Acaba de ser publicado mais um artigo científico da docente Sara de Almeida Leite, desta vez na revista Portuguese Literary & Cultural Studies, publicada pelo Center for Portuguese Studies and Culture, da Universidade de Massachusetts, Dartmouth (vol. 38/39, outono 2022/primavera 2023). O texto resulta do seu trabalho de investigação em torno da educação literária no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como da sua prática enquanto docente da unidade curricular de Literatura para a Infância e Educação Literária, na licenciatura em Educação Básica, no ISEC Lisboa. 

 

Pode ler o artigo completo AQUI.

ou 

Consultar e revista Portuguese Literary & Cultural Studies

 

GCI | julho 2023

 

 

 

 

 

O Professor Doutor José Reis Jorge, docente do ISEC Lisboa marcou presença, com o orador, na conferência “O professor e a aprendizagem com e-mentoria: um contributo para o futuro da Educação”,  organizada pela Casa do Professor de Braga, desenvolvida no âmbito do projeto Erasmus+ LOOP – Scaffolding in Teachers Development: Mentoring and Mentors in Induction Programs, que teve lugar no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa no dia 7 de julho. O Professor Doutor José Reis Jorge apresentou, em conjunto com a Professora Doutora Maria Alfredo Moreira, docente da Universidade do Minho, o tema: Diferenças entre a Supervisão Pedagógica e a Mentoria.  Que contributos podem as práticas de supervisão trazer para os processos de mentoria?; Em que circunstâncias é mais adequada a supervisão/ mentoria?; Que perfil para o supervisor/ mentor nas escolas?. Estas foram algumas das questões debatidas que mais marcaram esta apresentação direcionada principalmente para professores, formadores de professores e mentores de profissionais da área da pedagogia. 

O Professor Doutor José Reis Jorge, é atualmente o Presidente do Conselho de Honra do Instituto Superior de Educação e Ciências/ISEC Lisboa e Honorary Doctoral Supervisor, School of Humanities and Social Sciences, Universidade de Liverpool, Reino Unido. É ainda investigador do CEIA/Centro de Estudos e Investigação Aplicada, ISEC Lisboa, e investigador associado do CETAPS/Centro de Estudos de Inglês, Tradução e Anglo-Portugueses, na Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho de investigação tem-se centrado principalmente nas áreas da Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, Supervisão e Avaliação do Trabalho Docente, Supervisão Pedagógica no Ensino Superior, Prática Reflexiva e Educação Inclusiva. 

Pode ver a conferência completa AQUI. 
A apresentação do professor do ISEC Lisboa começa no tempo 1:56:38. 

GCI | julho 2023

No passado dia 5 de julho, o Professor Doutor Jorge Costa participou na 2nd Blue Generation International Conference - Future-proofing the Blue Economy - organizada pela Blue Generation Project e a convite do Clube Intercultural Europeu. O docente do ISEC Lisboa apresentou a comunicação Blue Economy Potential and Career Opportunities como tema a debater nesta conferência internacional.

O Projeto Blue Generation irá alongar-se pelo período de seis meses de forma a criar e desenvolver o projeto Blue Generation Federation. Este terá como objetivo ligar os jovens à economia azul. A economia azul compreende uma série de atividades relacionadas com os meios aquáticos, como a pesca, a aquicultura, o turismo azul, os portos e o transporte marítimo, a construção naval, as energias renováveis no mar, a biotecnologia azul, a robótica marinha, o ensino e investigação, entre muitas outras. 

O Doutor Jorge Costa é Coordenador da Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente no ISEC Lisboa e ainda o Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico.

Pode assistir à conferência AQUI.

GCI | julho 2023 

Decorreu, no dia 6 de julho, o Seminário de Práticas Reflexivas organizado pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano e promovido pela Coordenação da Prática Profissional e Supervisionada, no ISEC Lisboa. Este seminário teve como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas da EEDH na formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo de educação básica. Coube Rui Fonseca, diretor da EEDH abrir a sessão para este dia e às docentes Rita Brito e Sandrina Esteves, membros da coordenação prática profissional e supervisionada, apresentarem o programa para este seminário, tal como os oradores convidados e os temas a serem apresentados e debatidos. 

Além das apresentações/comunicações dos oradores convidados, desde orientadores cooperantes, supervisores institucionais e estudantes, este seminário teve também espaço  e tempo para um debate reflexivo sobre o início da prática pedagógica e caminho futuro, bem como as práticas e ferramentas que podem tornar este processo, ou caminhada, mais producente e adequado numa altura em que se colocam em prática os conhecimentos adquiridos, até então, apenas a nível académico.

 

Ana Runa, professora da EEDH do ISEC Lisboa falou-nos sobre Ética na Prática Pedagógica: Reflexões enquanto Maria Tomaz e Augusto Queiroz, formados pelo ISEC Lisboa escolheram o tema: O Estágio como Oportunidade para Crescer e Amadurecer. Seguindo a linha de reflexão de práticas que contribuem para melhorar o início da vida profissional na área da Educação, Elvira Ferreira, Jane Brito, Carla Pereira e Vânia Nóbrega, do ISEC Lisboa, debateram Matemática Nos Primeiros Anos: Desafios dos Estagiários na Planificação das Tarefas. O programa da tarde contou com a oradora Marta Botelho, do Colégio Piloto Diese, que trouxe o tema: Trabalho por Projeto em Creche e Educação Pré-Escolar. Para um prisma reflexivo diferente, de seguida Cátia Rodrigues e Carla Marques escolheram: Tenho um(a) Estagiário(a) na Sala. E Agora?

As docentes Rita Brito e Sandrina Esteves fecharam este seminário com as reflexões finais sobre esta ação inteiramente dedicada às práticas pedagógicas na formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo de educação básica.

O ISEC Lisboa agradece a todos os presentes, oradores e moderadores pela sua participação.

GCI | julho 2023


 

 

 

A Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC vai passar a ter, a partir de hoje, um espaço online no site do ISEC Lisboa, de partilha de artigos de opinião relacionados com o tema Educar Para o Século XXI. A publicação será semanal e contará com textos da autoria de vários docentes da EEDH. 

Esta nova iniciativa tem como objetivo levar à reflexão sobre questões que os docentes envolvidos consideram pertinentes, relacionadas com a educação. 

 

Pode encontrar a secção de artigos AQUI

GCI | julho 2023 

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS