O 9.º Congresso da Rede Ibero-americana de investigação sobre Transporte Aéreo (RIDITA) decorreu entre os 27 a 29 de junho, no Campus Académico do Lumiar. Organizado pelo consórcio Instituto Superior Técnico (IST), Universidade da Beira Interior (UBI) e ISEC Lisboa, o congresso reuniu os principais investigador do setor do transporte aéreo, visando a discussão da resiliência e a sustentabilidade do transporte aéreo.
Dividido em seis sessões de papers com os temas: Airports and airlines, Air industry, Airport impacts, Airports and sustainability, Airports and air industry, Aircrafts and air industry, debruçando-se sobre os problemas do transporte aéreo, o congresso reuniu mais de 100 investigadores.
O primeiro dia da IX RIDITA, iniciou-se com a cerimónia de abertura que contou a com presença do Presidente da RIDITA, Daniel Montero Ferreiro, da Chairwoman da IX RIDITA, Maria Emilia Baltazar e com a presença da Presidente do ISEC Lisboa, Cristina Ventura. Composto pelos principais players da indústria, a primeira sessão de invited lectures teve como oradores principais Mário Spínola, da Hi-fly, Rui Santos, AED Cluster Portugal - Aeronautics, Space and Defence e João Moutinho, da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), sob a moderação da Professora Rosário Macário.
Já durante a tarde, contámos com a moderação do Dr. Evandro da Silva do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e do Dr. Rui Quadros, coordenador da Licenciatura de Gestão Aeronáutica do ISEC Lisboa na primeira sessão de apresentação de papers. O primeiro dia de trabalhos encerrou com um porto de honra no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Lumiar.
A sessão de trabalhos do segundo dia do congresso internacional, a 28 de junho, iniciou-se com a comunicação da Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação (ANAC), Ana Vieira da Mata, moderada por Maria Emília Baltazar.
Seguiu-se a intervenção dos keynotes constituída por Rui Marcelino da Almadesign, com o tema Air Transportation Sustainability - Almadesign and opportunities within the Portuguese AED Ecosystems. Inês Furtado do Engineering and Product Development Centre (CEiiA) debruçou-se sobre o tema AAM Future and Challenges e Jorge Costa da DD Systems rematou a sessão com o tema From Photogrammetry to Defence - Ten Years in business.
Airports impacts foi o tema da apresentação de papers da manhã do segundo dia da IX RIDITA. Ao longo da tarde, os congressistas tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica à NetJets organizada pelo consórcio IST, UBI e ISEC Lisboa. O dia encerrou com um jantar no espaço O Lagar - Quinta de São Vicente, em Telheiras.
No último dia do congresso houve, ainda, três sessões de apresentação de papers com o contributo dos alunos da Licenciatura em Gestão Aeronáutica e do Mestrado em Operações de Transporte Aéreo do ISEC Lisboa.
A cerimónia de encerramento contou com a presença da Presidente do ISEC Lisboa, a Professora Doutora Maria Cristina, o Presidente da RIDITA, Daniel Montero Ferreiro e Jorge Reis Silva, Vice-Chairman da IX RIDITA. Ainda antes do encerramento oficial do congresso foi atribuído o best paper award, pelo CEO da AlmaDesign, Rui Marcelino, a Evandro da Silva do Instituto Tecnológico de Aeronáutica com o tema “Assessing the Conflict Between Aerodromes and Landfills from a Regulatory Perspective”.
GCI | julho 2024