Fotos: Sandra Ribeiro ©Assembleia da República 

Os embaixadores seniores e juniores da Escola Secundária Leal da Câmara, com a supervisão da Dra. Isabel Baltazar, coordenadora pedagógica do programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, organizaram um debate na sala do Senado da Assembleia da República, sob o tema A Voz dos Jovens na Europa – Democracia, Sustentabilidade e Direitos Humanos – que Europa querem nas eleições de 2024?. O mesmo decorreu no dia o dia 27 de outubro, numa ação que juntou 11 escolas EPAS participantes, de norte a sul do país, reunindo mais de 250 jovens em frente a um painel de ilustres protagonistas da vida política nacional e europeia, que responderam prontamente ao convite que lhes foi lançado para ouvirem as questões e as sugestões destes jovens.

Sentaram-se à mesa para ouvir estes jovens a vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela, o Ministro da Educação, João Costa, o Deputado ao Parlamento Europeu, João Albuquerque, o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, um representante do Gabinete do Parlamento Europeu, Mário Queiró, e uma representante da Juventude Comunista, Mónica Mendonça, para um debate onde todos os grupos parlamentares foram convidados a marcar presença. Para além das intervenções de cada um, os protagonistas da vida política nacional e europeia mostraram-se disponíveis para responder às questões colocadas pelos diversos alunos das diferentes escolas e ouviram, atentamente, as sugestões destes. "Foi um dia de verdadeira Democracia em ação. Estes jovens mostraram as suas preocupações, colocando questões, pedindo esclarecimentos e até dando sugestões sobre a atualidade, nomeadamente, o combate à abstenção nas próximas eleições europeias de 2024", referiu a docente do ISEC Lisboa, Isabel Baltazar.

Com moderação
 da Dra. Isabel Baltazar, todas as escolas puderam fazer ouvir a sua voz. Desde o Colégio de Gaia, Escola Secundária Gaia Nascente, Colégio Ined, Colégio Alemão do Porto, Escola Secundária de Arganil, Escola Secundária de Moimenta da Beira, Escola Secundária Eça de Queirós e Escola Secundária Rainha D. Leonor de Lisboa, Colégio Amor de Deus de Cascais, Escola Secundário Poeta Joaquim Serra do Montijo, à Escola Secundária Leal da Câmara de Rio de Mouro, todos os porta-vozes dos embaixadores juniores das escolas participantes intervieram.
 
Coube à professora Isabel Baltazar fazer o encerramento da sessão sobre Que Democracia para a Europa?. A coordenadora pedagógica do programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu referiu que "atualmente a União Europeia encontra-se numa encruzilhada, agravada pelas constantes crises, guerras e pelo facto de a grande maioria dos europeus não se envolverem no projeto de construção europeia. Ou, pelo contrário, serem eurocéticos ou mesmo contra o projeto europeu. A reflexão sobre a democracia europeia deve ser a prioridade para pensar a participação do povo nessa Europa que é o regresso à sua própria génese. Por outro lado, para além da escassa participação dos cidadãos no processo de construção europeia, as próprias instituições europeias sofrem de um défice democrático", dando como exemplo o caso do Parlamento Europeu, a instituição eleita pelos cidadãos mas que precisa de aprofundar a sua vocação democrática, já que os europeus não revelam interesse por participar plenamente e outros sentem-se impotentes frente às instituições. Consequentemente, a democracia europeia é constantemente questionada como uma forma a promover uma maior participação no espaço europeu. 

 
GCI | novembro 2023
 

A equipa do Projeto Teaching To Be, do ISEC Lisboa, teve a oportunidade de participar, com duas intervenções distintas, na Conferência Nacional: O bem-estar do docente em contexto escolar: realidade e desafios. A mesma foi  promovida pela DGAE - Ministério da Educação, e destinou-se, principalmente, aos diretores de agrupamento de escolas nacionais e decorreu no dia 02 de novembro.

Esta participação na conferência contou com uma comunicação intitulada: O Projeto Teaching To Be: enquadramento e objetivos, dinamizada pela Professora Doutora Patrícia Pacheco, onde foi realçada a metodologia do projeto, a construção e desenvolvimento do curso online sobre o bem-estar docente. Já a Professora Doutora Ana Barqueira apresentou uma comunicação com o tema: Formação de professores e bem-estar docente: um exemplo de intervenção, que teve como objetivo a apresentação dos primeiros resultados exploratórios da análise quantitativa dos dados do projeto Teaching To Be. Esta ação foi uma iniciativa importante para a disseminação do projeto, mas também uma oportunidade para se discutir a relevância deste tema nas políticas educativas. 

GCI | novembro 2023

Os alunos de Gestão Hoteleira na prestigiada feira Decor Hotel, que decorreu entre os dias 26 e 28 de outubro, na Fil, em Lisboa. Na manhã do dia 26 de Outubro, a professora Paula Tavares de Carvalho acompanhou os alunos de Gestão Hoteleira ao seminário organizado pela ADHP - Associação de Hotéis de Portugal, moderado pelo Professor João Serrano, do ISEC Lisboa, subordinado ao tema Acessibilidades no Turismo, uma temática de extrema relevância para o setor.

Nesta ação o objetivo foi o de trazer inputs de relevância, contando para tal com duas convidadas, que pela sua experiência e conhecimento da temática em análise, nos trouxeram uma visão diferenciada. As convidadas foram: Leila Marques Mota, Vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal, chefe da Missão Paralímpica Tóquio 2020 e coordenadora do grupo de trabalho para a igualdade de género no desporto e Ana Garcia, Presidente da Accessible Portugal, uma entidade que se dedica à qaulificação da oferta e da procura no ramo do turismo, com um foco especial em acessibilidade. Esta sessão foi encerrada pelo Secretário de Estado para o turismo, Doutor Nuno Fazenda.

Na visita a esta feira, a nossa aluna do 2º ano da Licenciatura em Gestão Hoteleira, Marta Marques, foi convidada a colaborar com um dos expositores na área da restauração, que lhe valeu um convite para estágio, pela sua atitude proativa e de colaboração, o que muito nos orgulha como instituição de ensino. 

GCI | novembro 2023

Belém vetou o decreto do Governo que enquadra as condições para a privatização da companhia aérea TAP. O Professor do ISEC Lisboa, Rui Quadros, deu a sua opinião ao Jornal Económico, enquanto especialista em gestão aeronáutica. Para o docente, o Presidente da República “está a questionar claramente” o papel do Estado na gestão e na venda da TAP. De acordo com a análise de Rui Quadros, especialista com experiência profissional na Iberia, PGA, Grupo SATA e professor no ISEC Lisboa, para o Jornal Económico (JE), face ao veto de Marcelo ao diploma do Governo para a privatização da companhia, conhecido na passada semana. Para o comentador, “as dúvidas e preocupações do Presidente da República com a transparência do processo de venda da TAP e a manutenção do seu valor estratégico são muito alarmantes”.
 
O professor do ISEC Lisboa denota ainda que, com mais este episódio, a TAP “continua a ser uma arma de arremesso político o que é verdadeiramente lamentável e mais uma vez se prova que a empresa deve ser vendida o mais rapidamente possível”, afirma. “Já foi considerada um valor estratégico quando se reverteu a privatização, e agora, mudaram totalmente de ideias, e como se não bastasse, ainda suscita dúvidas ao Presidente da República”, lamenta este especialista. Para Rui Quadros, “o Presidente está a questionar claramente o papel do Estado na gestão de uma empresa (e da venda também) que é considerada estrategicamente importante para o país. Pode também haver preocupações sobre possíveis conflitos de interesses envolvendo a privatização”, acrescentou ainda. 

 Pode ler o artigo de opinião completo AQUI. 

GCI | novembro 2023

O Professor Nuno Ricardo Oliveira, docente do ISEC Lisboa, especialista em EaD e eLearning participou no  28.º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância que é um tradicional evento académico-científico que é promovido anualmente, desde 1994, pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, reunindo milhares de educadores, investigadores, gestores e outros profissionais que atuam na área da educação a distância, aberta, flexível e, mais recentemente, na educação híbrida. O professor foi convidado na qualidade de especialista estrangeiro.

"Na sessão plenária do 28º CIAED, com o tema de Educação Híbrida e a hibridização da Educação tive o prazer de falar para uma plateia bastante atenta e motivada pelo tema do ensino híbrido, com o tema de apresentação: A construção de espaços híbridos de aprendizagem no Ensino Superior. Num painel com ilustres convidados: José Manuel Moran - USP – Brasil com a apresentação de Cenários para uma educação mais aberta, personalizada, experiencial e humanista; Carlos Shinoda – ICEBJ - Japão com a apresentação de MEC no Japão: Educação dos Brasileiros Obrigado ABED Oficial pelo convite para poder partilhar esta minha reflexão e implementação do Ensino Híbrido no Ensino Superior, ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências", referiu sobre uma das palestras que ocuparam estes dias. 

 O 28.º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, decorreu de 15 a 18 de outubro. 

CGI | novembro 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS