No âmbito da UC de Poluição Ambiental do 2.º Ano do Curso de Licenciatura em Energias Renováveis  e Ambiente (L ERA), foram realizadas 3 visitas de estudo. 

A primeira visita de estudo foi à Fábrica de Água de Beirolas, no dia 13 de abril, inserida no  módulo de Poluição da Água, com foco principal nos Processos de Tratamento das Águas Residuais e  Utilização das Águas Residuais Tratadas. 

Dos contactos efetuados, pela docente Lília Alexandre, para a realização desta visita de estudo, resultou  ainda o recrutamento de 4 alunos do 2.º Ano de L ERA para monitores/ educadores ambientais para a  dinamização de atividades na área da educação ambiental e sustentabilidade, nas Fábricas de Água  (ETAR) da Águas do Tejo Atlântico. 

 

No dia 25 de maio visitou-se a Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Regiões  Lisboa e Oeste S.A, no âmbito do módulo Gestão de Resíduos. Esta visita contemplou uma  apresentação do Sistema de Gestão Integrada da Valorsul, seguida de um percurso a pé às instalações  da Central de Valorização Energética, passando pelo Sistema de Tratamento de Gases,  Sala de Comando e Sala das Pontes, com a visualização da Plataforma de Descarga dos  Resíduos entregues na instalação, sempre acompanhado da devida explicação de um técnico. 

Por último, no dia 1 de junho realizou-se uma visita de estudo no âmbito do módulo de Poluição Sonora,  com foco principal na Medição de Ruído Ambiente à dBwave.i - Laboratório de Ruído e Vibrações - ISQ.  Esta visita iniciou-se com uma apresentação de Metodologias de Ensaio, Enquadramento Legal e  Normativo com particular incidência nos ensaios/avaliações de Ruído Ambiente seguida da  Demonstração Prática de Ensaio de Ruído Ambiente.

GCI | junho 2023

Promovida pela Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas e, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto da Licenciatura em Design e Produção Gráfica, no passado dia 16 de maio decorreu uma visita à Guide Artes Gráficas, onde os alunos foram acompanhados pelos Professores Leonardo Springer e Inês Lourenço.

Durante a visita os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da Guide, explorar o espaço, perceber que técnicas são executadas e os processos de impressão.

 

GCI | junho 2023

 

Bruno Ferreira, coordenador do CTeSP em Intervenção Social e Comunitária, participou numa publicação internacional como co-autor da obra Transformaciones y Retos de las Instituciones Contemporáneas. Esta publicação contou ainda com os autores: Margarita Campillo Díaz, Sonsoles Calderón López, José Enrique Ema, José García Molina, José Luis González Geraldo, Emma Ingala Gómez,Roberto Moreno López, Inmaculada López Francés, Silvia L. Gil, Juan Sáez Carreras.

 

Na sua participação, através do capítulo: Los profesionales de la educación social y su función en las políticas territoriales, o docente aborda os temas da educação patrimonial e a sua importância e o papel dos educadores sociais. Este afirma "A educação patrimonial implica a apresentação da diversidade dos modos de vida, das respostas a problemas singulares ou recorrentes dos seres humanos, da heterogeneidade dos comportamentos, da diversidade cultural, das interpretações, das manifestações artísticas (...) A ligação com o património favorece o trabalho interdisciplinar, relacionando a língua, a criatividade, a história, a geografia, a biologia, a arte, etc. Permite também trabalhar com inteligências múltiplas e multissensoriais. Finalmente, educar com o património abre um enorme campo para o desenvolvimento de novas tecnologias".

 

Pode ler o artigo na íntegra AQUI.

 

GCI | junho 2023

 

No passado dia 31 de maio, a Dra. Ana Maria Medeiros, coordenadora do Gabinete de Integração Académica e Apoio ao Aluno (GIAeAE) e do Gabinete de Apoio Psicológico (GAP) no ISEC Lisboa, a convite do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Superior Técnico, deu uma palestra com o tema “A Saúde Mental no Ensino Superior” abordando assuntos como a gestão de emoções e o autocuidado, a depressão, a ansiedade, os fatores e as problemáticas de maior prevalência, bem como os fatores de stress.

 

GCI | junho 2023

 

 

Mónica Lameiro, Diretora da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas (ECAIC), participou na última edição da Revista Intergráficas expressando a sua preocupação com a evolução dos meios digitais e o impacto que os mesmos têm na indústria gráfica “A razão é simples – com a massificação das tecnologias digitais e a popularização do online, muitas das competências que eram antes exclusivas do designer gráfico, tornaram-se acessíveis e de uso fácil ‘para todos’, através de softwares específicos.” afirma. Aponta ainda a falta de investimento de Portugal no sector. Em contrapartida, ressalva que a formação na área é uma mais-valia e que “o investimento na formação, seja, por cursos técnicos, superior ou microcredenciais faz hoje mais sentido que nunca.”

 

Enquanto Diretora da ECAIC e Coordenadora do curso de Design e Produção Gráfica no ISEC Lisboa aposta na formação dos seus alunos reforçando que “os estudantes do curso de Design e Produção Gráfica da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa, lidam de muito perto com o contexto real da indústria, num percurso de três anos ao longo dos quais são preparados para um sector tão complexo quanto exigente. Ali aprendem conceitos fundamentais para o desenvolvimento de projetos gráficos, que vão desde a sua concepção à produção industrial, numa sequência natural, intensa e multidisciplinar. A nossa matriz politécnica está em sintonia perfeita com o pulsar do setor gráfico e o sucesso desta indústria só tem a beneficiar desta perspectiva integrada da educação gráfica. (…) E no ISEC Lisboa, iniciámos esse caminho há 4 anos com a criação de um Curso Técnico e Superior Profissional em Produção Gráfica e Digital que nos permitiu estreitar bastante as relações, em grande parte pelos excelentes resultados da componente de Formação em Contexto de Trabalho. Em sala, oficina e laboratório promovemos a máxima aproximação ao contexto real, mas sabemos que o caminho da progressão é a implementação do ensino dual, uma prática comum em alguns países europeus, onde as componentes teóricas são lecionadas na escola e a componente prática nas empresas gráficas. A comunidade académica que lidero está empenhada em deixar o seu cunho neste futuro, e eu estou certa de que estamos quase lá.”

 

GCI | junho 2023

 

 


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