A APESP celebrou os seus 30 anos de atividade com uma cerimónia que teve lugar a 19 de novembro de 2024 na Sociedade Portuguesa de Geografia.
O evento comemorativo, onde o ISEC Lisboa e muitas outras instituições associadas marcaram presença, contou com a participação de diversos líderes e decisores na área do Ensino Superior Privado e contou ainda com a presença de diversas individualidades de renome no domínio do Ensino Superior. Destaca-se o Professor S.P Kothari, docente na MIT Sloan School of Management, conferencista principal na cerimónia. Seguiu-se um painel de excelência moderado por Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação e com a presença de distintos convidados José Ferreira Gomes, Presidente do Colégio Universitário da APESP, José Manuel Silva, Presidente do Colégio Politécnico da APESP, Pedro Barbas Homem e Adalberto Campos Fernandes, Membros do seu Conselho Consultivo, onde os participantes enriqueceram o evento com comentários à comunicação do Professor Kothari criando um espaço de diálogo sobre o futuro do ensino superior privado.
Durante a cerimónia foram homenageados os ex-presidentes da APESP, bem como os seus associados. Houve, igualmente, um momento para o lançamento do livro e entrega da medalha comemorativa dos 30 anos de existência da APESP, que foi oferecido a todas as instituições associadas da APESP presentes. Em representação da Universitas, entidade instituidora do ISEC Lisboa, esteve presente o Arquiteto José Pólvora, membro do Conselho de Administração.
As celebrações do 30.º aniversário da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado ficaram marcadas pelo lançamento do novo Observatório do Ensino Superior Privado da APESP, um projeto inovador e único em Portugal. O Observatório foi lançado pela Presidente do ISEC Lisboa, Professora Doutora Cristina Ventura, Vice-presidente do Colégio Politécnico da APESP que também assume a coordenação do Observatório.
O Observatório tem como principal missão a disponibilização de dados atualizados, análises, estudos comparativos, projeções estratégicas e insights essenciais que permitirão fornecer à sociedade em geral informação útil e acessível sobre o setor do ensino superior privado e apoiar os processos de tomada de decisões baseada em informação rigorosa e isenta. Como uma fonte de informação fidedigna, o novo Observatório revolucionará o paradigma do ensino superior privado agindo como uma janela para o futuro.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, o Doutor Fernando Alexandre marcou presença no evento e encerrou a cerimónia com uma reflexão sobre o papel da educação em Portugal e o caminho que tem sido trilhado no ensino superior português – acessível e de todos.
Em tom de conclusão e comemoração, a cerimónia encerrou com uma degustação de queijos e vinhos que impulsionou um momento de networking e troca de impressões sobre o futuro do ensino superior privado em Portugal.
O ISEC Lisboa gostaria de agradecer a todos os docentes, não docentes e à Associação Académica por terem marcado presença neste evento marcante para a academia.
Parabéns APESP!
GCI | novembro 2024