Curso creditado pelo CCPFC com o registo nº CCPFC/CFE-3769/24 e constitui habilitação profissional para o grupo de recrutamento da Educação Especial 910
(Apesar da Pós-Graduação estar aberta a todos os interessados, aqueles que pretendam a habilitação profissional para o grupo de recrutamento da Educação Especial 910, têm de ter 5 anos de serviço, reconhecido pelo Ministério da Educação, como Educador(a) de Infância, Professor(a) do Ensino Básico ou do Ensino do Secundário, de qualquer grupo de recrutamento, à data de início desta Pós-Graduação)
COORDENAÇÃO DE CURSO
Doutora Patrícia Pacheco
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Doutora Sandrina Esteves
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Pré-Inscrições e Candidaturas
Candidaturas ano letivo 2024_25*
*Nota Prévia: O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. estão abertos ao longo de todo o ano letivo.
Pré-inscrições Candidatura Online
Regulamento de Avaliação e Frequência Regulamento da Componente de Projeto
CANDIDATURAS ABERTAS:
Lisboa | 10.ª edição | Início em 23 de outubro de 2024
Lisboa | 9.ª edição | Início em 9 de maio de 2024
Entroncamento | 6.ª edição | Início em 26 de outubro de 2024
Abertura condicionada ao número mínimo de inscritos estipulados pelo ISEC Lisboa
PROPINAS
- Pronto pagamento: 1100€ ou em 10 mensalidades de 110€
- Inscrição: 50€
HORÁRIO
- Quarta-feira das 18h30 às 22h30 e sábados das 9h às 13h (Lisboa)
- Sábados das 9h30-13h00 e das 14h00-16h30 (Entroncamento)
OBJETIVOS DO CURSO
A organização da estrutura curricular deste Curso de Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, que se propõe, teve subjacente a aquisição e o desenvolvimento de competências que devem caracterizar o futuro profissional nesta área de especialidade ou relacionados com a Educação Especial.
O objetivo geral do Curso de Especialização é a aquisição de conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos nesta área, de forma a qualificar os profissionais para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de intervenção em indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Como objetivos específicos, pretende-se desenvolver competências de análise crítica, de intervenção, de formação, de supervisão, de avaliação e de consultoria na área da Educação Especial.
De uma forma sucinta os objetivos desta formação passam por:
- Distinguir o desenvolvimento “normal” e “atípico” do ser humano;
- Conhecer e desenvolver conteúdos programáticos que fundamentem o ato educativo;
- Identificar as necessidades educativas específicas e desenvolvimento de experiências de aprendizagem adequadas;
- Desenvolver competências específicas de ensino e aprendizagem; conhecimento e utilização de instrumentos de avaliação e de intervenção que promovam a diferenciação pedagógica;
- Utilizar novas tecnologias de informação e aplicar sistemas aumentativos e alternativos de comunicação com vista ao sucesso académico e de inclusão das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais;
PLANO DE ESTUDOS
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
Sistema Educativo e Escola Inclusiva/Educação para a Diversidade |
25H | 5 |
Motivação, Aprendizagem e Promoção do Sucesso Educativo | 25H | 5 |
Perturbações do Desenvolvimento I |
25H | 6 |
Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo e motor |
25H | 7 |
Perturbações do Desenvolvimento II | 25H | 6 |
Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo e motor | 25H | 7 |
Tecnologias e Necessidades Educativas Especiais |
25H | 6 |
Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação |
25H | 6 |
Metodologias de Investigação em Educação Trabalho de Projeto em Educação Inclusiva |
25H 25H |
6 6 |
TOTAL |
250H | 60 |