Com aprovação da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, foi constituída a Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma -  unificada pelo Programa de Cooperação Internacional cuja ação ficará a cargo da RICET – Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma, liderada pelo ISEC Lisboa e da qual fazem parte 12 instituições de ensino superior, nacionais, do Brasil e da Guiné-Bissau.


O lançamento desta Cátedra acontecerá a 28 de fevereiro de 2023, na Sala do Arquivo, Paços do Concelho, Edifício da Câmara Municipal de Lisboa, numa sessão solene, dias antes da RICET iniciar a sua atividade, que visa cumprir os seguintes objetivos: 

A promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS;

A Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspetiva da consolidação de democracias;

A criação de uma Rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea;

A cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.

 

 

A Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma é constituída pelos seguintes membros fundadores: 

 PROGRAMA

 

Tens interesse na área dos Transportes Marítimos e gostavas de aprofundar mais o teu conhecimento? Então estas duas ações de formação são para ti!

 

O ISEC Lisboa juntamente com o Clube Intercultural Europeu,  parceria promovida pela Coordenação do GIAAE – Gabinete de Integração Académica e Apoio ao Estudante, irá desenvolver, em março, duas ações de formação inseridas no curso “Introdução ao Transporte Marítimo”. 

 

O que precisas saber?

  • As inscrições estão abertas a todos os cursos do ISEC Lisboa, com especial participação dos estudantes dos cursos de Proteção Civil, Reparação e Manutenção de Aeronaves, Gestão Aeronáutica e Energias Renováveis e Ambiente;
  • A formação é gratuita;
  • A iniciativa irá decorrer em regime de b-learning;
  • As turmas serão compostas por, no máximo, 15 alunos e carga horária total será de 25 horas.
  • A 1.ª ação decorre de 6 a 10 de março na sala C4 no edifício C no ISEC Lisboa;
  • Nos dias 6, 8 e 10, as aulas serão presenciais e decorrerão das 14h30 às 17h30. As restantes horas serão realizadas através de uma plataforma onlinede forma assíncrona;
  • A 2.ª ação decorre de 13 a 17 de março na sala C4 no edifício C no ISEC Lisboa – horários ainda a definir;
  • Todos os participantes terão direito a certificado no fim da formação.

 

O objetivo do curso de Introdução ao Transporte Marítimo é dar a conhecer a indústria dos transportes marítimos bem como as oportunidades de emprego que existem neste sector profissional.

 

As ações de formação são compostas pelos seguintes conteúdos: O papel dos transportes marítimos; Os tipos de transportes; Navios de carga; Viagens e comércio; Os shipping clusters members; Dinâmica empresarial do setor.

 

No final das duas ações serão selecionados cinco participantesde ambas as turmas, para uma visita de estudo a Varna (Bulgária) que irá ocorrer de 20 a 24 de março, totalmente financiada pelo EEA&Norway Grants - Fund for youth employment, ou seja, isenta de custos para os participantes.

 

Inscreve-te já AQUI e não fiques a ver navios!

 GCI | Fevereiro 23
 

No passado dia 10 de fevereiro decorreu, no ISEC Lisboa, um encontro organizado pelo Centro de Estudos e Investigação Aplicada (CEIA) sob a temática: Sociedades Inclusivas e Sustentáveis. A sessão, aberta pelas Professoras Doutoras Luísa Araújo, diretora do CEIA, e Ana Paula Oliveira, Diretora da Direção Geral para a Investigação e Desenvolvimento, contou com a intervenção dos oradores Patrícia Dias e Nuno Dorotea. 

 

Patrícia Dias, doutorada em Ciências da Comunicação e docente na Universidade Católica Portuguesa, apresentou o projeto Smarter Cities Portugal: Innovation Incubators and Public Entrepreneurs in Times of Decentralization: 9 Case Studies. A oradora explicitou o conceito de Smart Cities e discutiu a forma como a tecnologia pode contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos. O projeto tem quatro pilares: Sustentabilidade, Mobilidade, Inovação e Participação e foi implementado em vários municípios, entre os quais Lisboa, Cascais, Mafra e Fundão.

 

Por seu turno, Nuno Dorotea, docente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, apresentou o tema Dimensão Inclusiva do Plano de Transição Digital na Educação. Enfatizou o papel da tecnologia no contexto educativo e as potencialidades que oferecem para  a diversificação de práticas pedagógicas (de ensino e de aprendizagem) e para a promoção de competências digitais necessárias a uma plena realização pessoal e inclusão social dos jovens.

 

Nesta mesma jornada de investigação, o Professor Carimo Rassal, docente no ISEC Lisboa, apresentou o tema A Sustentabilidade Ambiental na Hotelaria: A Visão da Geração Z. Durante a sua intervenção, partilhou o estudo em curso sobre as expectativas da geração Z - os nascidos entre 1995 e 2010 - relativa ao papel da sustentabilidade na hotelaria e práticas de sustentabilidade em unidades hoteleiras.  

 

O ISEC Lisboa agradece a todos os organizadores, oradores, convidados e participantes a partilha de ideias e a sua presença nesta jornada de Investigação do CEIA.




GCI | Fevereiro 23

Sara de Almeida Leite, docente do ISEC Lisboa, foi convidada para apresentar o seu livro Quem disse que namorar era simples?, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal no âmbito da comemoração do Dia de São Valentim, que se assinala a 14 de fevereiro. Esta obra pertence à coleção O Mundo da Inês, com a chancela da Porto Editora.

 

A sessão de apresentação da obra literária infantojuvenil destinou-se aos jovens do 5.º, 6.º e 7.º anos do Ensino Básico de vários agrupamentos de escolas do município de Setúbal e incidiu sobre a temática dos relacionamentos e do namoro saudável.

 

A Autora Sara de Almeida Leite é professora no ISEC Lisboa, onde também coordena a pós-graduação Arte de Contar Estórias, que acumula com o cargo de Presidente do Conselho Técnico-Científico do ISEC Lisboa. Desde 2008 que tem publicado livros e artigos sobre o bom uso da língua e sobre o ensino da literatura. Já ilustrou obras de literatura infantil e trabalhou como tradutora. É doutorada em Estudos Portugueses, na especialidade de Ensino do Português. É autora das coleções infantojuvenis O Mundo da Inês e Os Mega B.A.Y.T.E.S..

GCI | Fevereiro


No dia 9 de fevereiro teve lugar na Direção Geral da Administração Escolar (DGAE), entidade parceira do projeto Teaching To be , uma reunião do Conselho Consultivo do projeto, com a presença dos seguintes membros: Drª Maria José Barrela e Dr. Fernando Alexandre, da DGAE; Dr. Filinto Lima,  Diretor da Associação de Escolas de Gaia e Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP); Doutor Rodrigo Queirós e Melo, Presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e docente da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa; Dr. Álvaro Almeida, Ex-Diretor da Associação de Escolas de Gaia e membro da ANDAEP; Doutora Patrícia Pacheco e Doutor José Reis Jorge do ISEC Lisboa.

Esta reunião teve como principal objetivo a apresentação do desenvolvimento do projeto até ao momento presente. Após esta apresentação, feita pela equipa do ISEC Lisboa, iniciou-se um debate sobre as dificuldades, os desafios e a sustentabilidade do projeto. A discussão revelou-se relevante para que, no final do projeto, se possa definir um conjunto de recomendações a apresentar às autoridades educativas portuguesas elativas ao bem-estar profissional docente no sentido da melhoria do desenvolvimento profissional dos professores e da qualidade do ensino-aprendizagem.

 

GCI | Fevereiro 2023


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