Docente e aluna do ISEC Lisboa coautoras do capítulo “O desafio da Cidadania na Escola: do enquadramento às práticas”

 
 A Professora Doutora Isabel Baltazar, docente do ISEC Lisboa da Licenciatura e Mestrado na àrea de Educação Básica e a discente Beatriz Crespo, são coautoras de um capítulo integrante da obra “Desafios Curriculares no Séc. XXI”, recentemente publicada.
O capítulo em causa, que tem por título “O desafio da Cidadania na Escola: do enquadramento às práticas”, aborda, por exemplo, o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular que começou a implementar-se em Portugal e em que se inclui a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), que, enquanto processo educativo, tem como meta alcançar um Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).



Neste estudo, as autoras apresentam “algumas questões que serviram de ponto de partida para uma reflexão sobre a Cidadania na Escola:
(i) Cidadania: quadro conceptual; (ii) A cidadania como alicerce de um bom desenvolvimento global da criança; (iii) A cidadania na escola: metodologias, práticas e estratégias de intervenção para a promoção da cidadania; (iv) A educação para a cidadania: uma nova disciplina; (v) O desafio da cidadania na escola.”

O ISEC Lisboa congratula a Professora Isabel Baltazar e a discente Beatriz Crespo pelo excelente texto produzido.
GCI | 2022

 

 

 

A Equipa do Projeto Teaching To Be, no decorrer das últimas semanas, deu continuidade às reuniões com os docentes dos Agrupamentos de Escola participantes, com o intuito de discutir o conteúdo e a abordagem a constar no curso online sobre o bem-estar docente.

Durante as reuniões, e ao longo de três horas, foi possível refletir sobre estratégias para lidar com o stress, melhorando a capacidade de reconhecimento e de resposta ao mesmo, bem como debater os recursos necessários para incrementar a empatia, a tomada de perspetiva e a autocompaixão.

A partir do próximo mês de abril, terão lugar os últimos encontros com estas escolas, permitindo assim o encerramento da fase de auscultação e discussão alargada dos conteúdos do curso, e posterior transposição e adequação às diferentes realidades encontradas.

 

 

Os Mestrados de Qualificação para a Docência do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, receberam, por parte da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), uma acreditação por 4 anos.

A acreditação de um ciclo de estudos é o procedimento que verifica e reconhece, formalmente, que um determinado ciclo de estudos, conducente à atribuição de um grau académico (neste caso o de mestre), satisfaz os requisitos exigidos para o seu funcionamento.

A acreditação atribuída pelo período de 4 anos aos Mestrados de Qualificação para a Docência do ISEC Lisboa são o resultado de um esforço de melhoria constante levado a cabo pelo ISEC Lisboa.

 


O site oficial do projeto Teaching To Be já se encontra disponível em português. Aqui poderá conhecer um pouco melhor o projeto, bem como acompanhar as atividades desenvolvidas por todas as entidades académicas e governamentais dos 7 países envolvidos.

Teachingtobe – Wellbeing Course Online

 

 

 

No passado dia 06 de abril, pelas 17h30 decorreu, no auditório Gustave Eiffel, a 5ª sessão com o tema "O que a rádio nos ensina sobre formação?'', dinamizada por Carla Rocha. A apresentadora da Rádio Renascença debateu sobre o desafio da Comunicação Remota, partilhando 5 sugestões da rádio para a Comunicação.

De acordo com a apresentadora, para uma boa comunicação remota é fundamental um planeamento prévio assim como uma estrutura clara (abertura, desenvolvimento, e um fecho) por forma a captar a atenção do público e a mantê-lo envolvido ao longo da exposição. Como segunda sugestão, Carla Rocha refere a necessidade de “um bom programa conter variedade e dinamismo”, que permita quebrar a rotina. Com efeito, garante a locutora, que para manter o envolvimento, é necessário ser mais entertainer e criativo, envolvendo as pessoas, tirando partido do seu comportamento e do que nos rodeia para elevar a comunicação, o que remete para a sua terceira sugestão “Tudo o que acontece no mundo à tua volta é material que deves usar”. Como quarta sugestão a apresentadora de rádio e CEO da “Academia Fale Menos Comunique Mais” convida ao storytelling, através da premissa “Queres criar ligação? Conta mais histórias!”. Segundo a autora, é importante criar imagens na mente dos ouvintes, tirando partido dos milhares de anos de evolução que levam a que uma boa história, capaz de criar empatia, altere a nossa química cerebral, através da postura corporal, contacto visual, cadência e expressões faciais do Comunicador que geram emoções e sentimentos na audiência, levando ao foco da atenção no que está a ser dito e no modo como é transmitido. Humanizar os nossos conteúdos é, assim, um aspeto fundamental para alcançar o público, o que nos leva à sua sugestão final de “Sorrir quando falas”.

 

Embora num ambiente digital, Comunicação remota é necessariamente uma ação humana pelo que também podemos gerar emoções, atitudes e comportamentos à distância!

Abril 2022

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS