- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 1456
No passado dia 18 junho, o ISEC Lisboa participou em mais uma ação de solidariedade e voluntariado: a limpeza na reserva botânica da Mata dos Medos, localizada na Fonte da Telha, Costa da Caparica com a finalidade de remoção de espécies invasoras como o chorão das areias.
Esta ação foi organizada pelo ISEC Lisboa, nomeadamente pelos professores Ana Paula Oliveira e Jorge Costa da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica (EGEA), com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Participaram os alunos da Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente e o Grupo de Escuteiros de Cacilhas.
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 1633
![]() |
Os professores José Reis Jorge e Marco Ferreira, docentes do ISEC Lisboa, estiveram na 32ª Conferência anual da EURASHE, e as suas intervenções valeram-lhes a distinção de terem sido dos oradores que apresentaram uma das melhores comunicações naquela conferência internacional. A 32ª Conferência anual da EURASHE teve como tema: Competências para a Europa. Esta reunião de experts realizou-se nos dias 8 e 9 de junho na Universidade Politécnica de Bucareste, na capital da Roménia. Os docentes do ISEC Lisboa escolheram falar sobre a temática da Inclusão no Ensino Superior - Lidar com os desafios da diversidade e do multiculturalismo - um dos que têm sido ponto de honra no sistema educativo que o ISEC Lisboa tem implementado e defendido desde a sua fundação. “A inclusão é uma dimensão inevitável da educação. O crescente foco na inclusão no Ensino Superior (ES) tem sido influenciado por um ideal crescente de democratização do Ensino Superior num mundo global caracterizado pela interdependência de culturas, ideias e economias. A mudança pode ser difícil de conseguir. Para serem verdadeiramente inclusivas, as instituições de ensino superior devem ter as estruturas e dinâmicas internas necessárias para atender às diversas necessidades e potenciais de todos os alunos. No entanto, o ideal de inclusão não pode ser separado da aceitação da diversidade em um mundo onde a igualdade e a diferença devem coexistir. A nossa sessão de breakout visa promover a reflexão conjunta sobre o papel do Ensino Superior para enfrentar os desafios de inclusão do século XXI. Nossa reflexão será guiada por três questões-chave: Como cultivar a inclusão sem apagar a diversidade cultural? Como promover educação inclusiva sem doutrinação? Como corresponder a um modelo educativo alicerçado em princípios de igualdade e inclusão em comunidades com diferentes formações e visões do mundo?”, foram as principais ideias, e ideais sociais e educativos que os professores José Reis Jorge e Marco Ferreira discutiram e apresentaram neste evento internacional focado na criação, desenvolvimento e implementação de novas competências para a Europa, onde o Ensino Superior tem um papel fundamental. O ISEC Lisboa felicita, orgulhosamente, a participação e distinção galardoada dos docentes José Reis Jorge e Marco Ferreira além-fronteiras. GCI | junho 2023 |
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 1370
![]() |
A professora Patrícia Costa, docente da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, foi co-autora de um artigo publicado no site da Iniciativa Educação, sobre os Resultados do PIRLS - Progress in International Reading Literacy Study. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho na leitura dos alunos do 4.º ano de escolaridade. Este estudo realiza-se de cinco em cinco anos e permite avaliar as tendências da chamada “literacia de leitura”.
Em relação a Portugal, uma das conclusões, em comparação com 2016, os dados de 2021 mostram que aumentou a percentagem de alunos nos níveis mais baixos e diminuiu a de alunos nos níveis mais elevados. Apenas, cerca de um quarto dos alunos portugueses atingem o nível médio dos países que ocupam os lugares cimeiros.
Pode ler as conclusões sobre o mesmo, bem como comparar a realidade portuguesa AQUI.
GCI | junho 2023 |
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 4856
![]() |
PARA SUPRIR A FALTA DE PROFESSORES, O GOVERNO PREVÊ ALARGAR AS VIAS DE ACESSO AOS MESTRADOS DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA O levantamento das necessidades de docentes até 2030/31, feito pela Nova School of Business & Economics em 2021, aponta para a necessidade de recrutar entre 25% e 35% mais docentes nos vários ciclos de ensino. O 1º ciclo do Ensino Básico é o segundo grupo em que se regista maior necessidade de recrutamento, seguido do grupo de Educação Pré-escolar. |
Cabe às instituições de ensino superior criar as condições, incentivar e apoiar alunos detentores de uma licenciatura em Educação Básica, e de outras licenciaturas a definir no novo regime de acesso, para a frequência de um mestrado de qualificação para a docência.
O ISEC Lisboa, que aposta fortemente na oferta formativa na área da Educação, destaca assim os mestrados que conferem habilitação para a docência: Saiba mais, ou faça a sua Inscrição Online AQUI
GCI | junho 2023 |
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 1354
|
Durante o semestre letivo, os estudantes da Licenciatura de Engenharia de Proteção Civil tiveram a oportunidade de visitar o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Almeirim.
Foi possível a estes alunos verificarem o funcionamento de uma sala de operações sub-regional, enquanto ferramenta de agilização do comando estratégico.
Este Comando Sub-regional pertence, com outros 23, à estrutura operacional da ANEPC, são dirigidos pelos comandantes sub-regionais de emergência e proteção civil, e asseguram que, no âmbito da respetiva área de jurisdição, todas as entidades imprescindíveis às operações de proteção e socorro se articulam entre si, garantindo os meios considerados adequados à gestão de um acontecimento em cada caso concreto. Estes Comandos integram-se no SIOPS – Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro.
GCI | junho 2023 |