024
Número mínimo de 17 estudantes para abrir o curso.
OBJETIVOS
- Compreender as problemáticas dos processos de envelhecimento entendendo as práticas da intervenção social gerontológica numa perspetiva transdisciplinar.
- Conhecer a evolução da intervenção social gerontológica no contexto sociopolítico nacional e europeu.
- Analisar e compreender a natureza das teorias, metodologias e práticas da intervenção social gerontológica, de forma articulada e integrada, privilegiando uma visão sistémica e a abordagem holística na gerontologia.
- Entender os quadros teóricos e metodológicos que permitam caracterizar a população alvo e os seus contextos de vida, de modo a sustentar uma intervenção diferenciada e de proximidade, no máximo respeito pelas diretrizes éticas e deontológicas.
- Elaborar, planificar, implementar e gerir planos, programas, projetos e atividades adequadas à intervenção social gerontológica, com públicos seniores diferenciados.
- Fortalecer uma cultura de cidadania positiva e de inclusão dos seniores, alicerçada no empreendedorismo e inovação social de base comunitária, assente em abordagens participativas, integradas e colaborativas.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
O Curso de Pós-Graduação tem como competências gerais, o desenvolvimento de análise crítica, investigação, intervenção, formação, organização e avaliação relacionados com a intervenção social gerontológica aplicada, entre as quais:
- Aprofundar conhecimentos para uma compreensão interdisciplinar e integrada do processo de envelhecimento humano nas diferentes dimensões;
- Aplicar os conhecimentos na resolução de situações potenciadas pelas atuais tendências de envelhecimento demográfico;
- Desenvolver e aplicar conhecimentos na prática profissional e na investigação em gerontologia social aplicada;
- Atualizar e aprofundar competências profissionais adquiridas na formação pré-graduada no âmbito da gerontologia social aplicada;
- Desenvolver conhecimentos e competências que facilitem o trabalho em equipas interdisciplinares e parcerias institucionais;
- Desenvolver conhecimentos e competências para implementar intervenções centradas na promoção do envelhecimento ativo, considerando o ciclo de vida e, em particular, a idade avançada;
- Desenvolver competências de comunicação e de aplicação de resultados de pesquisa;
- Aprofundar e desenvolver competências de aprendizagem auto-orientada e autónoma.
DESTINATÁRIOS
- Profissionais das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências da Saúde.
- Licenciados/as de qualquer área disciplinar com interesse na área da Gerontologia Social Aplicada.
REGIME
B-learning
HORÁRIO DAS SESSÕES PRESENCIAIS
Sextas: 18h00 às 23h00
Sábados: 9h00 às 18h00
Duração: 8 meses
Total: 292 h
PLANO DE ESTUDOS
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
Sociologia e Demografia do Envelhecimento | 14H | 3 |
Psicologia positiva no processo de envelhecimento | 12H | 3 |
Políticas públicas, cidadania e envelhecimento ativo | 16H | 3 |
Empreendedorismo e inovação social na Gerontologia | 20H | 3 |
Metodologia de Investigação aplicada à Gerontologia | 12H | 3 |
Gerontologia Social Aplicada I: Gerontologia: ciência interdisciplinar |
58H | 10 |
Intervenção Gerontológica Integrada – Comunitária e Colaborativa | 12H | 3 |
Práticas de Gestão e Administração de instituições gerontológicas | 14H | 3 |
Conceção, elaboração e gestão de projetos de intervenção social gerontológica | 20H | 3 |
Laboratório de Ética e Deontologia aplicadas à Gerontologia | 14H | 3 |
Gerontologia Social Aplicada II: Literacia e Saúde no envelhecimento |
90H | 12 |
Trabalho de Projeto | 12H | 11 |
TOTAL | 292H | 60 |
PROPINA
- Valor: 1450€ ou 8 x 181,25 €
- Inscrição: 70€