No âmbito da UC de Poluição Ambiental do 2.º Ano do Curso de Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente (LERA), foram realizadas 2 visitas de estudo.
A primeira visita de estudo (em cima) foi à Fábrica de Água de Alcântara, no dia 10 de abril, inserida no módulo de Poluição da Água, com foco principal nos Processos de Tratamento das Águas Residuais e Utilização das Águas Residuais Tratadas. A Fábrica de Água de Alcântara serve os Municípios de Amadora, Lisboa e Oeiras e foi dimensionada para tratar um equivalente populacional de 756.000 hab. eq., ao qual corresponde um caudal médio de 181.453 m3/dia (tempo seco). As Fábricas de Água constituem um novo conceito que reforça o carácter industrial do trabalho realizado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), onde a água é tratada como matéria-prima plena de recursos para usar, reutilizar, reciclar e valorizar.
No âmbito dos capítulos de Poluição do Solo e Resíduos Sólidos, no dia 24 de abril, realizou-se a segunda visita de estudo (em baixo) à ECODEAL – Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos, na Chamusca. Foram visitadas as 8 unidades de que a instalação dispõe, designadamente:
- Unidade de Classificação, Triagem e Transferência,
- Unidade de Descontaminação de Solos,
- Unidade de Valorização de Embalagens Contaminadas,
- Unidade de Tratamento de Resíduos Orgânicos,
- Unidade de Preparação de Combustíveis Alternativos,
- Unidade de Tratamento Físico-Químico,
- Unidade de Estabilização e
- Aterro de Resíduos Industriais.
GCI | maio 2024