PARS Meeting - Riga

A equipa do ISEC Lisboa do Projeto Teaching To Be (T2B), representada pelos professores Ana Barqueira, Isabel Baltazar, José Reis-Jorge e Patrícia Pacheco, participou na 5ª e última reunião de parceiros do projeto, realizada em Riga, na Letónia, entre 29 e 30 de Janeiro. A reunião teve como principais objetivos a avaliação e o encerramento do projeto.
O primeiro dia ficou marcado pela reflexão acerca da implementação do T2B em cada um dos 8 países participantes, tendo cada equipa a oportunidade de enumerar os principais desafios e metas alcançadas durante os três anos de duração do projeto. Com base na análise dos resultados qualitativos e quantitativos obtidos, foram traçadas as primeiras conclusões globais comuns a todos os países, bem como as conclusões específicas de cada contexto nacional. Por fim, foi abordada a garantia de qualidade do projeto a par com o ponto de situação do desenvolvimento do PAR Guide.

No segundo dia foram apresentadas recomendações de políticas de promoção do bem-estar docente com base nos resultados da investigação, existindo, seguidamente, espaço para uma reflexão alargada sobre a análise dos dados recolhidos após a conclusão do projeto e sobre o ponto de situação dos vários materiais que deverão estar concluídos até à data de encerramento do T2B, no final do mês de Fevereiro.  

 


CONFERÊNCIA FINAL DO PROJETO TEACHING TO BE REUNIU EXPERTS DAS ÁREAS DA DOCÊNCIA E DA SAÚDE MENTAL

 

No dia de 20 de Janeiro teve lugar nas instalações do ISEC Lisboa a Conferência Final do Projeto Europeu KA3 Teaching To Be (T2B), um projeto que envolveu 8 países da União Europeia. Esta iniciativa reuniu no mesmo espaço todos os docentes que colaboraram nas diferentes fases do projeto nos últimos três anos, bem como a equipa de investigadores do ISEC Lisboa que tornou tudo isso possível.

 

Ao longo do dia, tivemos a oportunidade de refletir e discutir sobre o bem-estar docente, os seus fatores promotores e inibidores, contando para isso com oradores convidados especialistas nesta temática, como o Professor Doutor Leonel Oliveira, investigador na Universidade do Minho, o Professor Doutor José Castro Silva, docente e investigador no ISPA e o Professor Doutor Fernando Alexandre, da Direção-Geral da Administração Escolar.

 

 

Procurou-se, deste modo, dar uma perspetiva multidimensional do bem-estar docente, que salienta a complexidade de variáveis associadas aos professores, alunos, famílias, políticas educativas e que podem contribuir para a melhoria do bem-estar docente em Portugal e na Europa. Por fim, a equipa de investigadores do ISEC Lisboa teve a oportunidade de apresentar o projeto e a respetiva metodologia, bem como os resultados nacionais obtidos ao longo destes 3 anos.
Reforçamos um especial agradecimento a todos os que puderam marcar presença, aos professores que aceitaram fazer parte deste estudo, e aos vários parceiros que contribuíram para o sucesso do T2B.

 


PROJETO TEACHING TO BE, DO ISEC LISBOA, TEVE DUAS INTERVENÇÕES

A equipa do Projeto Teaching To Be, do ISEC Lisboa, teve a oportunidade de participar, com duas intervenções distintas, na Conferência Nacional: O bem-estar docente em contexto escolar: realidade e desafios. A mesma foi  promovida pela DGAE - Ministério da Educação, e destinou-se, principalmente, aos diretores de agrupamento de escolas nacionais e decorreu no dia 02 de novembro.

Esta participação na conferência contou com uma comunicação intitulada: O Projeto Teaching To Be: enquadramento e objetivos, dinamizada pela Professora Doutora Patrícia Pacheco, onde foi realçada a metodologia do projeto, a construção e desenvolvimento do curso online sobre o bem-estar docente. Já a Professora Doutora Ana Barqueira apresentou uma comunicação com o tema: Formação de professores e bem-estar docente: um exemplo de intervenção, que teve como objetivo a apresentação dos primeiros resultados exploratórios da análise quantitativa dos dados do projeto Teaching To Be. Esta ação foi uma iniciativa importante para a disseminação do projeto, mas também uma oportunidade para se discutir a relevância deste tema nas políticas educativas.

 


DOCENTES DO ISEC LISBOA FAZEM APRESENTAÇÃO EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO


No dia 21 de setembro, no âmbito da 4th Conference on Education (Barcelona) que contou com a presença de investigadores e professores de 60 nacionalidades, foi apresentada uma comunicação que decorre do Projeto Teaching To Be - T2be - (Erasmus KA3+). A comunicação intitulada “The teacher' role as co-constructor of an online course to improve teachers' professional wellbeing'” foi dinamizada pela Professora Doutora Patrícia Pacheco e pela Professora Doutora Ana Barqueira, e procurou dar a conhecer um dos produtos desenvolvidos pelo projeto T2be (curso online sobre o bem estar docente). Um outro objetivo desta comunicação foi o de realçar a importância do papel dos professores como co-construtores na elaboração do curso online. A participação ativa dos professores neste processo constituiu uma mais valia para o ajuste das atividades e tarefas à realidade profissional, bem como a atribuição de uma maior utilidade e significado do curso.


Esta iniciativa encontra-se enquadrada na vertente de disseminação do T2B, uma vez que se pretende estender, divulgar e replicar os resultados da investigação científica no âmbito do bem-estar docente para além do tempo de implementação do projeto.

 


PROFESSORES MARCO FERREIRA E JOSÉ REIS JORGE EM ENCONTRO DE PARCEIROS NA NORUEGA


Nos dias 2 e 3 de Maio, os professores Marco Ferreira e José Reis Jorge, da equipa do ISEC Lisboa responsável pelo Teaching To Be, marcaram presença em mais um encontro de parceiros na Noruega, sob o tema “Review of Experimental Results in Stavanger”. Neste penúltimo encontro presencial, os parceiros europeus envolvidos puderam discutir o desenvolvimento e a finalização de alguns produtos, como a uniformização e apresentação dos resultados por país e a elaboração de um Toolkit para a comunidade docente. Foi feita igualmente a apresentação do ponto de situação da redação dos capítulos temáticos a serem compilados num livro do projeto. Na ordem de trabalhos esteve ainda a discussão sobre a possível continuidade de futuras intervenções e investigações no âmbito da valorização e otimização das respostas pedagógicas europeias relativas ao bem-estar docente.

 


 

MAIS NOTÍCIAS

       

 

 

Leia mais »
 
Leia mais »
 
Leia mais »