As várias modalidades de prestação de serviços à comunidade podem ser desenvolvidas e executadas em qualquer das unidades orgânicas do ISEC Lisboa ou nas suas unidades de prestação de serviços à comunidade.
São unidades de prestação de serviços à comunidade do ISEC Lisboa:
a) o Centro de Estudos de Engenharia (CEE)
O Centro de Estudos em Engenharia é um centro de estudos no âmbito do ISEC Lisboa, que tem como missão no âmbito da sua atividade contribuir para a criação, consolidação, desenvolvimento e divulgação de conhecimento científico e tecnológico, para benefício da comunidade científica, indústria, profissionais da engenharia e da sociedade em geral.
No âmbito do CEE é proposta a seguinte oferta formativa:
- Curso de Formação Inicial de Técnico de Segurança no Trabalho
- Pós-Graduação em Reabilitação do Património Edificado
- Curso de Especialização em Segurança Contra Incêndio em Edifício
- Técnico Superior de Segurança do Trabalho
- Sistemas de Informação Geográfica, SIG
- Medições e Orçamentos
- Primeiros Socorros
- Primeiros Socorros com Desfibrilhação Automática Externa
- Formação na Qualidade, Planeamento e Gestão de Contratos
- Formação em Administração, Gestão Documental e Arquivo
- Formação em Protocolo Empresarial e Etiqueta
- Gestão e Fiscalização de Obra
- Inspetor de Motociclos
- Formação Complementar em Optometria
- Inspetor de Veículos Automóveis
b) o Observatório da Proteção Civil e Safety (OPCSA)
O OPCSA é uma organização aberta à sociedade civil, destinado a criar e fortalecer um espaço de debate e reflexão das questões de proteção civil e safety, sobretudo dirigido a todos os agentes ativos do país, preocupados com os cidadãos, o património, o ambiente, a saúde e a segurança, domínios que em Portugal carecem de uma particular prioridade por parte de toda a sociedade.
O seu ciclo de debates denominado Civil Protection & Science Meetings é já um evento reconhecido, focalizado em temas da atualidade especialmente vocacionados para criar massa crítica, onde a intervenção da comunidade, dos alunos e docentes do ISEC Lisboa é ponto de referência e que permite manter o tema da segurança, da prevenção, da proteção e adaptação dos cidadãos na agenda mediática e politica. Este ciclo de conferências inclui a Annual Conference on Civil Protection & Science, que acontece entre os meses de janeiro e fevereiro.
O OPCSA tem como Objetivos Principais:
- Analisar a eficiência das estratégias definidas, contribuindo para a identificação de respostas e para o aumento do conjunto de alternativas em apreciação no debate publico;
- Incentivar, organizar ou promover a realização de colóquios, conferências, seminários, jornadas técnicas, mesas redondas, encontros, debates e outras iniciativas de reconhecido interesse em torno das questões relativas à proteção civil e ao safety;
- Enquadrar a realização de eventos no Campus do Lumiar sobre temáticas relacionadas com segurança, proteção civil, gestão do território, ambiente, energia, comunicação e informação, entre outras;
- Desenvolver e promover a divulgação de informação sobretudo dirigida para todos os agentes ativos do país, preocupados com os cidadãos, o património, o território, o ambiente e a segurança dos profissionais dos vários setores em consideração;
- Promover a interação com alunos e professores no âmbito de cursos existentes nas áreas de atuação do Observatório, através da elaboração por parte daqueles, de textos científicos a publicar na Revista Alameda, revista Técnico-científica do ISEC Lisboa.
c) o Gabinete de Apoio Psicológico (GAP)
O GAP pretende disponibilizar um conjunto de serviços na área da psicologia, tendo em vista a promoção do desenvolvimento pessoal, académico e profissional dos alunos, docentes e funcionários. Os destinatários do GAP são os estudantes, os docentes e funcionários, mas também todos os que constituam a sua rede de relações, bem como o público geral da comunidade envolvente.
O GAP assegura serviços de:
- Psicoterapia
- Aconselhamento Académico
- Orientação Vocacional/Profissional
d) a Clínica de Optometria
A Clínica de Optometria visa contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde visual dos seus utentes, que são, na sua larga maioria, oriundos da comunidade em que se insere o ISEC Lisboa.
A clínica trabalha sob a conduta de uma rigorosa política de qualidade que garante aos seus utentes um atendimento personalizado e altamente qualificado, realizado por uma equipa em constante atualização. Com as especialidades de optometria, contactologia, optometria comportamental, optometria geriátrica e pediátrica, terapia visual e ortóptica, realiza os mais avançados exames complementares.
e) o Centro de Alto Rendimento em Visão Desportiva
O Centro de Alto Rendimento em Visão Desportiva visa contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional e da melhoria do desempenho dos atletas e demais agentes desportivos.
A atividade do Centro de Alto Rendimento assenta no essencial na prática de estímulos visuais e no ensino e treino, sobretudo de atletas e demais agentes desportistas, com vista à melhoria das suas capacidades e destreza visuais.
f) a Rede Know-Now Know-How
Consiste numa rede formal que agrega os parceiros empresariais e empregadores do ISEC Lisboa. Composta por 150 parceiros (empresas, autarquias locais, ONG, instituições públicas, associações profissionais, escolas profissionais e secundárias e instituições de ensino superior). Funciona como uma verdadeira ponte entre as instituições de ensino e formação e as entidades empregadoras, aprofundando a ligação à comunidade e região em que nos inserimos e promovendo a junção de novas entidades.
A Rede Know Now Know How tem como principais objetivos:
- A articulação das formações de nível 4, 5 e 6 ministradas pelos parceiros escolas/instituições de ensino;
- Conceção, a implementação e o desenvolvimento de novos CTeSP em estreita parceria com os agentes socioprofissionais e empregadores;
- Produção de outra oferta formativa aplicável à realidade empresarial e pertinente para o desenvolvimento da região;
- Articulação entre a oferta formativa dos parceiros da Rede Know Now Know How e o mercado de trabalho;
- Promover o desenvolvimento em parceria “academia/indústria” de produtos, serviços e processos organizacionais que tornem as empresas mais inovadoras e competitivas num ambiente global;
- Desenvolvimento de projetos de investigação colaborativa e aplicada entre entidades parceiras;
- Contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional através do desenvolvimento de uma cultura científica aberta e socialmente responsável;
- Promover a transferência do conhecimento produzido nas instituições de ensino superior para as empresas, criando valor;
- A prestação de serviços à comunidade.
g) a Academia ISEC Lisboa
A rapidez dos desenvolvimentos tecnológicos e a transformação digital que caracterizam a época que atravessamos forçará não apenas a mudanças na Natureza e Organização do Trabalho como determinará urgentes necessidades de (re)qualificação interna das Organizações e das Pessoas. Se por um lado as Organizações precisarão de se reorientarem e incorporarem elas próprias os novos conhecimentos e implicações tecnológicas, redesenhando processos e procedimentos, por outro, o Capital Humano necessitará de adquirir novos conhecimentos e capacidades designadamente ao nível das já identificadas novas Competências necessárias para a próxima década.
Foi neste contexto que antecipámos a necessidade da criação do Academia ISEC Lisboa visando contribuir para os desígnios atrás referidos.
O Academia ISEC Lisboa foi criado para se constituir como um centro de excelência na formação avançada e contínua de executivos, profissionais e quadros técnicos e tem vindo a antecipar os desafios que se colocam à gestão das organizações, explorando temáticas inovadoras e concebendo novas soluções de desenvolvimento de executivos, desenvolvidas em todas as áreas do ISEC Lisboa.
A todo o tempo pode o presidente do ISEC Lisboa, ouvido o Conselho de Direção, criar, modificar, extinguir ou renomear as estruturas técnicas e as unidades de prestação de serviços à comunidade, em função das necessidades concretas para o desenvolvimento do Instituto.
h) CEAL - Centro de Estudos da Administração Local
O CEAL tem por objeto promover a investigação transdisciplinar no âmbito da administração local autárquica, e a promoção de um espaço alargado de reflexão e debate das questões da administração local. Participa na realização de estudos em torno das questões relativas à administração local, acompanhando não só a realidade portuguesa, mas também aquilo que se passa no espaço da lusofonia, no espaço europeu e no espaço ibero-americano. Dedica-se ainda à promoção e organização, por si ou em parceria, de encontros e conferências sobre as questões do poder e administração local e à publicação de coletâneas de legislação, manuais especializados, revistas especializadas ou temáticas. Realiza ações de formação dirigidas aos eleitos locais e aos funcionários da administração local. Desenvolve também projetos de consultadoria dirigidos às instituições e empresas da administração local. Estabelece convénios e acordos, com outras instituições congéneres, no sentido de criar redes que criem sinergias.
i) Gabinete de Proteção e Segurança (GPS)
Considerando que a proteção e segurança dos que partilham o espaço do ISEC Lisboa depende fundamentalmente da atitude de todos e de cada um face ao perigo e das precauções que podem ser tomadas, o GPS - Gabinete de Proteção e Segurança tem no seu horizonte, a promoção do desenvolvimento de estratégias que visem o incremento de boas práticas, consciencializando a comunidade escolar para a sua autoproteção. São funções genéricas do GPS: organizar e coordenar a proteção e segurança no espaço do ISEC Lisboa; manter a operacionalidade das medidas de segurança; preparar a atuação em caso de emergência; elaborar um guia de procedimentos que garanta, a funcionalidade e operacionalidade de um conjunto de funções fundamentais, como sejam a evacuação dos ocupantes e a primeira intervenção; garantir o imediato acionamento, se necessário, de meios de socorro externos ou o acionamento dos planos, procedimentos ou normas definidas; cumprir o programa de formação aprovado superiormente. O GPS é coordenado pelo Eng.º Paulo Gil Martins.