• portal docente 1
  • portal docente 2

PORTAL DO DOCENTE


DOUTORA ANA RUNA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

INVESTIGADOR ASSOCIADO
GABINETE 27
SCOPUS
ORCID
RESEARCHER ID
CIÊNCIA ID
GOOGLE SCHOLAR

Colocar aqui a nota biográfica 

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui um DEA em Tecnologia Educativa: Informática e Imagem. Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação, departamento de Didáctica, Organização e Métodos de Investigação, Universidade de Salamanca. Categoria de Professora-Formadora Especializada, com o registo de acreditação CCFCP/RFO-20712/06, reconhecida pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCFCP) de Braga nas áreas e domínios: B15 (Tecnologia e Comunicação Educativa) e da C16 (Tecnologias Educativas, meios audiovisuais) e B05 (Educação em Tecnologias da Informação e Comunicação). Mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta de Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade TIC na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.  Exerce atualmente funções de docência no ISEC Lisboa, acumulando funções com a coordenação do Curso Técnico Superior Profissional em Apoio à Infância.

 

QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS

UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
TIPO CURSO ANO
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Doutoramento Educação, Especialidade TIC na Educação 2013
Universidade Aberta de Lisboa Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2004
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Licenciatura Filosofia 1984


ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Tecnologias Digitais na Educação; Formação a Distância e Online; Pedagogia do e/b-learning; Emoções, Comunicação e Relações Online; Formação de Adultos e Literacia Digital; Ética e Deontologia Profissional.


ATIVIDADES LETIVAS

ANO LETIVO
SEMESTRE NOME DA UNIDADE CURRICULAR CURSO COORDENAÇÃO
2020/2021 Desenvolvimento Pessoal e Profissional Lic em Gestão Hoteleira Não
2020/2021 Ética e Deontologia Lic em Gestão Hoteleira Não 
2020/2021 Ética e Deontologia  CTeSP Comunicação e Marketing Não 
2020/2021 Ética e Deontologia Profissional CTeSP Apoio à Infância Sim
2020/2021 Ética e Deontologia Profissional CTeSP Intervenção Social e Comunitária Não
2020/2021 Ética e Deontologia Profissional Mestrado Educação Pré-Escolar Não
2020/2021 Ética e Deontologia Profissional Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino Básico 1º ciclo Não
2020/2021 Ética e Deontologia  CTeSP Gestão Hoteleira Não
2020/2021 Ética e Deontologia  CTeSP Desenvolvimento Produtos Multimedia Não
2020/2021 Ética e Deontologia  Lic Ciências Aeronáuticas Não
2020/2021 Ética e Deontologia  Lic Gestão Aeronáutica Não
2020/2021 Sociologia da Educação e das Organizações Lic Educação Básica Não
2020/2021 Estágio CTeSP Apoio à Infância Sim


ORIENTAÇÕES

TESES DE DOUTORAMENTO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Orientadora Sónia Gomes Trabalho colaborativo entre Educadores de Infância e Professores na transição para o 1.º CEB Concluída ISEC Lisboa 2017/18 2020
Orientadora Ana Borges A Educação para os Valores mediada pela Literatura Infantil Concluída ISCE Odivelas 2015 2015 
Orientadora Marta Pico Relações e Interações em Contexto de Jardim de Infância Concluída ISCE Odivelas 2015 2015 
Orientadora Joana Silva Educar para os Valores e a Cidadania Concluída ISCE Odivelas 2014 2014 
Orientadora Paula Pinto Trabalhar valores na Educação Pré-escolar Concluída ISCE Odivelas 2013 2013
Coorientadora Paula Costa Liderança, Ética e Clima Organizacional Concluída ISCE Odivelas 2011/12 2012 

TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
 

CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS

WEB OF SCIENCE Informação Informação
SCOPUS Informação Informação

LISTA DE PUBLICAÇÕES

Revistas Científicas

Revistas Científicas Indexadas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2015 Runa, A.I. & Miranda, G. L.  Validação Portuguesa das escalas de Bem-Estar e de Mal-estar Emocional Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. DOI: 10.17013/risti.n.pi-pf (pp 129-144) Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Revistas Científic as (xx)
             
Ano Autores Título

Revista

Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2020 Isabel Runa, Ana Emoções, comunicação online e género Colección Comunicación E Informatión Digital. EdicionesEgregius. ISBN 978-84-18167-16-4. (pp 99-123)  Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Capítulos em Livro (6)              
Ano Autores Título Editora Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2020 Isabel Runa, Ana Online adult training and emotions: from tradition to formative innovation 6th International Multidisciplinary Congress PHI 2020 (Book Series III) edited by Taylor & Francis Group No prelo Informação Informação  Informação 
2020 Runa, A.I.  Emoções, comunicação online e género

In Fábio Oliveira & Silmara Takazaki (Coord.).  El género en la comunicación: relaciones y representatividade. (pp 99-123).Colección Comunicación E Informatión DigitalEdiciones Egregius. ISBN 978-84-18167-16-4

(pp 99-123) Informação Informação  Informação 
2017 Runa, A. I.  As emoções dos estudantes do ensino superior face à modalidade de formação em b-learning: um estudo exploratório

In Maria dos Anjos Cohen (Org.). O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes. Ramada: Edições Pedago.

 (pp 123-137)      
2015 Runa, A. I, Miranda, G. L.  Emoções e Expressão das Emoções Online

In G. L. Miranda (Org.). Psicologia dos Comportamentos Online. Lisboa: Relógio d’Água Editores.

(pp.107-144) Informação Informação  Informação 
 2013 Costa, P.; Runa, A. & Farinho, P.   Liderança, Ética e Clima Organizacional  In Maria dos Anjos Cohen (Org.) Supervisão, Liderança e Cultura de escola. Ramada: Edições Pedago.  (pp. 435- 444)      
2013 Delgado, M.J., Runa, A. & Ribeiros, I.  Gestão e organização do modelo de b-learning: Dinâmicas internas do gbl e (in)sucesso pedagógico

In Maria dos Anjos Cohen (Org.). Supervisão, Liderança e Cultura de escola.  Ramada: Edições Pedago.

(pp. 496-504)      

 

Workshops e comunicações orais    l    
Ano Autor Título Conferência/Workshop Local
 2020, 22 outubro  Runa, A. I., et al  Suddenly we were all online”: perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching                  EDEN 2020 Online Research Workshop - Enhancing the human experience of learning with echnology. Le@d, Universidade Aberta.   Portugal
 2019, outubro  Runa, A. I. Emoções, comunicação online e género  Comunicação apresentada no 8º Congreso Internacional de Investigación e comunicación digital- sabiduria digital para la comunicación inteligente. Universidad Zaragoza  Zaragoza
2016, 21 maio  Runa, A. I. As emoções dos estudantes do ensino superior face à modalidade de formação em b-learning: um estudo exploratório

Comunicação apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas - O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes. ISCE – Odivelas.

Odivelas
2015, 11 abril Runa, A. I.  Emoções, Comunicação e Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Comunicação apresentada no âmbito do Seminário- Utilização de Ferramentas Digitais de Ensino e Aprendizagem. ISCE - Odivelas Odivelas
2014, 21 abril Runa, A. I.  Ética na profissão e cidadania

Comunicação apresentada no âmbito do Ciclo de Conferências e Workshops da Red Iberoamericana de Animación Sociocultural. ISCE - Odivelas.

Odivelas
2013, 21 junho Delgado, M.J., Runa, A. & Ribeiros, I.  Gestão e organização do modelo de b-learning: Dinâmicas internas do gbl e (in)sucesso pedagógico

Comunicação apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas de Supervisão, Liderança e Cultura de Escola realizadas no ISCE-Odivelas.

Odivelas
Comunicação publicada em Atas        
Ano Autores Título Conferência/Workshop Local
2019 Runa, A. I.  Emoções, comunicação online e género Comunicação apresentada no 8º Congreso Internacional de Investigación e comunicación digital- sabiduria digital para la comunicación inteligente. Universidad Zaragoza Zaragoza
2018 Runa, A. I. Emoções e b-learning: um estudo exploratório realizado com estudantes do ensino superior In Ana Pedro et al. (Eds). Technology Enhanced Learning. (pp. 1436-1451). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-46-5 Lisboa

 

Projeto de investigação: PERCEPTIONS AND PRACTICES EXPERIENCED BY FACULTY AND STUDENTS DURING EMERGENCY TEACHING. 

Laboratório de Educação a Distância e eLearning - Le@d, Universidade Aberta de Lisboa. Financiado pela FCT.

Esta investigação tem como principais objetivos:

  • Vivências da Transição digital no Ensino superior
  • Conhecer como professores e estudantes viveram a transição digital nas nossas instituições/turmas
  • Analisar narrativas de professores e estudantes de modo identificar fatores facilitadores/bloqueio
  • Desenhar soluções que permitam ultrapassar dificuldades sentidas

 

Projeto :  DIGITHUM (Digital Humanities)

O projeto DIGITHUM visa refletir sobre a aquisição de competências que permitem o uso, o tratamento, a produção, a preservação e a difusão de conhecimentos humanísticos em ambientes digitais.

Será igualmente objeto de reflexão o impacto das tecnologias digitais na sociedade, procurando-se evidenciar o impacto e a relevância do meio digital, assim como as consequentes alterações no âmbito da escrita e da leitura em ambiente digital.

 

 

 

 

 

 
Card image cap

NEMO - Plantas Energéticas em Aquaponia

O projeto de I&D “NEMO - plaNtas Energéticas eM aquapOnia”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar o potencial económico e ambiental de um microssistema aquapónico de água doce, que combina a piscicultura (cultivo de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água) num ambiente simbiótico. O objetivo deste projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, e no VeDE 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social”.

Mais informações


IDS

IDS - Indicadores de Sustentabilidade para o ISEC Lisboa

As Instituições de Ensino Superior são órgãos privilegiados de propagação do conhecimento através do ensino e da investigação e são, também, as responsáveis pela formação de grande parte das pessoas que assumem cargos relevantes na sociedade. Portanto, devem ter um papel preponderante no desenvolvimento sustentável e devem ser, elas próprias, modelos de sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste projeto é definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que possa ser utilizado pelo ISEC Lisboa, de forma a auxiliar esta instituição a caminhar no sentido de se tornar mais sustentável.

Mais informações


Respirar

RESPIRAR - Ar Puro e Ambiente Sustentável

O projeto de I&D “RESPIRAR - ar puro e ambiente sustentável”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ar da freguesia do Lumiar, nomeadamente nos jardins e espaços verdes, e assim identificar as melhores áreas para a prática de desporto ao ar livre. Trata-se também de um Project Based Learning inserido nas Unidades Curriculares “Planos de Monitorização Ambiental” e “Avaliação de Impacte Ambiental” das licenciaturas em Energias Renováveis e Ambiente e Engenharia de Proteção Civil, respetivamente. Esta pedagogia centrada no aluno envolve uma abordagem dinâmica de sala de aula, a qual estimula a pró-atividade e o desenvolvimento pessoal dos alunos, permitindo-lhes adquirir um conhecimento mais profundo através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo real.

Mais informações


Responsible

RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs

O projeto RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs – é um projeto de responsabilidade social cujo eixo fundamental de intervenção é o apoio ao desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental da comunidade do Campus do Lumiar. Este projeto incide principalmente sobre a problemática dos plásticos, e tem como objetivos sensibilizar e incentivar a comunidade do campus a assumir uma postura social, ambiental e energética mais responsável através da redução do consumo de garrafas de plástico. Os objetivos deste projeto enquadram-se num dos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social” – e irão contribuir para o objetivo estratégico 2 (Interação social), 3 (Sustentabilidade) e 4 (Ciência aberta e partilha social).

Mais informações


School Impact

SCHOOLIMPACT - Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional

O projeto de I&D “SCHOOLIMPACT-Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional” tem como principal objetivo o estudo do impacto dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa nas atividades profissionais relacionadas com esta área de segurança, pelos alunos graduados nesta formação académica. Para o cumprimento deste objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: » Elaborar um modelo metodológico de análise sobre os propósitos e finalidade desta formação técnica e científica; » Avaliar o aproveitamento escolar, qualificações e competências dos alunos frequentadores dos respetivos cursos de proteção civil; » Identificar e recensear os pontos fortes e fracos dos curricula dos cursos; » Analisar a perceção sobre os processos educativos relativamente às exigências reais do sistema de proteção civil; » Apreciar o impacto socioprofissional nas instituições empregadoras com alunos do ISEC Lisboa decorrente da obtenção dos graus de licenciados e mestres. Este projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, no VeDE 3 – “Qualidade e Avaliação”, e no VeDE 5 – "Sociedade e Responsabilidade Social".

Mais informações

CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)

CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Membro  Conselho Pedagógico ISEC Lisboa 10/2020  Informação
Membro Membro do Conselho Técnico-Científico Geral ISEC Lisboa 09/2018 09/2020
Provedora Estudante 02/2018 06/2019
Coordenadora CTeSP Apoio à Infância 09/2018  
Membro Gabinete Responsabilidade Social 09/2018 06/2019

ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE EVENTO DESCRIÇÃO
2018/2019 Ação de divulgação Voluntários ISEC Lisboa Formação de voluntários ISEC Lisboa
2018 Dinamização de seminário Pensar investigação Questões de Ética em Investigação
2018 Participação como formadora Ação de formação "Ensino a Distância para Professores do ISEC Lisboa" Desenvolver competências digitais direcionadas para a lecionação na modalidade e/b-learning
2015 Participação como formadora convidada Ação de formação: “Recursos Digitais no Pré-Escolar e primeiros anos do Ensino Básico” Promover o uso de recursos digitais no Pré-escolar e no 1º Ciclo EB
2015 Dinamização de Workshop “Utilização da Webquest no 1º e 2º ciclos – Uma Metodologia de Pesquisa Orientada na Web Promover o uso da Internet de forma sustentada e aplicada ao contexto escolar

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (2)

TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Membro da Comissão Organizadora e Científica  Jornadas Pedagógicas O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes ISCE- Odivelas 20 e 21 de maio de 2016  Informação
Membro da Comissão Organizadora e Científica  Congresso TicEDUCA2014, III Congresso Internacional de TIC e Educação Aprendizagem, Ensino e Relações Online Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

14, 15 e 16 de novembro de 2014

 

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
2014 Revisor científico TicEduca 2014 978-989-8753-07-6

OUTRAS (xx)

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Membro Learning Innov@tion Studio ISEC Lisboa de janeiro a dezembro de 2020 Informação
Informação Informação
Informação Informação

PROCURAR