O CECAM – Centro de Excelência Pedagógica em Cinema e Artes dos Media nasce com o objetivo de promover a capacitação de docentes do ensino superior em Portugal através da inovação pedagógica, com forte componente digital, na área das artes com um enfoque na aplicabilidade de metodologias e modelos desenvolvidos no domínio do cinema e das artes dos media e de consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior Português através da transferência de conhecimento e práticas de inovação pedagógica desenvolvida.

Liderado pela Universidade Lusófona, o consórcio é composto pela mesma, pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia de Gaia (ISLA Gaia), Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), Instituto Politécnico da Lusófona (IP Luso) e o ISEC Lisboa. O CECAM integrará diversas atividades, no âmbito da modernização e inovação das práticas pedagógicas aplicadas ao cinema e às artes dos media, tendo em vista o sucesso académico, a redução do abandono escolar e o bem-estar estudantil. Living Labs, formações com microcredenciais e novos conteúdos educativos serão algumas das atividades que irão compor o centro de excelência pedagógica.

A apresentação pública do CECAM acontecerá no próximo dia 4 de outubro de 2024, pelas 16h00, na Sala de Cinema Fernando Lopes, nas instalações da Universidade Lusófona no Campo Grande.

GCI | setembro 2024

No passado dia 22 de setembro, o Professor Eurico de Brito, gestor do Departamento de Aeronáutica e Turismo do ISEC Lisboa, esteve presente na celebração do 100.º aniversário da Aviation Academy, na Sérvia. O evento, que incluiu um impressionante espetáculo aéreo em Vršac, reuniu especialistas da aviação e instituições de ensino de toda a Europa, destacando a importância da educação para enfrentar os desafios do setor.

Houve espaço para uma breve apresentação do ISEC Lisboa, assente nos projetos internacionais na área de aeronáutica. Durante o evento, foi também formalizada uma parceria estratégica entre o ISEC Lisboa e a Aviation Academy Belgrade, no âmbito do consórcio Erasmus+ KA220-VET “AIR-XR: Formação de Profissionais de Aviação com Ferramentas de Realidade Estendida”. Este projeto visa integrar tecnologias digitais avançadas na formação de futuros profissionais da aviação, promovendo a sustentabilidade e a eficiência operacional no setor.
 
O Professor Eurico de Brito sublinhou a relevância desta colaboração para o desenvolvimento de competências digitais na aviação, preparando os alunos para um setor cada vez mais digital
e sustentável.
 
GCI | setembro 2024

 A 7.ª edição do livro “Torne a sua água da torneira ainda mais irresistível” é dedicada aos Citrinos e apresenta opções refrescantes com diversas variedades: limão, lima, laranja e toranja.

Além disso, neste livro, há dicas para tornar as receitas ainda mais ecológicas, apostando numa cozinha com menos desperdício, com sugestões de utilização de fruta “feia” ou mais madura e de reutilização de recipientes, motivando a mudança de comportamentos para estilos de vida mais sustentáveis.

O Gabinete de Responsabilidade Social e Ambiental do ISEC Lisboa, enquanto entidade parceira da EPAL, apoia esta iniciativa que contribui para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável):  3 - Saúde de Qualidade, 6 - Água Potável e Saneamento, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, e 12 - Produção e Consumo Sustentáveis. 


        Descarregue aqui o livro!

GCI | setembro 2024

Para começar o ano letivo com o pé direito, o ISEC Lisboa, no âmbito do projeto Happy Campus – Saúde Mental e Bem-estar do Campus Académico do Lumiar, criou uma semana, de 17 a 27 de setembro, dedicada às várias áreas académicas, de modo a facilitar a integração académica dos novos alunos.

O dia 23 de setembro foi inteiramente dedicado à saúde mental e ao bem-estar. O dia começou com palestra intitulada “Integração: Como é ser aluno/a do Ensino Superior no ISEC Lisboa?” conduzida pela Dra. Ana Maria Medeiros, responsável pelo Gabinete de Integração Académica e Apoio ao Estudante (GIAAE), com a participação do Presidente da Associação Académica do ISEC Lisboa, Bruno Sena. 

Seguiu-se a apresentação de alguns dos serviços do ISEC Lisboa, o Gabinete de Inserção Profissional e o Gabinete de Apoio Psicológico, que conta com quatro profissionais, Dr.ª Ana Maria Medeiros, Dr.ª Sandra Almeida, psicólogas, Dr.ª Margarida Honório, psicóloga júnior e com a Médica Psiquiatra, Dr.ª Ana Peixinho que dedicam a sua atividade a sessões de acompanhamento psicológico tendo em vista a promoção do desenvolvimento pessoal, académico e profissional dos alunos, docentes e funcionários.

A sessão da tarde continuou com o workshop “Métodos e Técnicas de Estudo” que tinha como missão dotar os estudantes de ferramentas essenciais para o seu sucesso escolar. Dicas como a leitura ativa, testes práticos, grupos de estudo ou até o método de estudo de Pomodoro são alguns dos conselhos disponíveis no flyer Métodos e Técnicas de Estudo disponível AQUI. O workshop contou ainda com os testemunhos de dois estudantes do ISEC Lisboa sobre a sua metodologia aplicada nos seus estudos, Mariana Delgado do 2.º ano do CTeSP de Gestão Financeira e Contabilidade e Daniel Rey, aluno do 3.º ano de Licenciatura em Educação Básica, que soma mais de 6000 mil seguidores nas suas redes sociais com a página “Rey da Matemática”, uma conta totalmente dedicada aos métodos e técnicas de estudo para a matemática.

GCI | setembro 2024

O projeto Thumbs Up passou pelo ISEC Lisboa, no âmbito do Happy Arrival’24 e a convite da Associação Académica, para um workshop focado em temáticas como Psicologia Positiva, Humor e Personal Branding. Conduzida por Bernardo Quaresma, Freelance Speaker, a sessão procurou demonstrar aos alunos a importância das escolhas que fazemos ao longo da nossa vida, enfatizando ainda mais a relevância de refletir sobre se essas escolhas foram, efetivamente, as mais corretas para o nosso percurso.

“Não há uma resposta certa na vida.”  Foi uma das mensagens que Bernardo procurou transmitir, tentando aliviar a pressão que muitos estudantes no ensino superior enfrentam antes e após o seu percurso académico.


O segundo tópico abordado pelo orador prende-se na importância de aproveitar a fase académica, enquanto estudante, para explorar diversas áreas de interesse, seja através de voluntariado ou do envolvimento em núcleos académicos, uma vez que experiências como essas podem ajudar o desenvolvimento pessoal e a aquisição de novas competências.

Em tom de conclusão, os participantes foram divididos em grupos onde foram desafiados a projetarem três cenários ideias para o futuro promovendo, assim, uma troca de ideias e uma reflexão coletiva sobre o futuro que gostariam de viver.

“A vida não é acertar, é tentar.” – É a ideia-chave com que o workshop termina.

 

 GCI | setembro 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS