Combate ao Abandono e Promoção do Sucesso Escolar no Ensino Superior Privado foi o tema principal do seminário que teve lugar no ISEC Lisboa, no passado dia 12 de dezembro, e que contou com a colaboração da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP).

Com enfoque em estratégias de combate ao abandono escolar, o seminário reuniu representantes de instituições de ensino superior e de especialistas do setor que partilharam as diferentes abordagens e prática, com a finalidade de manter os alunos no ensino superior privado.

A sessão de abertura ficou a cargo da Presidente do ISEC Lisboa, Professora Doutora Maria Cristina Ventura, e dos Professores Doutores António Almeida Dias, Presidente da APESP e Joaquim Mourato, Diretor-Geral da Direção Geral de Ensino Superior (DGES).  Ressalvando a importância da inovação pedagógica, o Professor Doutor Joaquim Mourato fez referência a diversos projetos, promovidos pela Direção-Geral de Educação e Ciência em parceria com instituições nacionais, que têm como missão o bem-estar estudantil e o sucesso académico. O papel da saúde mental ocupa um lugar de destaque nos desafios e projetos implementados, sendo a mesma priorizada e imperativa no bem-estar dos estudantes.

 O Diretor-Geral da DGES, reforça ainda: “(...) o que importa realçar é que todos estes esforços que estão a ser feitos por todos e, em cada uma destas áreas que mencionei, concorrem para a mesma finalidade e repito, a maximização do sucesso e do bem-estar do estudante, é este o nosso foco, é esta a nossa preocupação, é esta a nossa orientação de todas as medidas, algumas mais eficazes que outras, mas é exatamente com este propósito que todos devemos colaborar para que os resultados possam ser alcançados.” Para finalizar a sua intervenção, o Professor Doutor Joaquim Mourato realça a importância de debater estes temas, concluindo: “É esta, também, a razão de estar aqui convosco (....), mas também é pelo tema, é pela relevância desta temática e pelo desafio que ela encerra em todos nós.”

Iniciou-se, de seguida, o pitching dos projetos de Casos de Sucesso no Ensino Superior Privado. Foram apresentados 5 casos de sucesso implementados no Ensino Superior Privado que contribuíram para o prosseguimento de estudos dos estudantes. De norte a sul do país, os casos de abandono no ensino superior atingem números elevados reforçando a necessidade da existência destes projetos. 

O Projeto AMBIÇÃO – Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, caso consórcio da Universidade Autónoma e da Escola Superior de Educação João de Deus, apresentado por João Feijoo e Ana Teresa Neves, apresentou os resultados e metodologias inovadoras, tais como, metodologias de ensino com maior participação do aluno, apelo ao pensamento crítico e estímulo à criatividade, que contribuíram para o sucesso do projeto. 

Elisabete Pinto da Costa apresentou o INOVEDU e os respetivos resultados, do Consórcio Universidade Lusófona, traduzindo-se num projeto de sucesso com uma taxa de realização de 100% das atividades planeadas resultando assim no aumento do número médio de ECTS concluídos nos estudantes de 1.º ano e 1.ª vez no ensino superior.

Já o Projeto 3AS, apresentado por Carlos Cabeleira, do Consórcio ISEC Lisboa e o Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES) teve como objetivos principais a redução do abandono escolar, aumento do sucesso académico, reforço do desempenho das IES, nomeadamente o acolhimento e integração, inovação pedagógica, sinalização de riscos e tutoria e mentoria. 

ALL_IN_CESPU, projeto do consórcio Instituto Universitário de Ciências da Saúde e do Instituto Politécnico de Saúde do Norte, apresentado por Sara Lima, explorou os diferentes desafios e iniciativas aplicadas para o sucesso do projeto. Desde a criação e desenvolvimento de fluxogramas de sinalização, o desenvolvimento de uma rede de mentoria até ao desenvolvimento de metodologias pedagógicas com recurso a instrumentos tecnológicos e conteúdos digitais foram algumas das medidas aplicadas no âmbito do projeto. 

Tendo em vista a promoção do sucesso académico no ensino superior, foi, igualmente, implementado um programa colaborativo de serviços de saúde mental e bem-estar para estudantes de saúde englobando três instituições: Escola Superior de Enfermagem do Porto, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa. O Projeto SUPERA-TE, liderado pelo Instituto Piaget, e apresentado por Cristina Costa Lobo, atuou em três frentes: 1) no desenvolvimento de um sistema de previsão do insucesso e/ou abandono escolar; 2) no desenvolvimento de ações de prevenção e redução do abandono escolar; 3) desenvolvimento de ações de promoção do sucesso escolar.

A segunda parte do seminário foi composta por duas mesas redondas cujo tema principal se centrava nas abordagens integradas de combate ao abandono e de promoção do sucesso escolar no ensino superior privado.  A primeira mesa redonda intitulada “Perspetivas das IES” contou a moderação da Presidente do ISEC Lisboa, Cristina Ventura, e com as contribuições de Elisabete Pinto da Costa, da Universidade Lusófona, Elizabeth Real, Universidade Portucalense, Túlia Cabrita, Universidade Lusíada, Célio Sousa, IP Maia e Domingos Martinho, ISLA Santarém. Cristina Ventura, após a apresentação da taxa global de abandono, correspondendo do a 16,2%, lança o mote aos presentes sobre a importância de projetos como os referidos para a diminuição do fenómeno de abandono. A mesa redonda, entre outros temas, debateu, igualmente, a razão pela qual a taxa de abandono em cursos técnicos superiores profissionais é mais elevada do que nas licenciaturas. Os participantes partilharam as suas visões e o caminho que as suas instituições trilham com um objetivo comum: a redução do abandono escolar e o sucesso académico dos estudantes.

A mesa redonda 2 – “Perspetiva das Partes Interessadas”, moderada por José Manuel Silva, da Escola Superior de Saúde Santa Maria e Presidente do Colégio Politécnico, contou com a presença de David Sousa, Diretor-Geral da Educação, António Almeida Dias, Presidente da APESP, José Roque, da Rede Portuguesa dos Provedores dos Estudantes e Bruno Sena, Presidente da Associação Académica do ISEC Lisboa. A mesa redonda debateu, essencialmente, a perspetiva estudantil face ao abandono académico, abordando, entre outros temas, a transição do ensino secundário para o ensino superior. O Diretor-Geral da Educação ressalvou a importância da orientação dos alunos durante o ensino secundário, de modo a que estes conheçam o ensino superior para, no futuro, efetuarem a melhor escolha: “Uma das áreas que para mim é extremamente crucial, tem a ver com a orientação escolar no final do ensino secundário e aqui é algo em que o ensino superior e o ensino secundário com os seus serviços específicos de orientação , os municípios, as entidades municipais (...), avançar para um trabalho de orientação escolar que de alguma forma ajude os alunos antes de fazer as suas opções, estarem mais capacidades, mais conhecedores para depois poderem fazer boas decisões no seu acesso ao ensino superior. Porque como foi aqui dito muitas vezes, é pelo facto de haver algum desconhecimento que acaba por acontecer esta mudança de percurso depois de já ter entrado ou o que é mais grave o abandono.”

O seminário traduziu-se numa tarde de partilha para que juntos possamos contribuir para um ensino superior de qualidade, cultivando o sucesso e o conhecimento dos nossos estudantes, com a lembrança que o ensino superior privado é de todos e que através da união de esforços comuns através de planos de pagamento de propinas, flexibilidade no pagamento das mesmas, bolsas de estudo de apoio social e de mérito, este é acessível a todos!

 GCI | dezembro 2024


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