A Comissão Técnica Independente (CTI) entregou esta segunda-feira, dia 11, ao Governo o relatório final sobre as opções de localização para o novo aeroporto de Lisboa. As questões ambientais são uma preocupação e no âmbito do tema, a professora doutora Maria Emília Baltazar foi convidada para dar opinião nos órgãos sociais.

A docente e coordenadora do Mestrado em Gestão da Sustentabilidade do Transporte Aéreo do ISEC Lisboa escreveu um artigo de opinião para o jornal de negócios, intitulado “Sustentabilidade do Transporte Aéreo e o Novo Aeroporto”.  Abordando as questões climáticas na aviação tanto no Aeroporto Humberto Delgado, como no novo projeto aeroportuário, a docente do ISEC Lisboa refere que, com o avanço tecnológico, avança, igualmente, a modernização dos meios de transporte. Maria Emília Baltazar ressalva que, se ou quando a nova estrutura aeroportuária for implementada, devem ser analisadas as questões ambientais e o novo aeroporto tornar-se “uma referência europeia no que concerne à sustentabilidade”.

A docente, após a publicação do artigo de opinião, foi convidada para estar presente no Jornal CNN Portugal, no dia 12 de março para comentar os mais recentes avanços sobre a localização do novo aeroporto.  Quando questionada sobre a nova estrutura aeroportuária, Maria Emília Baltazar reforça a necessidade de serem acauteladas as questões ambientais, nomeadamente a poluição sonora e as emissões poluentes, bem como a localização da infraestrutura. Sobre o futuro da aviação, a docente afirma que o mesmo é imprevisível, no entanto, o setor terá diversos desenvolvimentos, nomeadamente na mobilidade aérea urbana.

Leia aqui o artigo de opinião     Reveja a entrevista aqui


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS