A Professora Doutora Paula Tavares de Carvalho realizou uma visita à Universidade de Oxford, no âmbito do seu projeto de pós-doutoramento que combina a gestão hoteleira com o envelhecimento ativo, onde passou a ser formalmente Visitor Academic do Oxford Institute of Population Ageing.  

A professora universitária e investigadora, Coordenadora do Mestrado em Gestão de Hospitalidade e da Licenciatura  e CTeSP em Gestão Hoteleira, no ISEC Lisboa, tem uma longa carreira profissional como executiva de gestão de topo com experiência em empresas multinacionais, envolvida em projetos multiculturais nos mercados europeu, asiático e africano.

Além da paixão académica pela Hospitalidade e Turismo, a docente está  ligada ao Envelhecimento Ativo, Satisfação do Cliente, Sustentabilidade, Bem-Estar e Economia Circular. Os seus interesses de investigação centram-se na cultura Japonesa, sendo IKIGAI uma prática antiga da professora, bem como foco de investigação e desenvolvimento profissional.  IKIGAI é um conceito japonês que significa, literalmente, razão de viver ou razão de ser. O “segredo” japonês para uma vida longa, feliz e saudável onde o sentido de propósito de vida é a "bússola" pela qual nos devemos guiar. 

GCI | setembro 2023

Amanhã, dia 26, o nosso campus vai ser animado com um desafio, ou melhor, um jogo de tabuleiro humano - chamado PLANET B!oard Challenge - sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais precisamente o ODS 6 (Água potável e saneamento) e ODS 13 (Ação climática), no qual que convidamos a participar.

Cada jogo dura cerca de 15 minutos (perfeito para ocupares o intervalo entre as aulas e dares umas gargalhadas ao ar livre com os teus colegas) e vai decorrer das 10H00 às 18H00. Junta-te a nós nesta iniciativa. Atreves-te a jogar?

Esta é uma iniciativa da Associação Par, inserida no âmbito do projeto promovido pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), chamado People&Planet.

GCI | setembro 2023

O segundo dia do Symposium Grafica, a 7 de setembro, contou com a participação dos investigadores do TGRAF, o centro investigação em tecnologias gráficas do ISEC Lisboa, que integram o corpo docente da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa (ECAIC), que apresentaram os seus temas sob a orientação de Rafael Pozo, diretor do centro de investigação TGRAF.

A sessão da manhã foi iniciada pelos docentes Ana do Carmo e Fernando Coelho, com o tema: Estudo da perceção da expressividade da tipografia com base em escalas semânticas. Segundo os professores, a tipografia é um veículo de comunicação, através desta podemos influenciar como o leitor se vai sentir ao ler uma determinada mensagem. "A expressividade que o desenho da letra transmite é um fator importante na escolha de um tipo”, reforçou a professora Ana do Carmo, uma vez que a investigação apresentada se foca, essencialmente, na expressão tipográfica e nos elementos que a constituem. 

A segunda comunicação do dia coube às docentes Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço que apresentaram os resultados do projeto que implementaram na Unidade Curricular: Projeto da Licenciatura em Design e Produção Gráfica. Design de Comunicação Cultural: uma abordagem sistémica foi o tema apresentado e resultou devido à lacuna sentida pelas docentes nas áreas artísticas e culturais. O principal objetivo era aproximar duas realidades distintas: o design e a cultura. "O principal objetivo deste ensaio foi estudar os aspetos mais relevantes no desenvolvimento de uma identidade visual para um espaço cultural, onde fosse aplicada a compreensão do conceito de sistema, o seu desenvolvimento e aplicação na identidade de um espaço cultural, polivalente, que acolhesse eventos em áreas como o cinema, o teatro, a música e exposições, situado nas imediações da faculdade", justificou Mónica Lameiro.

Por sua vez, a docente Fátima Caiado introduziu um tema interligando o design e as artes plásticas - How can creation occour by imitating others artwork? Drawing from Masters Drawings in Undergraduate Graphic Design Courses - a proposal. Fernando Miguel Marques, também docente da ECAIC, abordou o tema Elaboração de uma Encadernação de um Livro em Branco. Explica que, em contexto de aula, a encadernação, embora seja uma habilidade que os alunos devessem desempenhar com alguma facilidade, a falta de prática de trabalhos manuais dificulta todo o processo de aprendizagem e execução. Dando continuidade à segunda mesa de investigação, o docente António Bajanca, com a sua apresentação: La realización de Paper Pop-up como habilidad tridimensional, explica os princípios do processo de um pop-up de papel, as características e objetivos do mesmo. Para aproximar a audiência ao seu tema, distribuiu pela mesma um pop-up de papel, elaborado pelo próprio, do Farol de Cacilhas situado em Almada.

Com o tema Design Gráfico e Arte Pública: Um Estudo Comparativo na Comunicação da Mensagem, a professora Maria Inês Lourenço fez uma distinção entre os conceitos de arte pública e design gráfico. A docente defendeu que "a palavra design tem muitos significados, existindo algo comum, isto é, a ideia de serviço. Os designers estão geralmente envolvidos na prestação de serviços, o resultado do trabalho por estes produzido vai ao encontro das necessidades humanas, com um papel de importância crescente nas vivências individuais e comunitárias. O design oferece um conjunto de ferramentas que ajudam neste percurso de melhoramento das condições vivenciais. Portanto, o design apresenta-se como um processo.  A arte pública é vista como um meio para envolver a comunidade e celebrar a diversidade cultural e social. É uma forma de intervenção artística que procura transformar o ambiente urbano e promover a reflexão sobre o espaço e a identidade coletiva. Através da utilização de diversos elementos artísticos, como esculturas, murais, instalações e performances, tornando-se uma ferramenta poderosa para a criação de espaços públicos mais agradáveis, acessíveis e inclusivos", referiu.  

Na última intervenção deste dia, a professora Manuela Maia abordou o tema - Escolas de Design como sistemas sociais e culturais de criatividade e inovação. A docente focou-se no papel da criatividade em contexto escolar como um fator crucial "para a criatividade ser, efetivamente, desenvolvida como uma competência de primeira linha na profissão de designer" e defendeu ainda, que "as escolas de design precisam constituir-se como sistemas criativos, assumindo um compromisso mais aprofundado com os sistemas sociais e culturais”. Referindo o estudo de Mihaly Csikszentmihalyi - Implications of a systems perspective for the study of creativity (1999), que tem enfoque na importância de uma visão sistémica da criatividade e na defesa em como esta depende de três fatores cruciais: a sociedade, o background pessoal e a cultura.

GCI | setembro 2023 

Uma das inegáveis novas tendências do Ensino Superior é o EaD - Ensino a Distância. Em Portugal, a implementação necessária, provocada pela Covid 19, abriu o espaço para estender para o futuro a escolha deste regime no Ensino Superior. Foi a propósito desta nova tendência que o docente do ISEC Lisboa, especialista em EaD e eLearning, esteve no Porto, a convite da Reitoria da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, onde deu uma formação ao corpo docente daquela universidade, sobre o tema Do Presencial ao EaD: novas tendências no Ensino Superior.

Esta formação, que aconteceu dia 11, contou com os professores no Centro Universitário do Porto, de forma presencial e online, com a participação de vários professores da Universidade Lusófona, dos diferentes polos desta Universidade. “Foi uma sessão com imensos professores que juntos pretenderam aprender e partilhar entre si sobre pedagogia do Ensino a Distância num verdadeiro ambiente híbrido e participativo”, sublinhou o professor Nuno Ricardo Oliveira. Sendo esta uma das suas áreas de especialidade, estudo e investigação, Nuno Ricardo Oliveira tem-se vindo a destacar como um dos mais conceituados nomes nesta área o que o tem levado a palestrar sobre este tema além-fronteiras. “Nos próximos dias 15 a 18 de outubro irei participar 28.º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância que é um tradicional evento académico-científico que é promovido anualmente, desde 1994, pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, reunindo milhares de educadores, investigadores, gestores e outros profissionais que atuam na área da educação a distância, aberta, flexível e, mais recentemente, na educação híbrida. Neste sentido, fui convidado como orador estrangeiro para a sessão plenária, indo falar nesta sessão sobre A construção de Espaços Híbridos de Aprendizagem no Ensino Superior, área de investigação e de estudo que venho a desenvolver nos últimos anos”, adiantou ainda. 

Após este congresso internacional o professor irá realizar algumas visitas técnico-pedagógicas em São Paulo, no Brasil, a parceiros do ISEC Lisboa no âmbito da CÁTEDRA UNESCO - A Cidade Que Educa e Transforma. Depois, segue-se Colômbia, onde o professor vai à Universidade Simón Bolívar University, em Barranquilla, para dar uma palestra aos docentes desta Universidade no âmbito do Ensino híbrido no Ensino Superior e lecionar um curso modelar aos estudantes de PhD daquela instituição, no âmbito da Ética e Integridade na investigação. Nesta visita, que surgiu devido ao protocolo celebrado entre as duas instituições, haverá ainda a partilha de experiência e conhecimento com diversos departamentos da universidade. 

GCI | setembro 2023

Decorreu nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a nona edição do encontro internacional de investigação sobre design gráfico e publicidade - Symposium Grafica – que contou com a coordenação do centro de investigação TGRAF do ISEC Lisboa. Durante três dias, o ISEC Lisboa acolheu este encontro onde contou com a presença de docentes e investigadores internacionais.

A sessão de abertura contou com a presença da Presidente do ISEC Lisboa, Cristina Ventura e do representante do Comité Organizador do Symposium Grafica, Daniel Tena. Em seguida, o diretor do centro de investigação TGRAF, Rafael Pozo, apresentou o programa e os principais objetivos deste encontro.

Jorgi Català iniciou a sessão de trabalhos com o tema Comunicación Científica – Estrategia y Diseño Gráfico. A importância do design gráfico na transmissão de informação através de infografias foi o principal tema da sua intervenção. Num segundo momento, deu-se a entrega de prémios a Beatriz Hontanilla pelo seu artigo El papel de la tipografia en la percepción de una marca e a José Ayala pelo artigo Componentes de los indentificadores visuales y su efecto en el reconocimento de marca a quem o ISEC Lisboa congratula e deseja o maior sucesso profissional. Cristina Ventura, presidente do ISEC Lisboa, fechou o primeiro dia de apresentações com uma comunicação sobre a importância e relação entre a Academia, Ciência e a Investigação. No final do dia, o ISEC Lisboa presenteou todos os participantes do encontro com uma atuação de fados que contou com a presença de António Cardoso na guitarra portuguesa e voz, José Elmiro Nunes na viola de fado e a fadista Carolina Gomes. 

No segundo dia, a conferência internacional iniciou-se com a comunicação dos professores da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa (ECAIC), Ana do Carmo e Fernando Coelho, moderado pelo investigador José Manuel Martinez. Estudo da perceção da expressividade da tipografia com base em escalas semânticas foi o tema escolhido. De seguida, as docentes da ECAIC, Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço na sua intervenção intitulada Design de Comunicação Cultura: uma abordagem sistémica, apresentam os resultados dos trabalhos desenvolvidos na unidade curricular Projeto, da Licenciatura em Design e Produção Gráfica. Fátima Caiado, docente da ECAIC, apresentou a sua investigação How can creation occur by imitating others’ artwork focando-se na relação entre o design gráfico e as artes plásticas. Ainda na mesma mesa de investigação, o docente Fernando Miguel Marques, na sua apresentação: Encadernação de um livro em branco, apresentou a maior dificuldade sentida durante o processo de encadernação em contexto de sala de aula - a falta de experiência dos alunos com trabalhos manuais - o que complica o processo de aprendizagem da mesma.

La realización de “Paper Pop-up” como habilidad tridimensional é o tema que encerra a segunda mesa de investigação. Durante a sua comunicação, o professor António Bajanca explica as fases de desenvolvimento e os principais objetivos de um projeto pop-up. Na terceira mesa de investigação, dedicada essencialmente à apresentação de investigações e respectivos resultados, contou como oradores, a docente da ECAIC, a professora Maria Inês Lourenço, com o tema Design Gráfico e Arte Pública: Um Estudo Comparativo na Comunicação da Mensagem, com Verónica Vielma e Jose M. Martínez com a investigação ¿Cómo dejar huella en los demás con nuestra Marca? e La actividad del prototipado en diseño. Una perspectiva académica, comunicado por Noel Díaz e Rafael Pozo. 

A conferência central do segundo dia do Symposium Grafica coube ao Reitor da Universidade Ramon Llull, o Dr. Josep Rom. Diseño y Publicidad en la Universidad, título da sua comunicação, aborda a história do design gráfico e a sua importância nos estabelecimentos de ensino. 

A tarde do segundo dia do evento foi aberta com a comunicação do coordenador do centro de investigação TGRAF, Rafael Pozo e o docente da ECAIC, o professor Fernando Miguel Marques. De seguida, Antía Iglesias e Ana Soler, apresentaram a sua investigação Micro-visualización del potencial físico-químico de tres papeles elaborados a partir del residuo de especies exótico-invasoras (EEI) y análisis de sus propriedades técnicas y creativas aplicadas a la estampación artística y técnicas gráficas. Para fechar a quinta mesa, Raquel Ávila debate o tema Propuesta de estudio exploratorio para la detección de elementos de marca en los Códigos QR.

Este dia terminou com um workshop dinamizado por Elena Bartomeu e Lluc Massaguer intitulado L’agència material en el disseny: connexions sensorials e com uma exposição de posters sobre o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular Projeto, supervisionado pelas professoras Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço.

O terceiro e último dia do Symposium Grafica abriu com o tema Debate en torno a la actividad de los profesionales del diseño y la publicidad, apresentado por Miquel Campmany, Tin Fonts, Jesús del Hoyo, José Ayala e José Manuel Martínez Bouza. A nona mesa, moderada por Daniel Tena, foca-se na importância do debate numa investigação - Debate en torno a la Investigación, apresentada por Patrícia Lázaro, Elena Bartomeu, Rafael Pozo y Francesc Morera. 

A décima mesa, moderada por Josep Rom, abordou temas como a evolução da tipografia, a importância do design num museu e o design e as políticas políticas da economia circular. Para fechar, Rafael Pozo, Daniel Tena e Ana Entenza, encerram o ciclo de apresentações com os temas Investigación aplicada en diseño. Etapas de la actividad e Redactar para “Grafica” y “Questiones Publicitarias”, respetivamente.

A cerimónia de encerramento contou com Daniel Tena, Rafael Pozo e Cristina Ventura que fizeram um balanço positivo e agradeceram a todos os envolvidos pela partilha de conhecimento.

O ISEC Lisboa agradece a todos os participantes, investigadores, docentes e colaboradores por terem contribuído para o sucesso do simpósio.

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