- Nota Biográfica +
-1997 | Licenciatura em Psicologia Educacional (ISPA);
-2003 | Mestrado em Psicologia – Desenvolvimento Humano (Universidade Lisboa – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação)
-2013 | Doutoramento em Ciências da Educação – ramo Psicologia Educacional (Universidade Aberta)
-Desde 1999 | Docente na Formação Inicial de Professores (desde 1999) nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento e Educação; Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem; Expressões (ex: Expressão Dramática, Corpo e Movimento) em diferentes Instituições (ESE Torres Novas, ISCE; ESSE Maria Ulrich).
-Desde 2016 | colaboradora, como docente, no Mestrado Integrado em Psicologia do ISPA .
-2008 a 20219 | Colaboradora do CIE-ISPA, Centro de Investigação e Educação (2008 a 2019)
-Desde 2020 | Membro do CEIA – ISEC Lisboa, Centro de Estudos e Investigação Aplicada
-Desde 2019 | Professora Adjunta do ISEC-Lisboa (docente na Licenciatura em Educação Básica, nos Mestrados de Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar/Ensino Básico 1º CEB e CETESP de Apoio à Infância.
-Desde 2020 | Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor no ISEC-Lisboa
Membro e colaboradora de alguns projetos ligados às dança educacional , à literacia familiar e literacia emergente, Emoções positivas dos alunos do 1º ciclo e Bem-estar dos professores.
Atualmente membro do projeto T2B (Teaching To Be) no âmbito do Erasmus K A3 (2021-2024)
Áreas de interesse e investigação: Literacia familiar; Literacia emergente, Envolvimento Parental na Escola; Bem-estar dos Docentes.
DESCRIÇÃO DO PROJETO // PROJECT DESCRIPTION
“Teaching to Be” é uma iniciativa do projeto European Policy Experimentation. O projeto visa apoiar a melhoria na formação dos professores, explorando práticas inovadoras de desenvolvimento profissional para promover e melhorar o bem-estar profissional dos professores. O projeto é liderado pelos Ministérios da Educação da Lituânia, Letônia, Portugal e Eslovênia, em cooperação com várias universidades e equipas de especialistas em formação de professores e bem-estar mental de 8 países: Lituânia, Letônia, Eslovênia, Portugal, Itália, Espanha, Áustria e Noruega.
“Teaching to Be” is a European Policy Experimentation project initiative. The project aims to support school teachers’ career improvement by exploring innovative professional development practices to foster and improve teachers’ professional wellbeing. The project is led by Ministries of Education from Lithuania, Latvia, Portugal and Slovenia, in cooperation with several universities and teams of experts in teacher education and mental wellbeing from 8 countries: Lithuania, Latvia, Slovenia, Portugal, Italy, Spain, Austria and Norway.
OBJETIVOS // AIMS OF THE PROJECT
- Desenvolver e analisar um conjunto de práticas inovadoras de formação e desenvolvimento profissional dos professores, que possam promover o bem-estar dos profissionais
- Direcionar para as prioridades ao nível nacional e europeu, com o intuito de ajudar a definir medidas políticas efetivas para o desenvolvimento profissional dos professores
- Contribuir para o desenvolvimento de uma educação escolar de qualidade
- Melhorar o ambiente de trabalho dos professores e o ambiente de ensino-aprendizagem
- To develop and analyse a set of innovative training and professional development practices for teachers, who can promote professional well-being
- To direct for the priorities at the national and European level, as an aim of helping to define effective political measures for the professional development of two teachers
- To contribute for or development of a quality school education
- To improve work environment for two teachers and or teaching environment
EQUIPA // TEAM
Coordenação |
Co-coordenação |
|
Profª. Doutora Patrícia Pacheco
|
Prof. Doutor Marco Ferreira
|
Investigadores |
||
Prof. Doutor José Reis Jorge |
Profª. Doutora Isabel Baltazar |
Profª. Doutora Ana Barqueira |
|
|
|
Secretariado |
||
Dr. Duarte Santos
|
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |