No dia de 20 de Janeiro teve lugar nas instalações do ISEC Lisboa a Conferência Final do Projeto Europeu KA3 Teaching To Be (T2B), um projeto que envolveu 8 países da União Europeia. Esta iniciativa reuniu no mesmo espaço todos os docentes que colaboraram nas diferentes fases do projeto nos últimos três anos, bem como a equipa de investigadores do ISEC Lisboa que tornou tudo isso possível.

Ao longo do dia, tivemos a oportunidade de refletir e discutir sobre o bem-estar docente, os seus fatores promotores e inibidores, contando para isso com oradores convidados especialistas nesta temática, como o Professor Doutor Leonel Oliveira, investigador na Universidade do Minho, o Professor Doutor José Castro Silva, docente e investigador no ISPA e o Professor Doutor Fernando Alexandre, da Direção-Geral da Administração Escolar.

Procurou-se, deste modo, dar uma perspetiva multidimensional do bem-estar docente, que salienta a complexidade de variáveis associadas aos professores, alunos, famílias, políticas educativas e que podem contribuir para a melhoria do bem-estar docente em Portugal e na Europa. Por fim, a equipa de investigadores do ISEC Lisboa teve a oportunidade de apresentar o projeto e a respetiva metodologia, bem como os resultados nacionais obtidos ao longo destes 3 anos.
Reforçamos um especial agradecimento a todos os que puderam marcar presença, aos professores que aceitaram fazer parte deste estudo, e aos vários parceiros que contribuíram para o sucesso do T2B.

 

GCI | janeiro 2024

Transformar Conhecimento em Sucesso é o tema da 1.ª Conferência Europeia EUPHE que conta com a participação de diversas instituições de ensino superior privadas. A cidade do Porto foi o local escolhido para albergar a conferência entre hoje, dia 18, e amanhã, dia 19 de janeiro. A Presidente e Vice-Presidente do ISEC Lisboa, Doutora Cristina Ventura e Mestre Tânia Carraquico estão presentes no evento que tem como objetivo debater a cooperação entre instituições de ensino público e privado, a qualidade na oferta de formações no setor privado e a adoção de práticas que visam o sucesso académico e profissional dos estudantes.

“É essencial que as instituições de ensino superior privado se diferenciem pela excelência formativa, pela capacidade de investigação científica, pela inovação e desenvolvimento tecnológico e pela ligação ao tecido social, às empresas e ao mercado de trabalho" afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.

Na conferência estão, igualmente, presentes a diretora-geral do Ensino Superior em França, Anne‐Sophie Barthez, representantes do setor da educação vindos de diversos locais do globo: Eslovénia, Alemanha, Estados Unidos, República Dominicana e Brasil.

GCI | janeiro 2024

O ISEC Lisboa e a Universidade Lusófona de Cabo Verde assinaram, dia 16 de janeiro, um protocolo de cooperação. A parceria foi oficializada pela Presidente do ISEC Lisboa, Professora Doutora Cristina Ventura, pelo Presidente da Universitas, Engenheiro Pedro Brás e pelo Reitor da Universidade Lusófona de Cabo Verde, o Professor Doutor Carlos Alberto Delgado. A sessão contou, ainda, com a presença do Coordenador da Licenciatura em Gestão Autárquica, Professor Doutor João Rodrigues dos Santos. 

O protocolo que visa a cooperação académica e científica entre as duas instituições de ensino superior, tem em vista como parte do mesmo, a criação de cursos inovadores para Cabo Verde, sendo a preparação de uma proposta de uma Licenciatura em Gestão Autárquica e Desenvolvimento Local na Universidade Lusófona de Cabo Verde, a primeira iniciativa desta parceria. 

Em paralelo com este protocolo e cumprindo o objetivo de alargamento a outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa da Cátedra UNESCO "A Cidade que Educa e Transforma" liderada pelo ISEC Lisboa, a Universidade Lusófona de Cabo Verde encontra-se atualmente a preparar a sua candidatura à mesma.

 

GCI | janeiro 2024

No âmbito da Licenciatura em Gestão Autárquica e, inserido na UC de Seminário 1 e 4, o ISEC Lisboa recebeu a visita, a convite do Coordenador da Licenciatura em Gestão Autárquica, Professor Luís Caetano, do Dr. Fernando Santos Pereira, Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, Vice-Presidente da Associação Nacional Assembleias Municipais (ANAM) e Presidente da Associação CIVICUS onde ministrou uma sessão. 

Antes do início da mesma, o autarca foi recebido pelo diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica, o Engenheiro Paulo Gil Martins.

Durante o seminário, foram abordados temas ligados às Assembleias Municipais e às dificuldades que estas sentem no seu funcionamento por falta de meios e recursos, nomeadamente de apoio jurídico. Referiu, igualmente, o papel da ANAM na construção de modelos de regimentos entre outras facilidades que ajudam ao bom desempenho das Assembleias Municipais.

O ISEC Lisboa agradece a todos os intervenientes pela partilha de conhecimento contribuindo para o sucesso académico dos nossos estudantes. 

 

GCI | janeiro 2024

 

No dia 13 de dezembro, decorreu no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor (AEPS), a ação de curta duração “Ponte de Sor: A Cidade que Educa e Transforma: Desafios de Cidadania e Participação Ativa dos Cidadãos”. Esta ação dinamizada, em parceria com o município, o AEPS e o Centro de Formação Prof’Sor, contou com a presença da Doutora Isabel Baltazar, Coordenadora da Cátedra. 

Tendo este sido o primeiro município do país a formalizar esta integração constituiu-se como um momento privilegiado para firmar a importância da inclusão num projeto como a Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma” liderada pelo ISEC Lisboa.

Com esta parceria o Município de Ponte de Sor compromete-se a difundir os objetivos deste projeto, nomeadamente:

  • a promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS;
  • a Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspetiva da consolidação de democracias;
  • a criação de uma rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea;
  • a  cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.
  • formações de curta duração para professores e de ações de sensibilização nas escolas, bem como nos municípios, para uma cidadania ativa e sustentável.

 

 GCI | janeiro 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS