Foi numa cerimónia breve, e em tom descontraído, que a comunidade do ISEC Lisboa assistiu ao hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, referente ao galardão atribuído pela ABAE, em reconhecimento das boas práticas ambientais desenvolvidas pelo ISEC Lisboa ao longo do ano letivo de 2021/2022. Este símbolo é um orgulho para o ISEC Lisboa e já está hasteado no Edifício B. 

Coube a Cristina Ventura, a Presidente do ISEC Lisboa, acompanhada por uma das nossas alunas, hastear a bandeira que reconhece o ISEC Lisboa como respeitador e educador para as questões ambientais. “Este é um momento muito simbólico para o ISEC Lisboa. Como sabem temos um compromisso com a sustentabilidade ambiental e com os princípios da agenda 2030 e estes são compromissos que levamos muito a sério. Procuramos fazê-lo não apenas por uma questão organizacional, dentro das nossas instalações mas sobretudo ao nível do ensino e das nossas práticas de ensino”, disse Cristina Ventura. “Procuramos formar futuros líderes com conhecimentos de defesa do ambiente, do planeta e sobretudo com uma consciência social ambiental aprimorada. Quero dizer-vos mais uma vez que este é um ato simbólico mas este simbolismo  representa exatamente esta forte aposta e este forte compromisso do ISEC Lisboa.”, acrescentou. 

Ana Paramés, a coordenadora do gabinete de responsabilidade social e ambiental do ISEC Lisboa,  quis agradecer a todos “mesmo aos que não fazem parte do Conselho Eco-Escolas contribuíram para que fossem atribuídos os galardões nestes últimos dois anos letivos”, frisou. “Esta bandeira que vai ficar hasteada simboliza não só o reconhecimento pelas ações desenvolvidas nos anos de 2021/2022 mas pretende-se que sejam também um incentivo para continuarmos a trabalhar na área da educação social para a sustentabilidade e também para promover os valores e objetivos que foram definidos no âmbito institucional para fazer um bom uso dos recursos em todas as atividades do ISEC Lisboa”, disse ainda.  

GCI | maio 2023

O Professor Rui Fonseca, Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, publicou um artigo de opinião sobre educação de infância, no Ponto SJ - o Portal dos Jesuítas em Portugal. “Eu faço parte!” – A importância da participação das crianças, foi escrito a seis mãos, em parceria com a Professora de Educação do ISEC Lisboa,  Rita Brito e Patrícia Dias, docente na Universidade Católica.  

 

Um dos pontos de vista que os autores sublinham neste artigo é a importância de se dar voz e margem de ação às crianças como válidas contribuintes na sua educação e crescimento ao invés de, por as considerarmos frágeis ou vulneráveis, existir a tendência de serem moldadas pelas expectativas ou escolhas apenas dos adultos. Ser vulnerável não é uma fraqueza, pode bem ser o oposto disso.

“As crianças nem sempre têm, na prática, oportunidades de participação ativa no seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento. Por um lado, isso acontece porque as crianças são, tradicionalmente, consideradas vulneráveis e menos capazes, por não se terem ainda desenvolvido totalmente. Por outro lado, características individuais e sociais, como a cultura, o nível de educação da família e até mesmo o seu rendimento, condicionam as oportunidades de participação, não apenas em aspetos como o acesso a computadores ou o desenvolvimento de competências, mas até mesmo em crenças enraizadas sobre os seus próprios direitos, capacidades e lugar na sociedade.”, pode ler-se num dos trechos deste artigo sobre educação infantil. 

 

Pode ler o artigo completo AQUI.

GCI | maio 2023

 

No âmbito do programa de mobilidade ERASMUS+, a Coordenadora do CTeSP em Produção Gráfica e Digital, Professora Ana do Carmo, e o Professor Carlos Saramago, responsável dos Laboratórios ECAIC - Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas, do ISEC Lisboa, acompanharam as Professoras Margalida Homar, Beatriz Pecino e Francesca Blanch, da IES Josep Maria Llompart de Maiorca, em Espanha, ao abrigo do programa Erasmus+, numa visita  a duas empresas parceiras, do ISEC Lisboa, atuantes no setor gráfico. A ECAIC agradece a disponibilidade da Onda Grafe e a Manuel Barbosa e Filhos, as duas empresas parceiras que receberam este grupo de professores.

 GCI | maio 2023

Decorreu, no passado dia 13 de maio, o Seminário Inclusão: Um Direito Inegociável, promovido pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa. Um dia inteiramente dedicado a debates, conferências e apresentações de projetos com a intenção de promover um caminho mais eficaz e mais humanizado no que refere à temática da inclusão no sistema educativo, tanto nas escolas como na sociedade, que deve também ela ser educadora e inclusiva.

O painel da manhã foi iniciado pelo diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano (EEHD), o Professor Doutor Rui Fonseca, em representação da Presidente do ISEC Lisboa, a Professora Doutora Cristina Ventura, e pela Professora Doutora Patrícia Pacheco, Coordenadora da Pós Graduação Educação Especial – domínio cognitivo-motor. O diretor da EEDH abordou o tema da exclusão social em diversos campos apontando que “no nosso quotidiano, por ventura, a necessidade de inclusão com que mais nos deparamos é a inclusão social ou a falta dela. Portugal, no quadro da União Europeia, ainda tem graves problemas de inclusão social por resolver e eles tornam-se mais visíveis em períodos de dificuldades económicas. Basta ligar o televisor, o rádio, o computador, o smartphone para nos depararmos com notícias de graves situações de exclusão social, exclusão de acesso à habitação, exclusão territorial, exclusão de acesso à saúde, exclusão de acesso ao mercado de trabalho, exclusão do acesso a práticas culturais”, começou por sublinhar. “A exclusão digital ainda é uma forma preponderante de exclusão que afeta milhares de portugueses”, ressalvou ainda.

Seguiu-se David Rodrigues, membro do Conselho Nacional de Educação, que focou o seu discurso na temática dos Direitos Humanos e no papel predominante da escola na disseminação de valores como a inclusão. O Professor Doutor David Rodrigues afirmou que "o grande recurso para a inclusão são os recursos que estão na escola, existindo quatro valores fundamentais para o reforço da educação inclusiva em estabelecimentos de ensino: a confiança nas escolas, flexibilidade, colegialidade e os recursos.” A escola é o lugar que mais poderá contribuir para a inclusão pois "é nela que são fomentados estas ideias e é nesta que residem todos os recursos necessários para que a mesma seja disseminada por toda a comunidade”, destacando ainda que “a inclusão é fundamental para que a diversidade não se constitua como um obstáculo, um argumento contra a equidade e os direitos humanos”.

No programa seguiu-se uma mesa redonda, moderada por Nelson Santos, docente do ISEC Lisboa, onde Fátima Paulo, da associação Contramão, Jorge Falcato, do Centro de Vida Independente e José Morgado, do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, debateram o tema Inclusão: Um Debate Ampliado. Em discussão esteve a questão da acessibilidade e a conclusão de como esta é uma forma de inclusão social que se encontra ainda muito aquém do expectável.

Em simultâneo, com mesa redonda, decorreram breves apresentações de projetos diretamente ligados à educação inclusiva. Paula Caniça Guerra, da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, apresentou o projeto Cavalo e Eu…Juntos à Descoberta! e Eduardo Dinis, da Crinabel, o tema O Desporto Como Meio de Inclusão.

O programa da tarde iniciou-se com uma mesa redonda, moderada por Marco Ferreira, docente do ISEC Lisboa, onde Jorge Nascimento, Diretor do Agrupamento do Agrupamento Escola Padre Bartolomeu Gusmão, Maria Santa-Clara Barbas, da Escola Superior de Educação de Santarém e Cristina Espadinha da rede NEE Universidade de Lisboa debateram o tema - A escola…e Depois? Caminhos Diversos, no Auditório Hélder Pita ao mesmo tempo que na sala B12 Bruno Rodrigues e Mara Pacheco da VO´ARTE/CiM - Companhia de Dança apresentaram o projeto da Geração SOMA para em seguida Andreia Martins e Paulinho Oliveira, da Associação Museu das Emoções, apresentarem o projeto - Tira as Emoções da Mala.  

A agenda deste dia continuou com uma conferência dada pelo Professor Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação. Orgulhoso professor, num discurso humanizado e até com nuances de partilha de experiências muito pessoais, salientou a necessidade de uma maior democratização do sistema educativo e para o facto de considerar que a “formação de professores deve acontecer também nas instituições onde estes se inserem” e que ela deve ser contínua. “A formação dos professores e educadores tem que ser profundamente repensada”, atirou ainda veementemente apesar de, na sua opinião, Portugal, que até teve um atraso cultural de décadas como consequência de ter tido um regime de ditadura, ser visto como um exemplo positivo no que toca à educação no panorama europeu. “Temos que ter sempre a cabeça acima da espuma dos dias”, apelando à prática de se tentar ter uma visão que projete o futuro ao invés de se colmatar apenas as necessidades do presente, numa alusão ao título do afamado romance de 1947 do escritor francês Boris Vian, para alertar para o perigo de se perder, ou deixar desvanecer, as ações que não sejam projetadas de forma firme, como uma ponte sólida e de constante construção que sirva o futuro do colectivo.

A sessão de encerramento deste seminário ficou a cargo de Vítor Cruz, Professor Universitário da FMH, que fez um resumo do dia, um que foi inteiramente dedicado à inclusão na educação, que contou com quase uma centena de participantes, deixando claro a importância deste tema. Este seminário teve o cunho da Cátedra "A Cidade que Educa e Transforma", liderada pelo ISEC Lisboa e foi promovido pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano e organizado pela Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e pelos respetivos docentes da comissão científica e organizadora.

 

GCI | maio 2023

É já no próximo dia 26 que acontecerá o Webinar Repensar a Formação de Professores. A iniciativa, do grupo de trabalho sobre formação de professores do Colégio Politécnico da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado -  às 17H00, via Zoom. 

Este webinar destina-se a estudantes de cursos de Educação Básica, estudantes de cursos de Mestrado que qualifiquem para a docência, orientadores cooperantes, educadores de infância e a professores, de todos os níveis de ensino. 

O objetivo é o de promover a reflexão sobre a formação inicial de educadores e professores para a adequação aos modelos formativos e aos desafios sociais tal como promover o debate sobre a iniciação à prática profissional, entre outros.

 Programa 

17:00 -  Sessão de Abertura 

17:15 -  Conferência “Estudos de Aula como vertente da Iniciação à Prática Profissional nos cursos de formação inicial de professores e educadores”, com João Pedro da Ponte, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 

17:45 - Conferência “Uma profissão desafiante! Ou a replicação de modelos tradicionais?”, com Hélder Pais, Diretor de Serviços da DGE - Direção Geral de Educação 

18:45 - Sessão de Encerramento

O seminário é gratuito no entanto é obrigatória a inscrição

INSCRIÇÃO

 Link para participação no Webinar:   

https://zoom.us/j/98001538410?pwd=Y2pEOGZIbjZKRWxEUlYvZHFGdGNpZz09

ID da reunião: 980 0153 8410

Senha de acesso: 692187

 

 

GCI| maio 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS