No dia 25 de março, foi inaugurada a Biblioteca/Cabine "Vozes na Estante", um espaço simbólico de partilha e transformação através da literatura. O evento contou com a presença de Inês Coelho (Associação PAR), Mónica Silva e Ana Catanheiro (Instituto Marquês de Valle Flôr – IMVF), e teve início com a apresentação do projeto Peer Voices, organizado pela Associação PAR e o IMVF.
Seguiu-se uma inspiradora conversa com Elga Fontes, fundadora do Clube de Leitura Antirracista e da Quem Me Lera – Oficina Editorial. Elga Fontes partilhou a sua experiência como editora, o seu amor pelos livros como motores de mudança de mentalidade e deixou sugestões de leitura para quem deseja começar a ler.
O evento destacou também o talento e o envolvimento dos alunos, que apresentaram dois trabalhos sobre igualdade de género. O primeiro foi uma peça de teatro intitulada "E se fosses tu?", abordando a violência física e psicológica no namoro, e o segundo consistiu num conjunto de entrevistas realizadas pelos alunos sobre estereótipos de género.
Por fim, teve lugar a tão aguardada inauguração oficial da Biblioteca/Cabine "Vozes na Estante", situada na cabine telefónica junto ao bar do Campus Académico do Lumiar, marcando a criação de um novo espaço de acesso ao conhecimento, ao diálogo e à transformação social.
GCI | março 2025