A Presidente do ISEC Lisboa e Vice-Presidente do Colégio Politécnico da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP), Professora Doutora Cristina Ventura redigiu um artigo de opinião, publicado no Jornal Público, a 12 de fevereiro de 2025. Intitulado
RJIES: os riscos de uma aparente mudança, o artigo analisa as propostas de alteração ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) em Portugal dividido em quatro áreas: o Sistema Binário e a Racionalização da Rede; Autonomia das Instituições de Ensino Superior (IES); Governação das IES; Outras Mudanças.

Aborda, também, a mudança que, embora pouco divulgada, passa pela alteração à designação do RJIES, deixando de ser denominado como Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e tornando-se Regime Jurídico das Instituições de Educação Superior.

A Presidente do ISEC Lisboa explora ambas definições afirmando:

“Por norma, o termo Ensino Superior refere-se principalmente ao processo formal de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior (IES), como universidades, institutos politécnicos e restantes estabelecimentos de ensino superior. Está relacionado com a transmissão do conhecimento, com o desenvolvimento de competências e com a obtenção de qualificações nos cursos e formações oferecidas nestas instituições. Já Educação Superior tem um significado bem mais abrangente. Inclui não apenas o ensino e a aprendizagem, mas também a investigação científica, a inovação, as atividades de ligação à sociedade, a formação ao longo da vida e o impacto do “ensino superior” e das suas Instituições na sociedade.”


Com a nova proposta de alteração ao RJIES, já enviada pelo Governo, à Assembleia da República pretende-se abordar os seguintes aspetos:

“Destacar do papel das IES na construção de uma sociedade com o conhecimento, a criatividade e a inovação como pilares de crescimento, de desenvolvimento sustentável e de bem-estar; 
­­­Reforçar o papel das IES na promoção do desenvolvimento das regiões em que se inserem, contribuindo para a resolução de desafios sociais a nível nacional, europeu e mundial;  Reforçar a participação das IES na construção do espaço europeu de educação superior, de ciência e de inovação, então seria imperioso que tal proposta indicasse caminhos e mecanismos com vista à promoção mas também à medição e avaliação de aspetos eminentemente relacionados com uma visão holística da Educação Superior.”

Leia o artigo na íntegra aqui!

 

Ana Luísa de Oliveira, docente da Pós-Graduação "Arte de Contar Estórias" do ISEC Lisboa, publicou o artigo "Empoderamiento femenino en el cómic portugués: un manifesto por la igualdad de género" na OCNOS - Revista de Estudios sobre Lectura. O trabalho, em coautoria com as investigadoras Ângela Balça e Paulo Costa, da Universidade de Évora, aborda a representação da mulher nos quadrinhos portugueses, e foi desenvolvido no âmbito da sua pesquisa no Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil da Universidade de Castilla-La Mancha.

O artigo, que resultou numa nota final de 20 valores, reflete a dedicação da docente à promoção da igualdade de género e ao estudo da leitura e literatura. A OCNOS é uma revista científica de renome que publica pesquisas sobre leitura, escrita e os seus aspetos sociais e culturais.

Formada em Animação Socioeducativa e pós-graduada em Arte de Contar Estórias, Ana Luísa de Oliveira também leciona a unidade curricular de Mediação do Livro e da Leitura nos cursos de pós-graduação em Arte de Contar Estórias e Organização e Dinamização de Bibliotecas Escolares no ISEC Lisboa, partilhando o seu conhecimento com os alunos. A instituição parabeniza a docente pela sua publicação e contribuição académica.

Leia o Artigo Aqui

 GCI | fevereiro 2025


O ISEC Lisboa esteve presente no III Encontro Intercalar de Provedores de Estudantes, realizado no dia 7 de fevereiro, no auditório do campus da Quinta do Bom Nome da Universidade Europeia, representado pelo Senhor Provedor do Estudante, Dr. José Roque. O evento, que contou com a participação de importantes figuras do ensino superior, como o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Doutor Fernando Alexandre, e o Diretor Geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, teve como foco a promoção do sucesso académico e o combate ao abandono escolar no ensino superior.

Ao longo do dia, foram debatidos temas cruciais para garantir um percurso académico bem-sucedido para todos os estudantes, incluindo o papel das instituições, a gestão da qualidade, as condições socioeconómicas e o impacto das federações académicas na retenção dos alunos. As sessões plenárias e mesas de trabalho proporcionaram um espaço para partilha de experiências e boas práticas no combate ao abandono académico e na promoção do sucesso escolar, com o objetivo de melhorar as condições de aprendizagem e inclusão.

A participação do ISEC Lisboa no evento reafirma o compromisso da instituição em melhorar continuamente a qualidade educativa e apoiar o bem-estar dos seus alunos, colaborando com outras entidades do ensino superior para construir um futuro mais sólido e sustentável para a educação em Portugal.

GCI | fevereiro 2025

Pedro Ferreira, aluno do 1.º ano do CTeSP em Marketing Digital, conquistou o 2.º lugar na categoria < 58 Kg Masculino no Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo 2025. Dinamizado pela Portugal Dynamic Sports (FADU) e pela comissão organizadora local composta pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, pela Federação Académica de Lisboa, pela Universidade NOVA de Lisboa, e em parceira com a Federação Portugal Taekwondo e com a Universidade de Lisboa, o evento decorreu no passado dia 8 de fevereiro, no pavilhão nº1 da Cidade Universitária.

O atleta tornou-se o primeiro a representar a Associação Académica do ISEC Lisboa (AAISEC Lisboa), em 32 anos de existência, abrindo, assim, portas para uma representação contínua no mundo desportivo. Realçamos, igualmente, o empenho da direção atual da AAISECLisboa pelo trabalho ativo em prol da representação da instituição no desporto.

Muitos parabéns, Pedro!

GCI | janeiro 2025


No âmbito do projeto de I&D “Abordagem LEADER - Modelos de Governança e seu Impacto nos Territórios”, financiado pela Universitas / ISEC Lisboa, está a ser conduzida uma investigação sobre o trabalho da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), sediada em Arouca. O estudo integra-se na Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma”, liderada pelo ISEC Lisboa e no grupo de trabalho 4 (GT4), coordenado pela Dra. Elizete Jardim que foca o desenvolvimento local e a governança.

As investigadoras Ana Oliveira, Elizete Jardim e Madalena Corte-Real do ISEC Lisboa realizaram uma saída de campo a Arouca, durante a qual conduziram entrevistas com atores locais para aprofundar a compreensão sobre o impacto da ADRIMAG no território.

Os resultados dessa visita foram publicados na Gazeta Rural, no número 468, de 15 de janeiro de 2025, e divulgados também pela Federação Minha Terra, parceira do projeto. Este estudo pretende contribuir para a análise do impacto das abordagens de governança LEADER nas comunidades rurais, promovendo o desenvolvimento sustentável e a participação ativa das populações locais nas mudanças do seu território.

 

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GCI | fevereiro 2025


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS