No âmbito da UC de Poluição Ambiental do 2.º Ano do Curso de Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente (LERA), foram realizadas 2 visitas de estudo.

A primeira visita de estudo (em cima) foi à Fábrica de Água de Alcântara, no dia 10 de abril, inserida no módulo de Poluição da Água, com foco principal nos Processos de Tratamento das Águas Residuais e Utilização das Águas Residuais Tratadas. A Fábrica de Água de Alcântara serve os Municípios de Amadora, Lisboa e Oeiras e foi dimensionada para tratar um equivalente populacional de 756.000 hab. eq., ao qual corresponde um caudal médio de 181.453 m3/dia (tempo seco). As Fábricas de Água constituem um novo conceito que reforça o carácter industrial do trabalho realizado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), onde a água é tratada como matéria-prima plena de recursos para usar, reutilizar, reciclar e valorizar.

No âmbito dos capítulos de Poluição do Solo e Resíduos Sólidos, no dia 24 de abril, realizou-se a segunda visita de estudo (em baixo) à ECODEAL – Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos, na Chamusca. Foram visitadas as 8 unidades de que a instalação dispõe, designadamente:

  1. Unidade de Classificação, Triagem e Transferência, 
  2. Unidade de Descontaminação de Solos, 
  3. Unidade de Valorização de Embalagens Contaminadas, 
  4. Unidade de Tratamento de Resíduos Orgânicos, 
  5. Unidade de Preparação de Combustíveis Alternativos, 
  6. Unidade de Tratamento Físico-Químico, 
  7. Unidade de Estabilização e 
  8. Aterro de Resíduos Industriais.

GCI | maio 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS