Os estudantes da Licenciatura de Engenharia de Proteção Civil visitaram o centro de operações e o posto de comando operacional instalado pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Fátima durante as celebrações do 13 de maio.

Os estudantes puderam assistir “in loco” ao funcionamento do sistema implementado para gestão e resposta a acontecimentos com necessidade de intervenção de forças diferenciadas e todo o suporte logístico inerente à operação criada para esta data/acontecimento. 

O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo da ANEPC, responsável pela operação, preparou capacidades de intervenção no que respeita a combate a incêndios, socorro na área da emergência pré-hospitalar, apoio sanitário aos peregrinos, instalação e operacionalização de um hospital de campanha do INEM e a instalação de uma área de apoio de serviços em alimentação, descanso e higiene, combustíveis.

O dispositivo, coordenado pela ANEPC, integrou 350 elementos de várias entidades, de entre as quais Corpos de Bombeiros, Força Especial de Proteção Civil, GNR, INEM, Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, Cruz Vermelha Portuguesa e Corpo Nacional de Escutas.

 

GCI | julho 2023

 

 

No passado dia 18 junho, o ISEC Lisboa participou em mais uma ação de solidariedade e voluntariado: a limpeza na reserva botânica da Mata dos Medos, localizada na Fonte da Telha, Costa da Caparica com a finalidade de remoção de espécies invasoras como o chorão das areias.

Esta ação foi organizada pelo ISEC Lisboa, nomeadamente pelos professores Ana Paula Oliveira e Jorge Costa da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica (EGEA), com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Participaram os alunos da Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente e o Grupo de Escuteiros de Cacilhas.

 
Agradecemos a todos os presentes que realizaram esta ação de voluntariado e assim contribuir para um planeta melhor.
 
GCI | julho 2023

 

PARA SUPRIR A FALTA DE PROFESSORES, O GOVERNO PREVÊ ALARGAR AS VIAS DE ACESSO AOS MESTRADOS DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA 

O Ministério da Educação prevê a necessidade de se formarem mais de 34 mil docentes até ao final desta década, para dar resposta às necessidades do sistema educativo. O alargamento das vias de acesso a mestrados de ensino é uma medida que visa colocar mais profissionais qualificados no sistema, e implica uma revisão do regime jurídico de habilitação profissional para a docência. Dar mais autonomia a universidades e politécnicos na definição dos critérios de acesso aos mestrados, reforçar o papel dos professores cooperantes e instituir estágios remunerados são algumas das medidas a serem discutidas e aprovadas num futuro próximo.


O levantamento das necessidades de docentes até 2030/31, feito pela Nova School of Business & Economics em 2021, aponta para a necessidade de recrutar entre 25% e 35% mais docentes nos vários ciclos de ensino. O 1º ciclo do Ensino Básico é o segundo grupo em que se regista maior necessidade de recrutamento, seguido do grupo de Educação Pré-escolar. 
Cabe às instituições de ensino superior criar as condições, incentivar e apoiar alunos detentores de uma licenciatura em Educação Básica, e de outras licenciaturas a definir no novo regime de acesso, para a frequência de um mestrado de qualificação para a docência.

 O ISEC Lisboa, que aposta fortemente na oferta formativa na área da Educação, destaca assim os mestrados que conferem habilitação para a docência: 
 
 

Saiba mais, ou faça a sua Inscrição Online AQUI

 

GCI | junho 2023

 

 

Os professores José Reis Jorge e Marco Ferreira, docentes do ISEC Lisboa, estiveram na 32ª Conferência anual da EURASHE, e as suas intervenções valeram-lhes a distinção de terem sido dos oradores que apresentaram uma das melhores comunicações naquela conferência internacional. 

A 32ª Conferência anual da EURASHE teve como tema: Competências para a Europa. Esta reunião de experts realizou-se nos dias 8 e 9 de junho na Universidade Politécnica de Bucareste, na capital da Roménia. Os docentes do ISEC Lisboa escolheram falar sobre a temática da Inclusão no Ensino Superior - Lidar com os desafios da diversidade e do multiculturalismo - um dos que têm sido ponto de honra no sistema educativo que o ISEC Lisboa tem implementado e defendido desde a sua fundação. 

A inclusão é uma dimensão inevitável da educação. O crescente foco na inclusão no Ensino Superior (ES) tem sido influenciado por um ideal crescente de democratização do Ensino Superior num mundo global caracterizado pela interdependência de culturas, ideias e economias. A mudança pode ser difícil de conseguir. Para serem verdadeiramente inclusivas, as instituições de ensino superior devem ter as estruturas e dinâmicas internas necessárias para atender às diversas necessidades e potenciais de todos os alunos. No entanto, o ideal de inclusão não pode ser separado da aceitação da diversidade em um mundo onde a igualdade e a diferença devem coexistir.

A nossa sessão de breakout visa promover a reflexão conjunta sobre o papel do Ensino Superior para enfrentar os desafios de inclusão do século XXI. Nossa reflexão será guiada por três questões-chave:  Como cultivar a inclusão sem apagar a diversidade cultural? Como promover educação inclusiva sem doutrinação? Como corresponder a um modelo educativo alicerçado em princípios de igualdade e inclusão em comunidades com diferentes formações e visões do mundo?”,  foram as principais ideias, e ideais sociais e educativos que os professores José Reis Jorge e Marco Ferreira discutiram e apresentaram neste evento internacional focado na criação, desenvolvimento e implementação de novas competências para a Europa, onde o Ensino Superior tem um papel fundamental.

O ISEC Lisboa felicita, orgulhosamente, a participação e distinção galardoada dos docentes José Reis Jorge e Marco Ferreira além-fronteiras. 

GCI | junho 2023 

 

 

A professora Patrícia Costa, docente da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, foi co-autora de um artigo publicado no site da Iniciativa Educação, sobre os Resultados do PIRLS - Progress in International Reading Literacy Study. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho na leitura dos alunos do 4.º ano de escolaridade. Este estudo realiza-se de cinco em cinco anos e permite avaliar as tendências da chamada “literacia de leitura”.

 

Em relação a Portugal, uma das conclusões, em comparação com 2016, os dados de 2021 mostram que aumentou a percentagem de alunos nos níveis mais baixos e diminuiu a de alunos nos níveis mais elevados. Apenas, cerca de um quarto dos alunos portugueses atingem o nível médio dos países que ocupam os lugares cimeiros. 

 

Pode ler as conclusões sobre o mesmo, bem como comparar a realidade portuguesa AQUI.

 

 

GCI | junho 2023

 

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS