O Governo aprovou medidas, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), para promover a formação digital e vai lançar já em setembro: o "Cheque - Formação + Digital", que pode ser atribuído a todos os trabalhadores, independentemente da sua situação laboral, até ao valor de 750 euros, para formações que lhes confiram novas competências digitais. 

À agência noticiosa Lusa, Miguel Fontes, o secretário de Estado para o Trabalho, adiantou que estas formações "podem ser em questões ligadas à cibersegurança, no tratamento de dados, no marketing digital, naquilo que cada trabalhador entenda que é importante para o aperfeiçoamento das suas competências para o mercado de trabalho", ou para quem "aspira a reconversão profissional, a mudar de emprego, a encontrar um outro setor de atividade", explicou. (Pode ler a notícia AQUI)

No ISEC Lisboa, são cada vez mais as pessoas, tanto jovens alunos como adultos já ativos no mercado de trabalho, que nos procuram para se atualizarem digitalmente e até para fazerem uma reconversão de carreira que lhes exijam novas competências nas suas áreas de preferência. Num mundo cada vez mais digital, as ferramentas que se relacionam com tratamento de dados, marketing digital e cibersegurança ganharam um grande destaque, criado pela necessidade, que levou o ISEC Lisboa a apostar nesta área de formação com oferta formativa na área digital, destacando:

CTESP EM MARKETING DIGITAL

CTESP EM GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

CTESP EM COMUNICAÇÃO E MARKETING

LICENCIATURA EM CIÊNCIA E VISUALIZAÇÃO DE DADOS

PÓS GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

 

 

GCI | julho 2023

 

O aluno Pedro Valada, aluno do 2º ano da Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil, participou no 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [CNaPPES23], que este ano se realizou na Universidade do Algarve, em Faro. A participação, em conjunto com o Professor Luís Moreira, com a comunicação em poster intitulada: "Desenvolvimento de uma Ferramenta Interativa para o Cálculo de Potências de Matrizes: Uma Proposta de Atividade Prática", resultou de uma atividade prática realizada no âmbito da UC de Matemática 3.


Nas palavras do nosso aluno, "Foi uma honra poder representar o ISEC Lisboa no congresso e ter a oportunidade de apresentar um poster científico" e também para o ISEC Lisboa foi uma honra a prestação do nosso Pedro Valada como também do Professor Luís Moreira, no Congresso referido, o que muito apraz à Escola de Gestão Engenharia e Aeronáutica.


Saiba mais sobre este evento AQUI.

GCI | julho 2023

 

 

 

 

O Professor Doutor José Reis Jorge, docente do ISEC Lisboa marcou presença, com o orador, na conferência “O professor e a aprendizagem com e-mentoria: um contributo para o futuro da Educação”,  organizada pela Casa do Professor de Braga, desenvolvida no âmbito do projeto Erasmus+ LOOP – Scaffolding in Teachers Development: Mentoring and Mentors in Induction Programs, que teve lugar no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa no dia 7 de julho. O Professor Doutor José Reis Jorge apresentou, em conjunto com a Professora Doutora Maria Alfredo Moreira, docente da Universidade do Minho, o tema: Diferenças entre a Supervisão Pedagógica e a Mentoria.  Que contributos podem as práticas de supervisão trazer para os processos de mentoria?; Em que circunstâncias é mais adequada a supervisão/ mentoria?; Que perfil para o supervisor/ mentor nas escolas?. Estas foram algumas das questões debatidas que mais marcaram esta apresentação direcionada principalmente para professores, formadores de professores e mentores de profissionais da área da pedagogia. 

O Professor Doutor José Reis Jorge, é atualmente o Presidente do Conselho de Honra do Instituto Superior de Educação e Ciências/ISEC Lisboa e Honorary Doctoral Supervisor, School of Humanities and Social Sciences, Universidade de Liverpool, Reino Unido. É ainda investigador do CEIA/Centro de Estudos e Investigação Aplicada, ISEC Lisboa, e investigador associado do CETAPS/Centro de Estudos de Inglês, Tradução e Anglo-Portugueses, na Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho de investigação tem-se centrado principalmente nas áreas da Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, Supervisão e Avaliação do Trabalho Docente, Supervisão Pedagógica no Ensino Superior, Prática Reflexiva e Educação Inclusiva. 

Pode ver a conferência completa AQUI. 
A apresentação do professor do ISEC Lisboa começa no tempo 1:56:38. 

GCI | julho 2023

 

Acaba de ser publicado mais um artigo científico da docente Sara de Almeida Leite, desta vez na revista Portuguese Literary & Cultural Studies, publicada pelo Center for Portuguese Studies and Culture, da Universidade de Massachusetts, Dartmouth (vol. 38/39, outono 2022/primavera 2023). O texto resulta do seu trabalho de investigação em torno da educação literária no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como da sua prática enquanto docente da unidade curricular de Literatura para a Infância e Educação Literária, na licenciatura em Educação Básica, no ISEC Lisboa. 

 

Pode ler o artigo completo AQUI.

ou 

Consultar e revista Portuguese Literary & Cultural Studies

 

GCI | julho 2023

 

 

 

 

 

Decorreu, no dia 6 de julho, o Seminário de Práticas Reflexivas organizado pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano e promovido pela Coordenação da Prática Profissional e Supervisionada, no ISEC Lisboa. Este seminário teve como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas da EEDH na formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo de educação básica. Coube Rui Fonseca, diretor da EEDH abrir a sessão para este dia e às docentes Rita Brito e Sandrina Esteves, membros da coordenação prática profissional e supervisionada, apresentarem o programa para este seminário, tal como os oradores convidados e os temas a serem apresentados e debatidos. 

Além das apresentações/comunicações dos oradores convidados, desde orientadores cooperantes, supervisores institucionais e estudantes, este seminário teve também espaço  e tempo para um debate reflexivo sobre o início da prática pedagógica e caminho futuro, bem como as práticas e ferramentas que podem tornar este processo, ou caminhada, mais producente e adequado numa altura em que se colocam em prática os conhecimentos adquiridos, até então, apenas a nível académico.

 

Ana Runa, professora da EEDH do ISEC Lisboa falou-nos sobre Ética na Prática Pedagógica: Reflexões enquanto Maria Tomaz e Augusto Queiroz, formados pelo ISEC Lisboa escolheram o tema: O Estágio como Oportunidade para Crescer e Amadurecer. Seguindo a linha de reflexão de práticas que contribuem para melhorar o início da vida profissional na área da Educação, Elvira Ferreira, Jane Brito, Carla Pereira e Vânia Nóbrega, do ISEC Lisboa, debateram Matemática Nos Primeiros Anos: Desafios dos Estagiários na Planificação das Tarefas. O programa da tarde contou com a oradora Marta Botelho, do Colégio Piloto Diese, que trouxe o tema: Trabalho por Projeto em Creche e Educação Pré-Escolar. Para um prisma reflexivo diferente, de seguida Cátia Rodrigues e Carla Marques escolheram: Tenho um(a) Estagiário(a) na Sala. E Agora?

As docentes Rita Brito e Sandrina Esteves fecharam este seminário com as reflexões finais sobre esta ação inteiramente dedicada às práticas pedagógicas na formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo de educação básica.

O ISEC Lisboa agradece a todos os presentes, oradores e moderadores pela sua participação.

GCI | julho 2023


 

 


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