Dicionário dos Valores e da Cidadania Europeia, a mais recente obra editada com o cunho da Cátedra UNESCO – A Cidade que Educa e Transforma, foi lançada no dia 29 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian. Sob a coordenação das Professoras Isabel Baltazar e Fátima Pacheco, a apresentação teve, ainda, oradores de destaque: o Professor Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, a Embaixadora de Portugal na Organização das Nações Unidas (ONU) Ana Paula Zacarias e o Professor Manuel Porto.

A Professora Doutora Isabel Baltazar iniciou a cerimónia de lançamento com um profundo agradecimento a todos os participantes na obra pelo incrível contributo – em tempo recorde – em prol dos valores europeus e aos presentes. Com a participação de 112 autores das áreas dos Estudos Europeus, Direito, História, Filosofia, Ciência Política e Relações Internacionais, o dicionário é composto por 105 entradas que ilustram a identidade europeia.

O Professor Doutor Guilherme d’Oliveira enfatiza o poderoso instrumento que é esta obra e “mais atual que nunca”, uma vez que nunca é demais revisitar os fundamentos da União Europeia. Como ponto de partida para futuras reflexões, o dicionário transporta valores que deverão ser incorporados numa cidadania ativa. O Professor Doutor termina a sua intervenção afirmando que se devem criar situações, a nível internacional, para que estes valores possam ser concretizados.

A Embaixadora Ana Paula Zacarias apelida esta obra como “um mapa do conhecimento que organiza temas complexos de forma sistemática e prática” que não só informa, mas também inspira. O Dicionário dos Valores e da Cidadania Europeia une o pensamento académico à cidadania europeia fomentando a participação ativa e a reflexão sobre a importância desses valores na sociedade. Por sua vez, o Professor Manuel Porto exalta os valores europeus, afirmando a importância de obras que construam e incentivem uma cidadania europeia ativa.

Já Fátima Pacheco, co-coordenadora da obra deixa breves palavras sobre esta caracterizando o dicionário como “um apelo para que as bases de identidade europeia não se esvaziem”.

Isabel Baltazar, Coordenadora da Cátedra UNESCO, terminou a cerimónia citando algumas palavras da Presidente do ISEC Lisboa, Professora Doutora Cristina Ventura, na qualidade de Presidente da Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma – RICET, afirmando o importante papel da Cátedra, liderada pelo ISEC Lisboa, enaltecendo a importância do papel da Cidade na construção da cidadania.

Esteve, ainda, presente o mais recente membro da Cátedra UNESCO - o Instituto Politécnico de Leiria(IPLeiria), na pessoa do Professor Doutor Jorge Varela, da Direção da ESECS/IPLeiria, em representação do Presidente do IPLeiria.

Este dicionário prova-se como um convite à reflexão sobre os valores e identidade europeia que é marcada por uma herança rica e diversidade. Através de uma abordagem interdisciplinar unifica o pensamento académico com a necessidade da construção de uma cidadania ativa e onde a cidadania e os direitos são respeitados, protegidos e promovidos, assegurando um futuro de paz, equidade e prosperidade. A obra contou, ainda, com o contributo imprescindível de 8 docentes do ISEC Lisboa.

 GCI | janeiro 2025


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS