Decorreu, a 23 de março, no ISEC Lisboa, a formação - Estratégias de Apoio Pedagógico na Educação Inclusiva, organizada pelo GAP – Gabinete de Apoio Psicológico do ISEC Lisboa. As formadoras, com especialização na área da Psicologia e Educação Especial, Ana Maria Medeiros e Patrícia Teixeira, escolheram como conteúdos para esta formação, que se destinou principalmente a docentes, os seguintes: Enquadramento do Regulamento do Estudante Com Necessidades Específicas do ISEC Lisboa (ENEE); Abordagem ao paradigma de inclusão emanado do DEC-LEI 54/2018 de 6 de julho, Manual de Apoio à Prática e outros Diplomas; Traços Gerais dos Alunos Com Necessidade de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão – Aplicação de Estratégias Diferenciadoras; Abordagem às Perturbações mais prevalentes no ISEC Lisboa e respetivas estratégias pedagógicas e Comorbilidades e Morbilidades Associadas. Esta formação teve como principal enfoque dotar os docentes de um conhecimento mais aprofundado das problemáticas mais prevalentes na população de estudantes do ISEC Lisboa e de lhes facultar as respetivas estratégias de apoio pedagógico.

 

O ISEC Lisboa norteia o seu projeto educativo comum e plural que se consubstancie no garante a cada estudante ao direito a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades, alicerçado numa abordagem que responde à diversidade das necessidades promovendo a participação e a aprendizagem (UNESCO, 2009) e cujo princípio primordial é o direito à educação, proclamado na Declaração Universal dos Direitos do Homem (ONU, 1948), reafirmada na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU, 2006).

GCI | abril 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS