Após receberem, aquando do lançamento da Cátedra da UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma, os protocolos que a constituem, os membros do consórcio RICET – Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma, já estão reunidos no Campus Académico do Lumiar, no ISEC Lisboa, onde começaram a ordem de trabalhos que marcam o início prático desta rede.

 

Juntos, os parceiros fundadores deste consórcio vão promover um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras, bem como a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, com o objetivo de dar respostas aos problemas emergentes das sociedades e a criação de uma rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecerem uma diversificada forma de respostas equitativas e justas face aos problemas da sociedade nos tempos atuais. 

 

Esta Cátedra da UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma é unificada pelo Programa de Cooperação Internacional, liderada pelo ISEC Lisboa e da qual fazem parte 12 instituições de ensino superior distribuídas geograficamente por Portugal, Brasil e Guiné-Bissau. 

GCI Março 2023

 

 

Após cumprimentar honrosamente os convidados presentes nesta sessão solene onde se lançou a Cátedra da UNESCO - A Cidade Que Educa e Transforma, a Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Sofia Athayde, brindou os convidados e participantes com um discurso elogioso, honesto e até emotivo, onde deixou várias vezes sublinhada a ideia de que a Educação é um ponto de honra para si e para a cidade de Lisboa. “Para mim, em particular, é uma oportunidade imperdível de cumprir esta missão privilegiada que é servir Lisboa e servir os lisboetas”. 


Discurso completo da Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Sofia Athayde, onde tem os Pelouros e, exerce, Competências Executivas na Educação, Juventude, Cidadania, entre outros. 

“Começo por congratular o consórcio e as 12 instituições de ensino superior de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau que o constituem pela atribuição, pela UNESCO, desta Cátedra. Permitam-me que felicite todas e cada uma destas instituições e todos e cada um dos colaboradores que contribuíram com o seu trabalho para este efeito. E, na pessoa da Professora Doutora Cristina Maria Ventura, líder do consórcio da Rede Internacional da Cidade que Educa e Transforma , em nome da nossa cidade, o meu enorme obrigada por terem escolhido Lisboa para assinalar este acontecimento tão importante para todos nós. Para a Câmara Municipal de Lisboa é uma honra, um privilégio e uma grande alegria receber-vos nesta sala que é tão especial, tão representativa da nossa casa. Como membro fundador da Associação Internacional de Cidades Educadoras e do seu Comité Executivo e como cidade coordenadora da sua rede territorial portuguesa, Lisboa acolhe e contribui.

Acreditamos que será mais um passo determinado no sentido de cumprir o nosso propósito firme de tornar Lisboa numa cidade cada vez mais educadora e, assim, verdadeiramente transformadora. Enquanto cidade educadora, celebramos hoje aqui o  papel incontornável e determinante da educação, que na sua transversalidade gera transformação na atitude dos governos locais, reforçando o seu propósito de construir e reforçar os seus territórios. Sabemos que os princípios destas novas cidades contribuem para que cada pessoa sinta a cidade, o meio envolvente e o planeta como seus. Por isso, Lisboa persiste, cada vez mais forte, na vontade inabalável de, em colaboração com todos os autores da cidade, desenhar respostas que promovam oportunidades de crescimento em torno do bem estar dos cidadãos. Sobre a educação, vou citar Paulo Freire, pedagogo brasileiro: “A educação não transforma o mundo, a educação transforma as pessoas e são as pessoas que transformam o mundo”. A educação é, sem dúvida e em todos os aspectos, o factor mais determinante do futuro da nossa cidade. Acreditamos que Lisboa será uma cidade tanto mais inteligente quanto mais avançar no caminho de ser verdadeiramente cidade educadora. Acreditamos que esta Cátedra é mais um passo desse caminho. Acreditamos numa Lisboa que seja, em si mesma, um espaço de oportunidade de aprendizagem, de transformação, de desenvolvimento e crescimento de cada pessoa e que, ao mesmo tempo, aprenda, se transforme, se desenvolva e cresça utilizando e integrando o contributo irrepetível de cada um dos seus. Fiquem, pois, com a certeza de que para a Câmara Municipal de Lisboa, nestes novos tempos, a educação é um ponto de honra. Para mim, em particular, é uma oportunidade imperdível de cumprir esta missão privilegiada que é servir Lisboa e servir os lisboetas. A todos, mais uma vez, os meus parabéns por todo este trabalho e por esta Cátedra. A todos, de coração, obrigada.” 

GCI | Março 2023
 

Os membros do consórcio RICET, liderado pelo ISEC Lisboa, receberam os protocolos pelas mãos da representante da Comissão Nacional da Unesco.

Foi na impactante Sala do Arquivo, na Câmara Municipal de Lisboa, palco anterior de tantas assinaturas que eternizaram momentos na história, que os parceiros da rede RICET - Rede Internacional Que Educa e Transforma, receberam, pelas mãos da Doutora Fátima Claudino, a representante da Comissão Nacional da Unesco, os protocolos onde estão firmadas as intenções, objetivos e regras, entre outros, a cumprir durante a duração deste consórcio. 


A Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma é constituída pelos seguintes membros fundadores, representados no lançamento da Cátedra UNESCO, respetivamente por: 


Professora Isabel Baltazar e Professor Luís Caetano - Instituto Superior de Educação e Ciências - ISEC Lisboa, Portugal

Professora Jaqueline Moll - FACED/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil

Professor Levindo Diniz Carvalho -  Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil

Professora Sílvia Maria Leite de Almeida - Universidade Federal da Bahia, UFAB, Brasil

Professora Adriana Bragagnolo - Universidade Passo Fundo, UPF e Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, Brasil

Professora Solange Fagan - Universidade Franciscano, UFN /Santa Maria, Brasil

Professor Eduardo Abrunhosa - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Professor Malam Sissé - Instituto Politécnico Nova Esperança da Guiné Bissau

Professor Márcio Tascheto da Silva - Centro Universitário Internacional, Uninter/ Curitiba/PR, Brasil

Doutor Juliano Matos, Presidente da Fundação Anísio Teixeira, Brasil


Esta Cátedra da UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma é unificada pelo Programa de Cooperação Internacional, liderada pelo ISEC Lisboa e da qual fazem parte 12 instituições de ensino superior distribuídas geograficamente por Portugal, Brasil e Guiné-Bissau.

GCI | Março 2023
 

Mónica Lameiro, Diretora, Coordenadora e Professora da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa, Investigadora na TGRAF e Ana do Carmo, professora no ISEC Lisboa, doutoranda em Design e investigadora no TGRAF do ISEC Lisboa, participaram nas 23.ªs Jornadas de Design, em Castelló, Espanha, e contou com a participação dos que são considerados os melhores profissionais do mundo nas áreas das artes e design através de conferências e workshops

 

As duas professoras enalteceram esta experiência tanto a nível académico como humano. Para Mónica Lameiro o “mais relevante destas experiências é por um lado, uma vez que foi uma iniciativa partilhada com outra colega do ISEC Lisboa, o facto de em conjunto podermos articular estratégias de apresentação da nossa instituição e também das temáticas que fomos abordar. Neste sentido foi também uma experiência de trabalho colaborativo” a par com o “facto de percebermos como funcionam outros alunos (os internacionais) fora do contexto das suas aulas convencionais e perceber como reagem quando lhe apresentamos desafios para os quais não estão despertos”, frisou. A diretora e professora da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa ministrou um workshop sobre Comunicação de Um Espectáculo de Teatro: Uma exploração a partir do design gráfico, uma temática que foi muito bem acolhida porque os alunos que estavam presentes nunca tinham abordado o tema nas disciplinas que frequentam. Foi interessante ver a sua curiosidade e interesse. Fizeram muitas perguntas e estiveram verdadeiramente empenhados no desenvolvimento do desafio proposto. Enviaram-me as suas propostas e ficámos em contacto”, disse ainda. Outro aspecto que valorizou nesta experiência foi o facto de ter de estar “preparada para falar em espanhol ou inglês a qualquer momento porque nunca sabíamos quem íamos encontrar pela frente. A par de tudo isto, o contacto com outros colegas e a partilha de experiências é verdadeiramente enriquecedor.”, acrescentou. “Fizemos novos amigos e recebemos propostas para ir às suas escolas. Como adoram Lisboa… é possível que nos visitem em breve também”, rematou Mónica Lameiro. 


Por seu turno, Ana do Carmo, professora no ISEC Lisboa, doutoranda em Design e investigadora no TGRAF do ISEC Lisboa, elogiou a recepção durante a visita à EASD Castelló, a oportunidade e a “mobilidade internacional no contexto do programa Erasmus +”. “Foi uma experiência muito interessante, que se tornou ainda mais enriquecedora pelo facto de termos tido oportunidade de participar nas 23 Jornades de Disseny. No primeiro dia, fomos muito bem recebidas pela responsável do gabinete de relações internacionais que nos proporcionou uma visita guiada aos vários espaços de aulas e aos laboratórios. Durante o evento, assistimos às conferências com profissionais, foi-nos possível contactar não só com os estudantes e professores da EASD, mas também com professores de outras nacionalidades, o que nos permitiu a partilha de algumas das nossas práticas e o estabelecimento de novos contactos para possíveis parcerias”, justificou. “Dinamizámos um workshop em que o tema constituía uma novidade para os estudantes - Publicações Interativas com InDesign - e quando terminámos a atividade o feedback foi muito positivo”, acrescentou ainda Ana do Carmo. “Esta experiência foi para mim uma estreia, pelo que recomendo a todos os colegas que assim que tenham oportunidade se candidatem também. Valeu mesmo muito a pena e espero poder repetir a experiência em breve”, rematou a professora.
 GCI | MARÇO 2023

 

A Sala do Arquivo, dos Paços do Concelho, no Edifício da Câmara Municipal de Lisboa, encheu-se de ilustres convidados para assistirem à sessão solene em que foi lançada a Cátedra UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma. Coube à Presidente do ISEC Lisboa, a Doutora Cristina Ventura, proferir as primeiras palavras desta sessão. “Hoje oficializamos aqui o lançamento e implementação da nova Cátedra UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma. Esta é a 20.ª Cátedra atribuída pela UNESCO a uma instituição de ensino portuguesa, a 4.ª atribuída em Portugal a uma instituição de ensino superior politécnica e a 2.ª a uma instituição do ensino superior do subsector privado”, começou por dizer.


Esta Cátedra é suportada por uma rede internacional com o mesmo nome (RICET - Rede Internacional A Cidade que Educa e Transforma) liderada pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa e constituída, neste momento, por 12 instituições  de ensino, não superior e superior, universitário e politécnico de natureza pública, privada, comunitária e fundacional de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau”, esclareceu sobre a sua unificação pelo Programa de Cooperação Internacional. Como forma de sublinhar a importância de uma envolvência e abertura entre todos os parceiros, a Doutora Cristina Ventura, justificou a escolha do local para este dia de arranque da Cátedra. “Numa primeira nota gostaria de vos dizer a razão de fazermos esta cerimónia aqui neste magnífico local (...) escolhemos simbolicamente propositadamente este local procurando transmitir um sinal do que queremos ser e fazer neste projecto, sinalizando uma academia aberta, de forte interação e proximidade com as comunidades locais, dialogante com toda a administração local na procura e construção conjunta de soluções. Cumpre-me, portanto, agradecer desde já à Câmara Municipal de Lisboa a receptividade que, desde a primeira hora, nos concederam”, acrescentou ainda antes de passar a palavra a Jaqueline Moll, representante da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Brasil, que na cerimónia deu voz aos parceiros membros do Brasil que integram este consórcio. 


Jaqueline Moll, no seu discurso, deixou algumas referências como fontes de inspiração, com os informes da UNESCO desde os anos 70 até aos desafios dos dias de hoje. “Trata-se agora de reconhecermos os nossos desafios e necessidades, valências e reconhecermo-nos como companheiros de viagem, juntos na tarefa de formarmos um mundo cívico e sustentável para estas e para as próximas gerações. Os temas ambientais, seguramente, atravessaram a Cátedra, porque é preciso”, sublinhou. 


Na sua profunda Intervenção, o Professor Doutor Pedro Lourtie, orador convidado para a mesa de honra desta sessão solene, relembrou alguns dos princípios da Carta das Cidades Educadoras da UNESCO e deixou alguns desafios a este grupo de trabalho. “(…) a educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade.”; “(…) vive um processo permanente que tem como finalidade a construção da comunidade e de uma cidadania livre, responsável e solidária (…)”; “Uma cidadania consciente dos desafios que a humanidade enfrenta (…)”; “(…) uma crise eco-social, que coloca em risco a vida de parte importante da humanidade (…)” como orientação geral face aos desafios dos tempos atuais, décadas depois: “Os desafios ambientais; Os desafios da democracia; Os desafios da justiça social; Os desafios da mobilização da intervenção. Em conclusão, perguntas/ferramentas para a ação destes parceiros, o seu “são contributo para a reflexão sobre a Cidade que Educa e Transforma. Que objetivos privilegiar e como intervir na cidade? Como mobilizar recursos humanos, físicos e financeiros? Como envolver os cidadãos e aproveitar as suas competências e disponibilidades? Como ir ao encontro das populações, dos diferentes grupos sociais e compreender as suas motivações e preocupações? Como combater a discriminação e promover a justiça social?

Como promover a coesão social? Como melhorar o ambiente na cidade e no Mundo?

Como fazer da cidade um lugar melhor pela educação?”. 


Da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Vítor Ramalho destacou: “A Cátedra que aqui vamos iniciar transporta-nos para aquilo que é a UNESCO e foi a UNESCO que há alguns anos reconheceu a língua portuguesa como língua mundial (Dia Mundial da Língua Portuguesa, efeméride assinalada a 5 de maio) dando relevância que a língua enquanto factor impacta alguns dos povos de língua oficial portuguesa mas sobretudo como instrumento económico nos dias de hoje. Por outro lado, transporta-nos para as cidades, onde hoje em dia a maioria da população mundial vive”, alertou. 


Sofia Athayde, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, cujos pelouros e competências executivas incluem, entre outros, a Educação, a Juventude e Cidadania, foi uma das honrosas convidadas. Ao dirigir-se aos presentes e após congratular a atribuição desta Cátedra, pela UNESCO, a este grupo de instituições de ensino, agradeceu em seu nome e da cidade por “terem escolhido Lisboa para assinalar este acontecimento tão importante para todos nós. Para a Câmara Municipal de Lisboa é uma honra, um privilégio e uma grande alegria receber-vos nesta sala que é tão especial, tão representativa da nossa casa”, começou por dizer. "Acreditamos que será mais um passo determinado no sentido de cumprir o nosso propósito firme de tornar Lisboa numa cidade cada vez mais educadora e, assim, transformadora”, enalteceu. 

 

Após a entrega dos protocolos aos parceiros, que agora assumem funções na RICET  - Rede Internacional A Cidade que Educa e Transforma, seguiu-se um Porto de Honra, como simbolismo histórico do firmar deste compromisso e responsabilidade, bem presente para todos, cuja confiança agradecem, como destacou a Presidente do ISEC Lisboa, a Doutora que deixou “num agradecimento à UNESCO pela confiança depositada no ISEC Lisboa, e no conjunto destas instituições, deixando aqui expresso o nosso firme compromisso com os princípios orientadores da UNESCO e do programa de cooperação UNITwin”.  

 

GCI | Fevereiro 2023

 

 


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