Desde a sua génese que o ISEC Lisboa consagrou que o desenvolvimento da sua atividade deveria ser suportado em elevados padrões de qualidade, dando particular relevo a este objetivo nos próprios Estatutos como um dos seus princípios orientadores. Com esse objetivo, o ISEC Lisboa iniciou a formalização da cultura de qualidade em 2008 com a criação do Gabinete de Avaliação e Garantia da Qualidade (GAGQ) e criação do Conselho da Qualidade (CQ). A implementação efetiva do sistema ocorreu em 2010, tendo-se considerado o mesmo consolidado em 2012/2013, com a aprovação da primeira versão do Manual da Qualidade (MQ). Na época, optou-se por implementar um sistema de qualidade tendo por referencial a ISO 9001, maioritariamente no âmbito das atividades de ensino aprendizagem e muito concentrado nas operações dos serviços, designadamente, os académicos, muito embora se envolvessem também os órgãos de gestão, científicos e pedagógicos. Nesse sistema foram logo integrados os inquéritos de monitorização pedagógica e relatórios de funcionamento de unidades curriculares e os inquéritos de satisfação (docentes, estudantes e não docentes).
Em 2016, no âmbito do processo de autoavaliação institucional, o ISEC Lisboa levou a cabo um exercício voluntário paralelo, de autoavaliação do SIGQ-ISEC Lisboa, em que todas as partes interessadas que compõem a comunidade académica do ISEC Lisboa (docentes, estudantes, diplomados, não docentes, empregadores e parceiros em geral) identificaram as principais forças e fraquezas do sistema e reconheceram oportunidades e ameaças ao desenvolvimento do mesmo, tendo-se, em função disso, desenhado um plano de reorganização e desenvolvimento do sistema e revisto o MQ em 2017, mas mantendo-se, ainda, o alinhamento com a ISO 9001.
Dessa autoavaliação levada a cabo, resultou a aprovação do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) 2017-2020 que elegeu como 3.º Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE 3), precisamente, a Qualidade e Avaliação, tendo sido definido um conjunto de objetivos estratégicos, objetivos operacionais, metas, ações e respetivos prazos e indicadores de desempenho destinadas à sua efetiva concretização.
Em 2018, no desenvolvimento daquele PDE 2017-2020, e, em sintonia com as melhores recomendações internacionais estabelecidas aos níveis europeu e internacionais, nomeadamente, as Normas Europeias para a Garantia da Qualidade nas instituições de ensino superior (ESG_2015 – Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area) e os referenciais ASIGQ_PT_2016 da agência A3ES, procedeu-se a uma revisão profunda do MQ para adaptação àqueles referenciais.
Decorrente da estratégia aprovada e do plano definido, em 2019 aprovou-se a Política da Qualidade do ISEC Lisboa, o Regulamento do SIGQ-ISEC Lisboa e foi revisto o MQ (28.11.2019), em termos de estrutura e definição de macroprocessos, passando o SIGQ-ISEC Lisboa a abranger de forma transversal todas as áreas de atividade da instituição e todos os seus macroprocessos, ainda que com níveis de profundidade e desenvolvimento diversos. Na mesma altura, procedeu-se, também, à descentralização de responsabilidades e reformulação das estruturas do SIGQ-ISEC Lisboa, através da definição dos papeis dos órgãos de gestão do ISEC Lisboa no SIGQ-ISEC Lisboa, a par da nomeação dos grupos gestores dos macroprocessos e interlocutores da qualidade. De igual modo, ainda em 2019 foi operacionalizado o Conselho da Qualidade (criado inicialmente em 2008), órgão a quem compete a gestão estratégica do SIGQ-ISEC Lisboa e que é composto pelos titulares dos órgãos de gestão do ISEC Lisboa, por representantes dos coordenadores de curso, dos docentes, dos estudantes, dos diplomados, dos não docentes e dos parceiros externos.
Já em 2020 e com vista a acompanhar e monitorizar o funcionamento do próprio SIGQ-ISEC Lisboa, com vista à sua melhoria contínua, foi designada a Comissão de Acompanhamento do SIGQ-ISEC Lisboa, integrada também por estudantes, docentes e não-docentes, aproveitando-se, também, a alteração estatutária resultante da avaliação institucional para dar consagração estatutária ao Conselho da Qualidade.
Neste momento o sistema está desenhado para dar resposta aos referenciais ESG_2015 e ASIGQ_2016 da A3ES para os sistemas internos de garantia da qualidade das instituições de ensino superior, abarcando, de forma transversal, todas as áreas de atividade da instituição e todos os seus macroprocessos.
O SIGQ-ISEC Lisboa encontra-se, pois, alicerçado em práticas organizacionais que requerem a reflexão sistemática sobre o desempenho da instituição aos seus vários níveis, à implementação e monitorização contínua de medidas de melhoria e seus resultados, à autorregulação, à responsabilização e prestação de contas nas várias áreas de atividade e ao reconhecimento do mérito individual.