Licenciada e mestre em Ciências da Educação (Universidade de Lisboa) e doutorada em Gestão (ISCTE-IUL), na especialidade "Recursos Humanos e Comportamento Organizacional". Atualmente, assegura a lecionação de unidades curriculares ligadas à Gestão e à Metodologia de Investigação em Ciências Sociais. Em paralelo, tem construído uma carreira ligada à formação profissional em organismos da administração pública central, sendo coordenadora da área de oferta formativa (INSAForma+) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. Entre os temas preferenciais de investigação, inclui-se a avaliação da eficácia da formação e o comportamento organizacional.
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS
UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
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TIPO |
CURSO |
ANO |
ISCTE-IUL |
Doutoramento |
Gestão (RH e Comportamento Organizacional) |
2018 |
Universidade de Lisboa / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
Mestrado |
Ciências da Educação |
1998 |
Universidade de Lisboa / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
Licenciatura |
Ciências da Educação |
1993 |
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Avaliação da formação; Comportamento organizacional; Gestão de RH.
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ATIVIDADES LETIVAS
ANO LETIVO
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SEMESTRE |
NOME DA UNIDADE CURRICULAR |
CURSO |
COORDENAÇÃO |
2020/2021 |
1º |
Métodos de Investigação em Ciências Empresariais |
Mestrado em Operações de Transporte Aéreo |
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2020/2021 |
1º |
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2020/2021 |
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2º |
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2020/2021 |
2º |
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ORIENTAÇÕES
TESES DE DOUTORAMENTO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO
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DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)
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TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)
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CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS
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LISTA DE PUBLICAÇÕES
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Editor de Revistas (xx)
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NEMO - Plantas Energéticas em Aquaponia
O projeto de I&D “NEMO - plaNtas Energéticas eM aquapOnia”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar o potencial económico e ambiental de um microssistema aquapónico de água doce, que combina a piscicultura (cultivo de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água) num ambiente simbiótico. O objetivo deste projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, e no VeDE 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social”.
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IDS - Indicadores de Sustentabilidade para o ISEC Lisboa
As Instituições de Ensino Superior são órgãos privilegiados de propagação do conhecimento através do ensino e da investigação e são, também, as responsáveis pela formação de grande parte das pessoas que assumem cargos relevantes na sociedade. Portanto, devem ter um papel preponderante no desenvolvimento sustentável e devem ser, elas próprias, modelos de sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste projeto é definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que possa ser utilizado pelo ISEC Lisboa, de forma a auxiliar esta instituição a caminhar no sentido de se tornar mais sustentável.
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RESPIRAR - Ar Puro e Ambiente Sustentável
O projeto de I&D “RESPIRAR - ar puro e ambiente sustentável”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ar da freguesia do Lumiar, nomeadamente nos jardins e espaços verdes, e assim identificar as melhores áreas para a prática de desporto ao ar livre. Trata-se também de um Project Based Learning inserido nas Unidades Curriculares “Planos de Monitorização Ambiental” e “Avaliação de Impacte Ambiental” das licenciaturas em Energias Renováveis e Ambiente e Engenharia de Proteção Civil, respetivamente. Esta pedagogia centrada no aluno envolve uma abordagem dinâmica de sala de aula, a qual estimula a pró-atividade e o desenvolvimento pessoal dos alunos, permitindo-lhes adquirir um conhecimento mais profundo através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo real.
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RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs
O projeto RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs – é um projeto de responsabilidade social cujo eixo fundamental de intervenção é o apoio ao desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental da comunidade do Campus do Lumiar. Este projeto incide principalmente sobre a problemática dos plásticos, e tem como objetivos sensibilizar e incentivar a comunidade do campus a assumir uma postura social, ambiental e energética mais responsável através da redução do consumo de garrafas de plástico. Os objetivos deste projeto enquadram-se num dos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social” – e irão contribuir para o objetivo estratégico 2 (Interação social), 3 (Sustentabilidade) e 4 (Ciência aberta e partilha social).
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SCHOOLIMPACT - Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional
O projeto de I&D “SCHOOLIMPACT-Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional” tem como principal objetivo o estudo do impacto dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa nas atividades profissionais relacionadas com esta área de segurança, pelos alunos graduados nesta formação académica. Para o cumprimento deste objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: » Elaborar um modelo metodológico de análise sobre os propósitos e finalidade desta formação técnica e científica; » Avaliar o aproveitamento escolar, qualificações e competências dos alunos frequentadores dos respetivos cursos de proteção civil; » Identificar e recensear os pontos fortes e fracos dos curricula dos cursos; » Analisar a perceção sobre os processos educativos relativamente às exigências reais do sistema de proteção civil; » Apreciar o impacto socioprofissional nas instituições empregadoras com alunos do ISEC Lisboa decorrente da obtenção dos graus de licenciados e mestres. Este projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, no VeDE 3 – “Qualidade e Avaliação”, e no VeDE 5 – "Sociedade e Responsabilidade Social".
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CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)
CARGO
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DATA DE INÍCIO |
DATA DE FIM |
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ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)
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ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)
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EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)
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