A ALAMEDA, Revista de Educação, Artes e Ciências é uma publicação de carácter técnico-científico, de âmbito multidisciplinar, com revisão de pares, cujo objetivo é a divulgação de conhecimento científico nas diversas áreas de intervenção do ISEC Lisboa, nomeadamente nas áreas de Educação, Aviação, Artes Gráficas, Segurança do Trabalho, Proteção Civil, Gestão Hoteleira, Restauração, Energias Renováveis e Ambiente, Ótica e Optometria e Gestão Autárquica. A ALAMEDA publica trabalhos de natureza empírica e concetual, bem como recensões de obras publicadas nas diversas áreas de interesse.

    

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DIREÇÃO EDITORIAL

José Reis Jorge, ISEC Lisboa
Maria Cristina Ventura, ISEC Lisboa
Rita Brito, ISEC Lisboa
Sara de Almeida Leite, ISEC Lisboa


CORPO EDITORIAL

Ana Cristina Freitas, ISEC Lisboa
Ana Oliveira, ISEC Lisboa
Ana Pereira Neto, ISEC Lisboa
Arnaldo Costeira, ISEC Lisboa
Carlos Gomes de Oliveira, ISEC Lisboa
Eduardo Cunha Cruz, ISEC Lisboa
Eurico de Brito, ISEC Lisboa
Fernando Miguel Marques, ISEC Lisboa
Francisco Alves Dias, ISEC Lisboa
Gonçalo Caiado, Câmara Municipal de Lisboa
Isabel Martins, ISEC Lisboa
Javier Fombona Cadavieco, Universidade de Oviedo
João Areosa, Universidade Nova de Lisboa
João Serrano, ISEC Lisboa
Luís Moreira, ISEC Lisboa
Marco Ferreira, ISEC Lisboa
Maria Anderson, Autoridade Nacional de Proteção Civil; ISEC Lisboa
Mónica Gomes, ISEC Lisboa
Pedro Brás ISEC Lisboa
Pedro Oliveira, Universidade Europeia
Rafael Pozo, Escuela Superior de Diseño e Ingeniería de Barcelona
Ruben Elvas Leitão, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Rui Quadros, ISEC Lisboa
Violante Magalhães, Escola Superior de Educação de João de Deus


NORMAS PARA COLABORAÇÕES

  1. A ALAMEDA aceita para publicação artigos inéditos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas e reflexões sobre práticas.
  2. Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês e espanhol.
  3. Os artigos não devem exceder as 10.000 palavras, excluindo as listas de referências e quadros/tabelas/gráficos. As recensões não devem ultrapassar as 1.000 palavras, sendo indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra em apreço. 
  4. Todos os artigos publicados na revista são submetidos a um processo rigoroso de revisão cega por pares, sendo necessários, pelo menos, dois pareceres anónimos favoráveis de membros do corpo editorial. 
  5. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos a sua contribuição à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento do mesmo, a consistência e o rigor teórico e metodológico. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo sugeridas pelos revisores ou pela Direção Editorial só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
  6. Os originais devem ser enviados à Direção Editorial da revista, por via eletrónica, para o seguinte endereço de email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  7. A ALAMEDA tem uma periodicidade semestral. 
  8. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cedência dos direitos autorais à ALAMEDA.

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE TEXTOS

  1. A ALAMEDA adota as normas da American Psychological Association (APA), 6ª Edição. 
  2. As contribuições para publicação devem ser digitadas em formato Word.
  3. Os artigos deverão ser acompanhados de página separada com indicação dos nomes dos autores, filiação e endereços para contacto, bem como de uma breve nota biográfica.
  4. Os artigos devem conter um resumo (abstract) entre 150-200 palavras bem como três a cinco palavras-chave. 
  5. O título principal deverá aparecer em negrito, tamanho 14. Os títulos de secções e sub-seções deverão aparecer em negrito, tamanho 12, separados do texto com espaço duplo. Todo o texto deve ser digitado em  tamanho 12, a espaços simples.
  6. As transcrições devem aparecer em  tamanho 12. Citações até 40 palavras devem ser incorporadas no texto. Citações com mais de 40 palavras devem aparecer destacadas do texto principal com dois toques de tabulação.
  7. Os quadros, tabelas, gráficos, mapas, imagens, etc. devem ser apresentados em folhas separadas do texto (indicando-se os locais em que devem ser inseridos), devendo ser numerados e titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão ser elaborados para reprodução direta.
  8. As referências a autores, no correr do texto, devem subordinar-se às formas (Autor, data) ou (Autor, data, p.) como nos exemplos: (Silva, 1989) ou (Silva, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra à data de publicação, como por exemplo: (Garcia, 1995a), (Garcia, 1995b), etc.
  9. Não são aceites notas de rodapé. Notas de fim de texto devem ser exclusivamente explicativas e numeradas sequencialmente.
  10. A lista de referências deve ser apresentada no final do texto e conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho, por ordem alfabética, e de acordo com as normas da APA (6ª Edição). 

EXEMPLOS

LIVROS

Carpenter, C. & Suto, M. (2008). Qualitative research for occupational and physical therapists: A practical guide. Oxford, UK: Blackwell.

CAPÍTULOS DE LIVROS

Fernandes, E. M. & Maia, A. (2001). Grounded theory. In E. M. Fernandes & L. S. ALMEIDA (Eds.). Métodos e técnicas de avaliação: Contributos para a prática e investigação psicológicas (p. 49-76). Braga: Universidade do Minho, Centro de Estudos em Educação e Psicologia.

ARTIGOS EM PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Scruton, R. (1996). The eclipse of listening. The New Criterion, 15(3), 5-13.

ARTIGOS EM PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS ONLINE COM DOI

Brownlie, D. (2007). Toward effective poster presentations: An annotated bibliography.

European Journal of Marketing, 41, 1245-1283. doi:10.1108/03090560710821161

ARTIGOS EM PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS ONLINE SEM DOI

Bernstein, M. (2002). 10 tips on writing the living Web. A List Apart: For People Who

Make Websites, 149. Retrieved from http://www.alistapart.com/articles/writeliving

LIVROS ELETRÓNICOS

De Huff, E. W. (n.d.). Taytay’s tales: Traditional Pueblo Indian tales. Retrieved from

http://digital.library.upenn.edu/women/dehuff/taytay/taytay.html

TRABALHOS EM COAUTORIA
ATÉ SETE AUTORES - INCLUIR TODOS OS AUTORES

Kernis, M. H., Cornell, D. P., Sun, C. R., Berry, A., Harlow, T., & Bach, J. S. (1993).

There's more to self-esteem than whether it is high or low: The importance of stability of self-esteem. Journal of Personality and Social Psychology, 65, 1190-1204.

MAIS DE SETE AUTORES - ELIPSE A SEPARAR O SEXTO AUTOR DO ÚLTIMO AUTOR

Miller, F. H., Choi, M. J., Angeli, L. L., Harland, A. A., Stamos, J. A., Thomas, S. T., …. Rubin, L. H. (2009). Web site usability for the blind and low-vision user. Technical Communication, 57, 323-335.

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS