Towards Safer Skies, projeto desenvolvido pelos alunos do 1.º da Licenciatura em Ciências Aeronáuticas e do Espaço, foi apresentado ao público no dia 16 de janeiro. O projeto, sob a orientação do Professor Doutor Luís Santos, coordenador da licenciatura, visou prever a ocorrência de Bird Strikes associado a um modelo de Machine Learning alimentado por um agente de inteligência artificial.

O início da sessão coube ao Professor Eurico Brito, Gestor do Departamento de Aeronáutica e Turismo do ISEC Lisboa, que demonstrou o seu apreço pelo contributo do projeto para uma indústria mais segura. Pedro Gonçalves, aluno da Licenciatura, em representação da turma, apresentou o projeto, em formato pitch para 12 parceiros da indústria. No decorrer da sua comunicação, este explicou o impacto real destas ocorrências na indústria enfatizando os custos operacionais, de manutenção e as fatalidades ocorridas devido à presença deste fenómeno. Recorrendo à utilização da inteligência artificial, o projeto, pioneiro e inovador, procura prever a ocorrência de Bird Strikes, de forma a mitigar os danos estruturais e humanos.

O júri, composto por 12 profissionais e especialistas da indústria, tiveram a oportunidade de avaliar o projeto e desafiar os alunos a aprimorá-lo, incentivando a inovação.

O júri foi composto por:

  • Cmd. Armindo Martins, Consultor
  • Dr. Arafat Tayob, Menzies Aviation Portugal
  • Eng. Bernardo Lourenço, ANAC
  • Cmd. Carlos Barros, TAP – Training
  • Cmd. José Guedes, Consultor
  • Eng. José Natário, ANA Aeroportos
  • Doutora Lúcia Piedade, Consultora
  • Dr. Luís Trindade Santos, ANA Aeroportos
  • Dr. Mário Spínola, HiFly
  • Eng. Marco Silva, Microsoft
  • CTA Pedro Dias, NAV
  • Dr. Rui Gomes, Menzies Aviation Portugal
  • Dr. Cmd. Rui Rocha, IFA

A sessão foi encerrada pela Presidente do ISEC Lisboa, Professora Doutora Cristina Ventura, que agradeceu a presença de todos os profissionais, aos docentes que acompanharam o projeto e aos alunos. Em tom de conclusão, a Presidente teceu elogios ao método de ensino do ISEC Lisboa, salientando a estreia relação entre o meio académico e o profissional.

O desenvolvimento teórico do projeto disponível em formato de artigo científico foi submetido a uma revista internacional e, encontra-se, de momento, em peer review.

O ISEC Lisboa expressa o seu agradecimento aos alunos e ao docente Luís Santos que, ao ajustarem a sua trajetória, fortaleceram a união entre a academia e a indústria aeronáutica.

GCI | janeiro 2025 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS