Uma das inegáveis novas tendências do Ensino Superior é o EaD - Ensino a Distância. Em Portugal, a implementação necessária, provocada pela Covid 19, abriu o espaço para estender para o futuro a escolha deste regime no Ensino Superior. Foi a propósito desta nova tendência que o docente do ISEC Lisboa, especialista em EaD e eLearning, esteve no Porto, a convite da Reitoria da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, onde deu uma formação ao corpo docente daquela universidade, sobre o tema Do Presencial ao EaD: novas tendências no Ensino Superior.

Esta formação, que aconteceu dia 11, contou com os professores no Centro Universitário do Porto, de forma presencial e online, com a participação de vários professores da Universidade Lusófona, dos diferentes polos desta Universidade. “Foi uma sessão com imensos professores que juntos pretenderam aprender e partilhar entre si sobre pedagogia do Ensino a Distância num verdadeiro ambiente híbrido e participativo”, sublinhou o professor Nuno Ricardo Oliveira. Sendo esta uma das suas áreas de especialidade, estudo e investigação, Nuno Ricardo Oliveira tem-se vindo a destacar como um dos mais conceituados nomes nesta área o que o tem levado a palestrar sobre este tema além-fronteiras. “Nos próximos dias 15 a 18 de outubro irei participar 28.º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância que é um tradicional evento académico-científico que é promovido anualmente, desde 1994, pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, reunindo milhares de educadores, investigadores, gestores e outros profissionais que atuam na área da educação a distância, aberta, flexível e, mais recentemente, na educação híbrida. Neste sentido, fui convidado como orador estrangeiro para a sessão plenária, indo falar nesta sessão sobre A construção de Espaços Híbridos de Aprendizagem no Ensino Superior, área de investigação e de estudo que venho a desenvolver nos últimos anos”, adiantou ainda. 

Após este congresso internacional o professor irá realizar algumas visitas técnico-pedagógicas em São Paulo, no Brasil, a parceiros do ISEC Lisboa no âmbito da CÁTEDRA UNESCO - A Cidade Que Educa e Transforma. Depois, segue-se Colômbia, onde o professor vai à Universidade Simón Bolívar University, em Barranquilla, para dar uma palestra aos docentes desta Universidade no âmbito do Ensino híbrido no Ensino Superior e lecionar um curso modelar aos estudantes de PhD daquela instituição, no âmbito da Ética e Integridade na investigação. Nesta visita, que surgiu devido ao protocolo celebrado entre as duas instituições, haverá ainda a partilha de experiência e conhecimento com diversos departamentos da universidade. 

GCI | setembro 2023

O segundo dia do Symposium Grafica, a 7 de setembro, contou com a participação dos investigadores do TGRAF, o centro investigação em tecnologias gráficas do ISEC Lisboa, que integram o corpo docente da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa (ECAIC), que apresentaram os seus temas sob a orientação de Rafael Pozo, diretor do centro de investigação TGRAF.

A sessão da manhã foi iniciada pelos docentes Ana do Carmo e Fernando Coelho, com o tema: Estudo da perceção da expressividade da tipografia com base em escalas semânticas. Segundo os professores, a tipografia é um veículo de comunicação, através desta podemos influenciar como o leitor se vai sentir ao ler uma determinada mensagem. "A expressividade que o desenho da letra transmite é um fator importante na escolha de um tipo”, reforçou a professora Ana do Carmo, uma vez que a investigação apresentada se foca, essencialmente, na expressão tipográfica e nos elementos que a constituem. 

A segunda comunicação do dia coube às docentes Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço que apresentaram os resultados do projeto que implementaram na Unidade Curricular: Projeto da Licenciatura em Design e Produção Gráfica. Design de Comunicação Cultural: uma abordagem sistémica foi o tema apresentado e resultou devido à lacuna sentida pelas docentes nas áreas artísticas e culturais. O principal objetivo era aproximar duas realidades distintas: o design e a cultura. "O principal objetivo deste ensaio foi estudar os aspetos mais relevantes no desenvolvimento de uma identidade visual para um espaço cultural, onde fosse aplicada a compreensão do conceito de sistema, o seu desenvolvimento e aplicação na identidade de um espaço cultural, polivalente, que acolhesse eventos em áreas como o cinema, o teatro, a música e exposições, situado nas imediações da faculdade", justificou Mónica Lameiro.

Por sua vez, a docente Fátima Caiado introduziu um tema interligando o design e as artes plásticas - How can creation occour by imitating others artwork? Drawing from Masters Drawings in Undergraduate Graphic Design Courses - a proposal. Fernando Miguel Marques, também docente da ECAIC, abordou o tema Elaboração de uma Encadernação de um Livro em Branco. Explica que, em contexto de aula, a encadernação, embora seja uma habilidade que os alunos devessem desempenhar com alguma facilidade, a falta de prática de trabalhos manuais dificulta todo o processo de aprendizagem e execução. Dando continuidade à segunda mesa de investigação, o docente António Bajanca, com a sua apresentação: La realización de Paper Pop-up como habilidad tridimensional, explica os princípios do processo de um pop-up de papel, as características e objetivos do mesmo. Para aproximar a audiência ao seu tema, distribuiu pela mesma um pop-up de papel, elaborado pelo próprio, do Farol de Cacilhas situado em Almada.

Com o tema Design Gráfico e Arte Pública: Um Estudo Comparativo na Comunicação da Mensagem, a professora Maria Inês Lourenço fez uma distinção entre os conceitos de arte pública e design gráfico. A docente defendeu que "a palavra design tem muitos significados, existindo algo comum, isto é, a ideia de serviço. Os designers estão geralmente envolvidos na prestação de serviços, o resultado do trabalho por estes produzido vai ao encontro das necessidades humanas, com um papel de importância crescente nas vivências individuais e comunitárias. O design oferece um conjunto de ferramentas que ajudam neste percurso de melhoramento das condições vivenciais. Portanto, o design apresenta-se como um processo.  A arte pública é vista como um meio para envolver a comunidade e celebrar a diversidade cultural e social. É uma forma de intervenção artística que procura transformar o ambiente urbano e promover a reflexão sobre o espaço e a identidade coletiva. Através da utilização de diversos elementos artísticos, como esculturas, murais, instalações e performances, tornando-se uma ferramenta poderosa para a criação de espaços públicos mais agradáveis, acessíveis e inclusivos", referiu.  

Na última intervenção deste dia, a professora Manuela Maia abordou o tema - Escolas de Design como sistemas sociais e culturais de criatividade e inovação. A docente focou-se no papel da criatividade em contexto escolar como um fator crucial "para a criatividade ser, efetivamente, desenvolvida como uma competência de primeira linha na profissão de designer" e defendeu ainda, que "as escolas de design precisam constituir-se como sistemas criativos, assumindo um compromisso mais aprofundado com os sistemas sociais e culturais”. Referindo o estudo de Mihaly Csikszentmihalyi - Implications of a systems perspective for the study of creativity (1999), que tem enfoque na importância de uma visão sistémica da criatividade e na defesa em como esta depende de três fatores cruciais: a sociedade, o background pessoal e a cultura.

GCI | setembro 2023 

O Professor Doutor João Rodrigues dos Santos, doutorado em Economia e Coordenador dos Ciclos de Estudo na área de Gestão e Administração Local do ISEC Lisboa, em entrevista à CNN Portugal, abordou o tema da paragem da Autoeuropa e o verdadeiro impacto que terá na economia portuguesa bem como as previsões económicas de outono da Comissão Europeia.

O docente começa por afirmar que a economia se encontra “altamente globalizada” o que gera uma interdependência global. Reforça ainda que, a paragem da Autoeuropa terá um impacto bastante significativo na economia portuguesa, uma vez que esta representa 6% das exportações em Portugal. 

“Esta empresa tem 5000 trabalhadores, se, por ventura, esta empresa fechasse neste momento, o número de desempregados em Portugal subiria 1.5%” afirma. João Rodrigues dos Santos teve ainda oportunidade de comentar as previsões económicas da Comissão Europeia e a recessão da economia alemã. 

Pode assistir à entrevista completa AQUI.

Decorreu nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a nona edição do encontro internacional de investigação sobre design gráfico e publicidade - Symposium Grafica – que contou com a coordenação do centro de investigação TGRAF do ISEC Lisboa. Durante três dias, o ISEC Lisboa acolheu este encontro onde contou com a presença de docentes e investigadores internacionais.

A sessão de abertura contou com a presença da Presidente do ISEC Lisboa, Cristina Ventura e do representante do Comité Organizador do Symposium Grafica, Daniel Tena. Em seguida, o diretor do centro de investigação TGRAF, Rafael Pozo, apresentou o programa e os principais objetivos deste encontro.

Jorgi Català iniciou a sessão de trabalhos com o tema Comunicación Científica – Estrategia y Diseño Gráfico. A importância do design gráfico na transmissão de informação através de infografias foi o principal tema da sua intervenção. Num segundo momento, deu-se a entrega de prémios a Beatriz Hontanilla pelo seu artigo El papel de la tipografia en la percepción de una marca e a José Ayala pelo artigo Componentes de los indentificadores visuales y su efecto en el reconocimento de marca a quem o ISEC Lisboa congratula e deseja o maior sucesso profissional. Cristina Ventura, presidente do ISEC Lisboa, fechou o primeiro dia de apresentações com uma comunicação sobre a importância e relação entre a Academia, Ciência e a Investigação. No final do dia, o ISEC Lisboa presenteou todos os participantes do encontro com uma atuação de fados que contou com a presença de António Cardoso na guitarra portuguesa e voz, José Elmiro Nunes na viola de fado e a fadista Carolina Gomes. 

No segundo dia, a conferência internacional iniciou-se com a comunicação dos professores da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa (ECAIC), Ana do Carmo e Fernando Coelho, moderado pelo investigador José Manuel Martinez. Estudo da perceção da expressividade da tipografia com base em escalas semânticas foi o tema escolhido. De seguida, as docentes da ECAIC, Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço na sua intervenção intitulada Design de Comunicação Cultura: uma abordagem sistémica, apresentam os resultados dos trabalhos desenvolvidos na unidade curricular Projeto, da Licenciatura em Design e Produção Gráfica. Fátima Caiado, docente da ECAIC, apresentou a sua investigação How can creation occur by imitating others’ artwork focando-se na relação entre o design gráfico e as artes plásticas. Ainda na mesma mesa de investigação, o docente Fernando Miguel Marques, na sua apresentação: Encadernação de um livro em branco, apresentou a maior dificuldade sentida durante o processo de encadernação em contexto de sala de aula - a falta de experiência dos alunos com trabalhos manuais - o que complica o processo de aprendizagem da mesma.

La realización de “Paper Pop-up” como habilidad tridimensional é o tema que encerra a segunda mesa de investigação. Durante a sua comunicação, o professor António Bajanca explica as fases de desenvolvimento e os principais objetivos de um projeto pop-up. Na terceira mesa de investigação, dedicada essencialmente à apresentação de investigações e respectivos resultados, contou como oradores, a docente da ECAIC, a professora Maria Inês Lourenço, com o tema Design Gráfico e Arte Pública: Um Estudo Comparativo na Comunicação da Mensagem, com Verónica Vielma e Jose M. Martínez com a investigação ¿Cómo dejar huella en los demás con nuestra Marca? e La actividad del prototipado en diseño. Una perspectiva académica, comunicado por Noel Díaz e Rafael Pozo. 

A conferência central do segundo dia do Symposium Grafica coube ao Reitor da Universidade Ramon Llull, o Dr. Josep Rom. Diseño y Publicidad en la Universidad, título da sua comunicação, aborda a história do design gráfico e a sua importância nos estabelecimentos de ensino. 

A tarde do segundo dia do evento foi aberta com a comunicação do coordenador do centro de investigação TGRAF, Rafael Pozo e o docente da ECAIC, o professor Fernando Miguel Marques. De seguida, Antía Iglesias e Ana Soler, apresentaram a sua investigação Micro-visualización del potencial físico-químico de tres papeles elaborados a partir del residuo de especies exótico-invasoras (EEI) y análisis de sus propriedades técnicas y creativas aplicadas a la estampación artística y técnicas gráficas. Para fechar a quinta mesa, Raquel Ávila debate o tema Propuesta de estudio exploratorio para la detección de elementos de marca en los Códigos QR.

Este dia terminou com um workshop dinamizado por Elena Bartomeu e Lluc Massaguer intitulado L’agència material en el disseny: connexions sensorials e com uma exposição de posters sobre o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular Projeto, supervisionado pelas professoras Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço.

O terceiro e último dia do Symposium Grafica abriu com o tema Debate en torno a la actividad de los profesionales del diseño y la publicidad, apresentado por Miquel Campmany, Tin Fonts, Jesús del Hoyo, José Ayala e José Manuel Martínez Bouza. A nona mesa, moderada por Daniel Tena, foca-se na importância do debate numa investigação - Debate en torno a la Investigación, apresentada por Patrícia Lázaro, Elena Bartomeu, Rafael Pozo y Francesc Morera. 

A décima mesa, moderada por Josep Rom, abordou temas como a evolução da tipografia, a importância do design num museu e o design e as políticas políticas da economia circular. Para fechar, Rafael Pozo, Daniel Tena e Ana Entenza, encerram o ciclo de apresentações com os temas Investigación aplicada en diseño. Etapas de la actividad e Redactar para “Grafica” y “Questiones Publicitarias”, respetivamente.

A cerimónia de encerramento contou com Daniel Tena, Rafael Pozo e Cristina Ventura que fizeram um balanço positivo e agradeceram a todos os envolvidos pela partilha de conhecimento.

O ISEC Lisboa agradece a todos os participantes, investigadores, docentes e colaboradores por terem contribuído para o sucesso do simpósio.

Com Apoio:

 

A Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil e o Mestrado em Riscos e Proteção Civil do ISEC Lisboa receberam, por parte da A3ES  - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - a acreditação máxima, de seis anos. 

O Conselho de Administração da A3ES decidiu acreditar, por um período de seis anos, o tempo máximo permitido legalmente, e sem quaisquer condições, a Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil e o Mestrado em Riscos e Proteção Civil.

A acreditação dos ciclos de estudos é o procedimento que verifica e reconhece, formalmente, que os mesmos, conducentes respetivamente à atribuição do grau académico de licenciado e de mestre, satisfazem todos os requisitos exigidos para o seu funcionamento.

Este resultado é um reflexo não só do empenho e do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do ISEC Lisboa e pelas Coordenações dos Ciclos de Estudos, bem como por todos os stakeholders, internos e externos, envolvidos.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS