Nos dias 6 e 7 de maio, o ISEC Lisboa foi palco do CLIP 2025 – Encontros de Indústrias Criativas, um evento promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas (ECAIC), em colaboração com o CECAM – Centro de Excelência e Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media. O evento, orientado pela Diretora da ECAIC, Manuela Maia, reuniu professores e alunos da ECAIC, profissionais e especialistas das áreas de design gráfico, comunicação, multimédia e cinema, com o objetivo de discutir o impacto da criatividade nos sectores económico, social e cultural.

O primeiro dia foi dedicado ao design gráfico e à sua aplicação no contexto empresarial e social. O painel da manhã, intitulado "Design gráfico: a criatividade e o serviço às empresas", contou com a participação de Hunter Halder, fundador do projeto ReFOOD, que desafiou os alunos a pensar no design como uma ferramenta para a mudança social. Também intervieram Fernando Coelho, designer gráfico, e Joaquim Castelo, CEO da ARS Design, que abordaram temas como o design sustentável e a atitude profissional no mercado. O painel foi conduzido por Leonardo Springer, coordenador da Licenciatura em Design e Produção Gráfica.

À tarde, o evento centrou-se nos testemunhos das indústrias criativas. Milton Estrelinha, da Câmara Municipal da Nazaré, falou sobre o papel da comunicação na promoção da Nazaré como uma marca global, enquanto Catarina Ferreira, da Oonify, revelou os bastidores da criação do premiado vídeo "Nazaré – Maior que a Vida". Os designers Rafael Pozo-Puértolas e João Rosa Guerra Prates também partilharam as suas experiências e projetos que cruzam arte, design e indústria. O painel "Testemunhos das indústrias criativas" foi conduzido por Carlos Saramago, coordenador do CTeSP em Produção Gráfica e Digital.

Marcou, ainda, presença a Dataplot - empresa responsável por soluções de impressão digital, que realizou demonstrações ao vivo em diversos materiais em conjunto com os alunos da ECAIC.

No segundo dia, o painel da manhã, dedicado a "Audiovisual: da fotografia ao cinema" e conduzido por Ricardo Loução, docente do ISEC Lisboa, abordou o mundo do audiovisual, com Tony Costa, diretor de fotografia, que mostrou algumas curtas-metragens nas quais realizou a cinematografia, incentivando os alunos a explorar o universo do cinema. Possidónio Cachapa, realizador de cinema, partilhou a sua experiência no processo de criação cinematográfica. João Bettencourt Bacelar, autor da A MAGAZINE, trouxe edições da revista para que o público observasse de perto o design editorial envolvido. 

Conduzido por Fernando Miguel Marques, docente do ISEC Lisboa, o evento fechou com o painel "Indústrias criativas e a comunicação" que contou com Paulo Parra, designer, abordando o valor das peças sustentáveis no design, e Mónica Lameiro, designer gráfica, especializada em comunicação cultural, que partilhou o seu percurso profissional, destacando que a perseverança é fundamental para alcançar os objetivos. O CLIP 2025 foi uma oportunidade única para alunos e profissionais do sector se conectarem, trocarem experiências e discutirem as tendências atuais das indústrias criativas.


O ISEC Lisboa e a Escola de Comunicação e Indústrias Criativas agradece a todos os professores, oradores e alunos que marcaram presença nesta edição do CLIP 2025 tornando-o num espaço de partilha e conhecimento. Muito obrigado!


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS