PORTAL DO DOCENTE
DOUTORA ANA RUNA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
INVESTIGADOR ASSOCIADO |
GABINETE 27 |
SCOPUS |
ORCID |
RESEARCHER ID |
CIÊNCIA ID |
GOOGLE SCHOLAR |
Colocar aqui a nota biográfica
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui um DEA em Tecnologia Educativa: Informática e Imagem. Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação, departamento de Didáctica, Organização e Métodos de Investigação, Universidade de Salamanca. Categoria de Professora-Formadora Especializada, com o registo de acreditação CCFCP/RFO-20712/06, reconhecida pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCFCP) de Braga nas áreas e domínios: B15 (Tecnologia e Comunicação Educativa) e da C16 (Tecnologias Educativas, meios audiovisuais) e B05 (Educação em Tecnologias da Informação e Comunicação). Mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta de Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade TIC na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Exerce atualmente funções de docência no ISEC Lisboa, acumulando funções com a coordenação do Curso Técnico Superior Profissional em Apoio à Infância.
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS
UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO |
TIPO | CURSO | ANO |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Doutoramento | Educação, Especialidade TIC na Educação | 2013 |
Universidade Aberta de Lisboa | Mestrado | Comunicação Educacional Multimédia | 2004 |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Licenciatura | Filosofia | 1984 |
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Tecnologias Digitais na Educação; Formação a Distância e Online; Pedagogia do e/b-learning; Emoções, Comunicação e Relações Online; Formação de Adultos e Literacia Digital; Ética e Deontologia Profissional.
ATIVIDADES LETIVAS
ANO LETIVO |
SEMESTRE | NOME DA UNIDADE CURRICULAR | CURSO | COORDENAÇÃO |
2020/2021 | 1º | Desenvolvimento Pessoal e Profissional | Lic em Gestão Hoteleira | Não |
2020/2021 | 1º | Ética e Deontologia | Lic em Gestão Hoteleira | Não |
2020/2021 | 1º | Ética e Deontologia | CTeSP Comunicação e Marketing | Não |
2020/2021 | 1º | Ética e Deontologia Profissional | CTeSP Apoio à Infância | Sim |
2020/2021 | 1º | Ética e Deontologia Profissional | CTeSP Intervenção Social e Comunitária | Não |
2020/2021 | 1º | Ética e Deontologia Profissional | Mestrado Educação Pré-Escolar | Não |
2020/2021 | 1º | Ética e Deontologia Profissional | Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino Básico 1º ciclo | Não |
2020/2021 | 2º | Ética e Deontologia | CTeSP Gestão Hoteleira | Não |
2020/2021 | 2º | Ética e Deontologia | CTeSP Desenvolvimento Produtos Multimedia | Não |
2020/2021 | 2º | Ética e Deontologia | Lic Ciências Aeronáuticas | Não |
2020/2021 | 2º | Ética e Deontologia | Lic Gestão Aeronáutica | Não |
2020/2021 | 2º | Sociologia da Educação e das Organizações | Lic Educação Básica | Não |
2020/2021 | 2º | Estágio | CTeSP Apoio à Infância | Sim |
ORIENTAÇÕES
TESES DE DOUTORAMENTO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Orientadora | Sónia Gomes | Trabalho colaborativo entre Educadores de Infância e Professores na transição para o 1.º CEB | Concluída | ISEC Lisboa | 2017/18 | 2020 |
Orientadora | Ana Borges | A Educação para os Valores mediada pela Literatura Infantil | Concluída | ISCE Odivelas | 2015 | 2015 |
Orientadora | Marta Pico | Relações e Interações em Contexto de Jardim de Infância | Concluída | ISCE Odivelas | 2015 | 2015 |
Orientadora | Joana Silva | Educar para os Valores e a Cidadania | Concluída | ISCE Odivelas | 2014 | 2014 |
Orientadora | Paula Pinto | Trabalhar valores na Educação Pré-escolar | Concluída | ISCE Odivelas | 2013 | 2013 |
Coorientadora | Paula Costa | Liderança, Ética e Clima Organizacional | Concluída | ISCE Odivelas | 2011/12 | 2012 |
TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS
WEB OF SCIENCE | Informação | Informação |
SCOPUS | Informação | Informação |
LISTA DE PUBLICAÇÕES
Revistas Científicas
Revistas Científicas Indexadas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2015 | Runa, A.I. & Miranda, G. L. | Validação Portuguesa das escalas de Bem-Estar e de Mal-estar Emocional | Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. DOI: 10.17013/risti.n.pi-pf | (pp 129-144) | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Revistas Científic as (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título |
Revista |
Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2020 | Isabel Runa, Ana | Emoções, comunicação online e género | Colección Comunicación E Informatión Digital. EdicionesEgregius. ISBN 978-84-18167-16-4. | (pp 99-123) | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Capítulos em Livro (6) | |||||||
Ano | Autores | Título | Editora | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2020 | Isabel Runa, Ana | Online adult training and emotions: from tradition to formative innovation | 6th International Multidisciplinary Congress PHI 2020 (Book Series III) edited by Taylor & Francis Group | No prelo | Informação | Informação | Informação |
2020 | Runa, A.I. | Emoções, comunicação online e género |
In Fábio Oliveira & Silmara Takazaki (Coord.). El género en la comunicación: relaciones y representatividade. (pp 99-123).Colección Comunicación E Informatión Digital. Ediciones Egregius. ISBN 978-84-18167-16-4 |
(pp 99-123) | Informação | Informação | Informação |
2017 | Runa, A. I. | As emoções dos estudantes do ensino superior face à modalidade de formação em b-learning: um estudo exploratório |
In Maria dos Anjos Cohen (Org.). O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes. Ramada: Edições Pedago. |
(pp 123-137) | |||
2015 | Runa, A. I, Miranda, G. L. | Emoções e Expressão das Emoções Online |
In G. L. Miranda (Org.). Psicologia dos Comportamentos Online. Lisboa: Relógio d’Água Editores. |
(pp.107-144) | Informação | Informação | Informação |
2013 | Costa, P.; Runa, A. & Farinho, P. | Liderança, Ética e Clima Organizacional | In Maria dos Anjos Cohen (Org.) Supervisão, Liderança e Cultura de escola. Ramada: Edições Pedago. | (pp. 435- 444) | |||
2013 | Delgado, M.J., Runa, A. & Ribeiros, I. | Gestão e organização do modelo de b-learning: Dinâmicas internas do gbl e (in)sucesso pedagógico |
In Maria dos Anjos Cohen (Org.). Supervisão, Liderança e Cultura de escola. Ramada: Edições Pedago. |
(pp. 496-504) |
Workshops e comunicações orais | l | |||
Ano | Autor | Título | Conferência/Workshop | Local |
2020, 22 outubro | Runa, A. I., et al | Suddenly we were all online”: perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching | EDEN 2020 Online Research Workshop - Enhancing the human experience of learning with echnology. Le@d, Universidade Aberta. | Portugal |
2019, outubro | Runa, A. I. | Emoções, comunicação online e género | Comunicação apresentada no 8º Congreso Internacional de Investigación e comunicación digital- sabiduria digital para la comunicación inteligente. Universidad Zaragoza | Zaragoza |
2016, 21 maio | Runa, A. I. | As emoções dos estudantes do ensino superior face à modalidade de formação em b-learning: um estudo exploratório |
Comunicação apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas - O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes. ISCE – Odivelas. |
Odivelas |
2015, 11 abril | Runa, A. I. | Emoções, Comunicação e Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem | Comunicação apresentada no âmbito do Seminário- Utilização de Ferramentas Digitais de Ensino e Aprendizagem. ISCE - Odivelas | Odivelas |
2014, 21 abril | Runa, A. I. | Ética na profissão e cidadania |
Comunicação apresentada no âmbito do Ciclo de Conferências e Workshops da Red Iberoamericana de Animación Sociocultural. ISCE - Odivelas. |
Odivelas |
2013, 21 junho | Delgado, M.J., Runa, A. & Ribeiros, I. | Gestão e organização do modelo de b-learning: Dinâmicas internas do gbl e (in)sucesso pedagógico |
Comunicação apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas de Supervisão, Liderança e Cultura de Escola realizadas no ISCE-Odivelas. |
Odivelas |
Comunicação publicada em Atas | ||||
Ano | Autores | Título | Conferência/Workshop | Local |
2019 | Runa, A. I. | Emoções, comunicação online e género | Comunicação apresentada no 8º Congreso Internacional de Investigación e comunicación digital- sabiduria digital para la comunicación inteligente. Universidad Zaragoza | Zaragoza |
2018 | Runa, A. I. | Emoções e b-learning: um estudo exploratório realizado com estudantes do ensino superior | In Ana Pedro et al. (Eds). Technology Enhanced Learning. (pp. 1436-1451). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-46-5 | Lisboa |
Projeto de investigação: PERCEPTIONS AND PRACTICES EXPERIENCED BY FACULTY AND STUDENTS DURING EMERGENCY TEACHING.
Laboratório de Educação a Distância e eLearning - Le@d, Universidade Aberta de Lisboa. Financiado pela FCT.
Esta investigação tem como principais objetivos:
- Vivências da Transição digital no Ensino superior
- Conhecer como professores e estudantes viveram a transição digital nas nossas instituições/turmas
- Analisar narrativas de professores e estudantes de modo identificar fatores facilitadores/bloqueio
- Desenhar soluções que permitam ultrapassar dificuldades sentidas
Projeto : DIGITHUM (Digital Humanities)
O projeto DIGITHUM visa refletir sobre a aquisição de competências que permitem o uso, o tratamento, a produção, a preservação e a difusão de conhecimentos humanísticos em ambientes digitais.
Será igualmente objeto de reflexão o impacto das tecnologias digitais na sociedade, procurando-se evidenciar o impacto e a relevância do meio digital, assim como as consequentes alterações no âmbito da escrita e da leitura em ambiente digital.
NEMO - Plantas Energéticas em Aquaponia
O projeto de I&D “NEMO - plaNtas Energéticas eM aquapOnia”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar o potencial económico e ambiental de um microssistema aquapónico de água doce, que combina a piscicultura (cultivo de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água) num ambiente simbiótico. O objetivo deste projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, e no VeDE 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social”.
Mais informaçõesIDS - Indicadores de Sustentabilidade para o ISEC Lisboa
As Instituições de Ensino Superior são órgãos privilegiados de propagação do conhecimento através do ensino e da investigação e são, também, as responsáveis pela formação de grande parte das pessoas que assumem cargos relevantes na sociedade. Portanto, devem ter um papel preponderante no desenvolvimento sustentável e devem ser, elas próprias, modelos de sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste projeto é definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que possa ser utilizado pelo ISEC Lisboa, de forma a auxiliar esta instituição a caminhar no sentido de se tornar mais sustentável.
Mais informaçõesRESPIRAR - Ar Puro e Ambiente Sustentável
O projeto de I&D “RESPIRAR - ar puro e ambiente sustentável”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ar da freguesia do Lumiar, nomeadamente nos jardins e espaços verdes, e assim identificar as melhores áreas para a prática de desporto ao ar livre. Trata-se também de um Project Based Learning inserido nas Unidades Curriculares “Planos de Monitorização Ambiental” e “Avaliação de Impacte Ambiental” das licenciaturas em Energias Renováveis e Ambiente e Engenharia de Proteção Civil, respetivamente. Esta pedagogia centrada no aluno envolve uma abordagem dinâmica de sala de aula, a qual estimula a pró-atividade e o desenvolvimento pessoal dos alunos, permitindo-lhes adquirir um conhecimento mais profundo através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo real.
Mais informaçõesRESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs
O projeto RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs – é um projeto de responsabilidade social cujo eixo fundamental de intervenção é o apoio ao desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental da comunidade do Campus do Lumiar. Este projeto incide principalmente sobre a problemática dos plásticos, e tem como objetivos sensibilizar e incentivar a comunidade do campus a assumir uma postura social, ambiental e energética mais responsável através da redução do consumo de garrafas de plástico. Os objetivos deste projeto enquadram-se num dos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social” – e irão contribuir para o objetivo estratégico 2 (Interação social), 3 (Sustentabilidade) e 4 (Ciência aberta e partilha social).
Mais informaçõesSCHOOLIMPACT - Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional
O projeto de I&D “SCHOOLIMPACT-Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional” tem como principal objetivo o estudo do impacto dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa nas atividades profissionais relacionadas com esta área de segurança, pelos alunos graduados nesta formação académica. Para o cumprimento deste objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: » Elaborar um modelo metodológico de análise sobre os propósitos e finalidade desta formação técnica e científica; » Avaliar o aproveitamento escolar, qualificações e competências dos alunos frequentadores dos respetivos cursos de proteção civil; » Identificar e recensear os pontos fortes e fracos dos curricula dos cursos; » Analisar a perceção sobre os processos educativos relativamente às exigências reais do sistema de proteção civil; » Apreciar o impacto socioprofissional nas instituições empregadoras com alunos do ISEC Lisboa decorrente da obtenção dos graus de licenciados e mestres. Este projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, no VeDE 3 – “Qualidade e Avaliação”, e no VeDE 5 – "Sociedade e Responsabilidade Social".
Mais informaçõesCARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)
CARGO |
UNIDADE/ÁREA | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM |
Membro | Conselho Pedagógico ISEC Lisboa | 10/2020 | Informação |
Membro | Membro do Conselho Técnico-Científico Geral ISEC Lisboa | 09/2018 | 09/2020 |
Provedora | Estudante | 02/2018 | 06/2019 |
Coordenadora | CTeSP Apoio à Infância | 09/2018 | |
Membro | Gabinete Responsabilidade Social | 09/2018 | 06/2019 |
ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | EVENTO | DESCRIÇÃO |
2018/2019 | Ação de divulgação | Voluntários ISEC Lisboa | Formação de voluntários ISEC Lisboa |
2018 | Dinamização de seminário | Pensar investigação | Questões de Ética em Investigação |
2018 | Participação como formadora | Ação de formação "Ensino a Distância para Professores do ISEC Lisboa" | Desenvolver competências digitais direcionadas para a lecionação na modalidade e/b-learning |
2015 | Participação como formadora convidada | Ação de formação: “Recursos Digitais no Pré-Escolar e primeiros anos do Ensino Básico” | Promover o uso de recursos digitais no Pré-escolar e no 1º Ciclo EB |
2015 | Dinamização de Workshop | “Utilização da Webquest no 1º e 2º ciclos – Uma Metodologia de Pesquisa Orientada na Web | Promover o uso da Internet de forma sustentada e aplicada ao contexto escolar |
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (2)
TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO |
TIPO DE EVENTO | TÍTULO DO EVENTO | ENTIDADE ORGANIZADORA | PERÍODO | CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Membro da Comissão Organizadora e Científica | Jornadas Pedagógicas | O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes | ISCE- Odivelas | 20 e 21 de maio de 2016 | Informação |
Membro da Comissão Organizadora e Científica | Congresso TicEDUCA2014, III Congresso Internacional de TIC e Educação | Aprendizagem, Ensino e Relações Online | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
14, 15 e 16 de novembro de 2014 |
EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | REVISTA / EVENTO | ISSN |
2014 | Revisor científico | TicEduca 2014 | 978-989-8753-07-6 |
OUTRAS (xx)
TIPO DE ATIVIDADE |
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Membro Learning Innov@tion Studio ISEC Lisboa de janeiro a dezembro de 2020 | Informação |
Informação | Informação |
Informação | Informação |