Cientes do impacto das alterações climáticas no ecossistema, nomeadamente os fenómenos extraordinários como o aumento do nível do mar e de tempestades mais intensas, o ISEC Lisboa em conjunto com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC – lançaram o projeto PROCOAST-3D: Estruturas de Proteção Costeira: Modelação Física 3D em Cenários de Alterações Climáticas, com o apoio da UNIVERSITAS/ISEC Lisboa. O projeto tem como objetivo reforçar a proteção das costas através de novas metodologias para prever o desempenho de quebra-mares no caso de fenómenos climáticos extremos.
A iniciativa utilizará modelos físicos para testar o comportamento destas estruturas, contribuindo para um melhor planeamento da sua manutenção e reparação, promovendo maior segurança e durabilidade. O uso de blocos artificiais de betão permitirá avaliar a erosão das áreas costeiras, ajudando a criar infraestruturas mais resilientes face às mudanças climáticas.
O projeto, para além de responder aos efeitos e desafios que as alterações, torna-se, igualmente, numa medida proativa de adaptação, ajudando a minimizar o impacto do clima extremo nas costas e a proteger ecossistemas e comunidades costeiras. Esta iniciativa contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
GCI | dezembro 2024