Um aspeto fundamental para a implementação da política de prestação de serviços à comunidade é a mensuração e a consequente definição de um conjunto de indicadores que permitam acompanhar e monitorizar a execução de cada um dos objetivos propostos.
O presente plano incorpora margem para uma rápida adaptação a alterações de contexto e tem uma natureza dinâmica, podendo adaptar-se a um processo de ajustamento periódico durante a sua implementação. Ao longo da sua implementação, será efetuada a monitorização da sua execução, e a avaliação da consecução dos objetivos estabelecidos bem como a introdução de eventuais medidas corretivas.
Para as ações que visam consubstanciar os objetivos estratégicos e operacionais predefinidos no Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa para o período 2017<2020 foram estabelecidas esferas de responsabilidade, calendário e metas tendo sido também estipulados os respetivos indicadores de monitorização da realização dessas ações.
O processo de monitorização contínua inicia-se após aprovação do Regulamento de Prestação de Serviços à Comunidade previsto no ponto 4 do presente plano, baseando-se no seguimento semestral pelo GAGQ. O acompanhamento e monitorização são efetuados num 1º nível pela esfera de responsabilidade definida para cada ação e num 2º nível, semestralmente, ao nível do Conselho de Direção do ISEC Lisboa.