O Workshop “Faz Play ao Teu Futuro”, do projeto SKILL’IT da TESE - Associação para o Desenvolvimento, decorreu com grande sucesso, tendo sido muito bem recebido junto do público-alvo a que se destinava: os estudantes do ISEC Lisboa.

A iniciativa levada a cabo pelo Gabinete de Inserção Profissional (GIP) do ISEC Lisboa, numa parceria com o SKILL’IT, teve lugar no passado dia 1 de abril e contou com a participação de cerca de 45 pessoas, distribuídas por duas turmas e mais alguns alunos que vieram por iniciativa individual.

O Workshop da SKILL’IT é uma plataforma digital que proporciona experiências que permitem desenvolver competências dos participantes para a empregabilidade, assim como trabalhar competências transversais, capacidades que são úteis em várias situações do dia-a-dia e que são cada vez mais valorizadas em qualquer área de trabalho. 

GCI | Abril 2022

 

O segundo dia do evento Os Encontros de Proteção Civil’22 organizado pela Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do ISEC Lisboa e pelo Observatório de Proteção Civil & Safety do ISEC Lisboa, decorreu no dia 29 de março e foi preenchido com as Jornadas Nacionais dos Serviços Municipais de Proteção Civil, superiormente coordenadas pelo Professor Doutor Manuel João Ribeiro.

A abertura contou com o Doutor Manuel João Ribeiro, docente do ISEC Lisboa e  com o Engenheiro Paulo Gil Martins, Diretor da Escola de Engenharia, Gestão e Aeronáutica, que salientou que “todos temos direitos na Proteção Civil”.

O primeiro painel abordou a Articulação do Serviço Municipal de Proteção Civil (SNPC) com os serviços do município, e os desafios e constrangimentos daí decorrentes. Luís Carvalho, dos Serviços Municipais de Proteção Civil da Amadora, deu o mote dizendo que “anteciparmo-nos ao risco e à catástrofe é o maior desafio”.

O segundo painel debruçou-se sobre a dupla função de coordenador municipal de proteção civil e comandante de bombeiros, refletindo sobre as vantagens e inconvenientes que daí advêm. Rui Nogueira, dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Viseu, lançou no ar a questão: “é possível ser coordenador e comandante de bombeiros ao mesmo tempo?”. A fechar o painel, Marco Martins, dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Óbidos frisou que "o conhecimento é inútil se não soubermos usá-lo".

Professor Doutor Manuel João Ribeiro e o o Engenheiro Paulo Gil Martins fecharam estas Jornadas com o agradecimento a todos os oradores convidados e a todos os participantes presentes na sala e on-line.

GCI | Abril 2022

 

 

Realizou-se, dia 17 de março, no auditório Hélder Pita, a Palestra subordinada ao tema: “Do Talento à Empregabilidade”, que teve como keynote speaker o Dr. Vítor Moura Pinheiro da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), uma iniciativa da responsabilidade do Gabinete de Inserção Profissional do ISEC Lisboa.


De entre as várias temáticas de interesse abordadas, destacam-se a Procura Ativa e Proativa de Emprego, o Talent Acquisition e a Gestão e Retenção de Talento. Os temas abordados encontram-se alinhados com os desafios e as novas expectativas dos jovens da atualidade.

O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre discentes e docentes da comunidade académica do ISEC Lisboa.


Foi sem dúvida uma iniciativa de destaque e enriquecedora para todos os estudantes do ISEC Lisboa que, em breve, irão ingressar no mundo profissional.

Os Encontros de Proteção Civil’22 foram organizados pela Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do ISEC Lisboa e pelo Observatório de Proteção Civil & Safety do ISEC Lisboa. Decorreram, simultaneamente, no Campus do Lumiar e online, nos passados dias 28, 29, 30 e 31 de março, onde se debateu a atualidade do setor da proteção civil.

No dia 28 de março, primeiro dia do evento, esteve em cima da mesa o tema "Alterações Climáticas - Acreditar num Planeta Sustentável" durante a 4th Annual Conference on Civil Protection & Science, sob a coordenação do Engenheiro Paulo Gil Martins.

A Conferência abriu com uma mensagem da Dra. Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Administração Interna, seguida da intervenção da Professora Doutora Maria Cristina Ventura, Presidente do ISEC Lisboa e do Engenheiro Paulo Gil Martins, Diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica.

As Alterações Climáticas e as suas implicações nos Incêndios florestais, no Ambiente Urbano e Ordenamento do Território, e na Erosão Costeira foram temas visados nos três painéis deste primeiro dia.

Uma das afirmações que sobressaiu destes debates, partilhada pelo Dr. João Verde, da Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com os presentes, foi que "O planeta vai continuar, connosco ou sem nós, temos de nos adaptar”.

Para o Professor Catedrático José Luís Zêzere, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, estamos já hoje “numa situação de emergência climática, sendo que o clima hoje já é diferente de sítio para sítio, e no futuro será diferente. O clima é uma entidade incrivelmente dinâmica que está em mudança.”

Referindo-se à erosão costeira, a Professora Doutora Luísa Schmidt, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, afirmou que “já perdemos 12 km de costa com o fenómeno da erosão”, informação que foi reforçada pelo Dr. Celso Pinto, da Agência Portuguesa do Ambiente, ao afirmar que “perdemos cerca de 13% da linha de costa nacional desde 1958 a 2020”.

A adesão ao evento a nível online e presencial, neste primeiro dia foi notável, comprovando o interesse e a necessidade de se abordar estes temas.

GCI | Abril 2022

 

CICLO DE SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO EM E@D - SESSÃO 4, DIRIGIDA PELA PROFESSORA DOUTORA FILOMENA SOARES

 

No passado dia 15 de março, pelas 17h30 decorreu, via Zoom, a 4ª sessão com o tema "Flipped Classroom - Ferramentas, Processos e Estratégias'', dinamizada pela Professora Doutora Filomena Soares, docente no Instituto Politécnico do Porto.

Nesta sessão, foi debatido o tema das Mudanças no Sistema Educativo impulsionadas pela utilização das tecnologias, tendo sido abordado em maior detalhe o Modelo Educativo Aberto e centrado no estudante, Flipped Classroom – ensino invertido.


Com este método pretende-se capacitar os alunos para a aquisição de conhecimentos básicos fora da sala de aula, tornando o regime presencial de ensino dedicado sobretudo a atividades ou resolução de problemas, assegurando uma maior autonomia aos estudantes no seu processo de aprendizagem.

Um dos vários exemplos apresentados foi o Projecto MatAtiva, o qual visa apoiar e melhorar a educação matemática através de uma plataforma de aprendizagem online, que permite ao estudante aprender ao seu ritmo. De acordo com a autora, isto permite considerar as diferenças no tempo de aprendizagem, garantindo que todos têm uma oportunidade justa de aprender, através do ritmo que lhes é mais conveniente.

Foram discutidas as várias vantagens do Método de ensino Invertido, que, de acordo com a autora, possibilita ao aluno a revisão dos conteúdos pedagógicos independentemente da hora e local de acesso, assim como permite tirar partido do tempo em aula para o desenvolvimento de atividades colaborativas e envolventes, sempre na companhia de um docente. Contudo, foi referido que estas vantagens não estão isentas de desafios, que decorrem do próprio método de ensino, que necessita de tempo para a planificação dos materiais para garantir uma lógica mais interativa, mas também de fatores inerentes às tecnologias de suporte, como acesso físico a computador e internet de banda larga estável.

Este debate permitiu abrir portas à discussão de um tema muito atual, oferecendo novas perspectivas sobre como a tecnologia pode apoiar o processo pedagógico e ir ao encontro das necessidades, sempre em mudança, do sistema educativo.  

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS