A 11.ª edição do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES) teve lugar nos dias 10 e 11 de julho de 2025, na Universidade de Évora, reunindo 191 participantes de várias instituições de todo o país em torno da inovação no ensino superior. O CNaPPES foi um ponto de encontro, reflexão e partilha de metodologias pedagógicas inovadoras no ensino universitário e politécnico, público e privado, congregando docentes e investigadores de todas as regiões e áreas científicas.
O ISEC Lisboa marcou presença com 15 docentes e um estudante da Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente (LERA), tendo sido apresentadas nove comunicações orais, evidenciando o compromisso da instituição com a qualidade e a inovação pedagógica.
O estudante do 2.º ano da Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente, Miguel Barbosa, apresentou um trabalho desenvolvido na unidade curricular de Probabilidades e Estatística, sobre a Avaliação Institucional 2022/23. A sua intervenção foi amplamente elogiada e destacou-se por ter sido a única apresentação oral realizada por um estudante de licenciatura em todo o congresso. Estiveram, também presentes, a Presidente do ISEC Lisboa, Dra. Tânia Carraquico, e a Presidente do Conselho de Administração da UNIVERSITAS, Doutora Cristina Ventura.
Cláudia Sarrico, Secretária de Estado do Ensino Superior, presente na sessão de abertura, destacou “a pedagogia tem um impacto direto no sucesso académico e no bem-estar dos estudantes”, alertando para a taxa de abandono no primeiro ano de licenciatura e defendendo uma abordagem integrada entre ensino, apoio social e bem-estar é de extrema importância: “a igualdade de oportunidades no ensino superior exige uma visão integrada — só assim conseguimos garantir acesso com sucesso.”
Nos dias que antecederam o CNaPPES, decorreu também, em Évora, uma reunião do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), com a participação do docente do ISEC Lisboa e membro do conselho enquanto representante do Centro de Excelência e Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media (CECAM), Professor Doutor Nuno Ricardo Oliveira. A reunião traduziu-se numa oportunidade para refletir e promover a inovação pedagógica para docentes do Ensino Superior e instância que reforçou a articulação entre políticas públicas e práticas docentes.
A participação do ISEC Lisboa no CNaPPES 2025 reforça a valorização da voz estudantil, a colaboração docente e o compromisso com um ensino superior de qualidade.
GCI | julho 2025